Prefeito Rossine, administração de Lajedo colhe frutos na saúde |
No último dia 04 de dezembro, em publicação do Diário Oficial da União, Lajedo foi apontada como uma das cidades com altos indicadores de desempenho municipal de Atenção Primária à Saúde, com média 82,5. Segundo publicação da secretária Ana Maria Martins C. de Albuquerque os cálculos dos parâmetros avaliados referem-se às Políticas Estaduais de Fortalecimento da Atenção Primária (PEFAP) que visam valorizar e melhorar a cobertura e qualidade ofertada pela Secretaria de Saúde.
O município nunca recebeu tais notas. Como valorização das competências, a Secretaria Estadual de Saúde destinou recursos para compor o financiamento dos incentivos para a Atenção Básica, ou seja, dos postos de saúde, ESF (Estratégias da Saúde da Família) antigos PSF’s. No caso de Lajedo, o repasse é de R$ 21.702,45 com destino para novos investimentos.
Divididos em faixas de 0 a 3, os indicadores selecionados se encaixaram nos seguintes parâmetros de avaliação: Percentual de óbitos de mulheres em idade fértil, percentual de óbitos infantis, cura de casos novos de tuberculose bacilar, cura de casos de hanseníase, cobertura vacinal (DPT+HIB+Hepatite B) tetravalentes para bebês de até 1 ano de idade, nascidos vivos de mães acompanhadas pelo pré-natal, exames de prevenção para mulheres, acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus e percentual de crianças menores de 2 anos desnutridas.