sábado, 28 de fevereiro de 2015

THE ECONOMIST: Brasil está num atoleiro e Dilma é fraca



Pela terceira vez em menos de dois anos, a revista britânica The Economist — fundada há 172 anos e um dos oráculos do capitalismo mundial — volta a dedicar sua capa ao Brasil. E, novamente, não é por razões animadoras.

Na edição latino-americana que chega às bancas, uma passista de escola de samba está em um pântano coberta de gosma verde com o título ‘O atoleiro do Brasil’. A reportagem que foi veiculada nesta quinta-feira foi produzida por uma equipe de editores e jornalistas da publicação que passou uma temporada no Brasil para tomar pé da situação econômica.

Os jornalistas estiveram em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Nas duas últimas capas que a Economist havia feito sobre o país (uma em setembro de 2013 e outra em outubro de 2014), a principal crítica até então recaía sobre a equipe econômica e a presidente Dilma Rousseff, que juntas haviam conseguido minar a credibilidade das contas públicas.

Outra crítica recorrente era a política protecionista. Na edição recente, a revista poupa o novo ministro Joaquim Levy — mas não Dilma: “Escapar desse atoleiro seria difícil mesmo para uma grande liderança política. Dilma, no entanto, é fraca. Ela ganhou a eleição por pequena margem e sua base política está se desintegrando”, diz a revista.

Em editorial, a revista se refere ao Brasil como “antiga estrela da América Latina” e afirma que o país vive seu pior momento desde o início da década de 1990, período de instabilidade política, com o impeachment de Fernando Collor, e derrocada econômica, com a hiperinflação.

“A economia do Brasil está uma bagunça, com problemas muito maiores do que o governo admite ou investidores parecem perceber”.

Além da ameaça de recessão e da alta inflação, a revista cita como grandes problemas o fraco investimento, o escândalo de corrupção na Petrobras e a desvalorização cambial que aumenta a dívida externa em real das empresas brasileiras.

Segundo a publicação, Dilma Rousseff “pintou um quadro cor-de-rosa” sobre o Brasil durante a campanha eleitoral.

A revista critica o fato de a presidente ter usado o discurso de que a oposição iria retirar as conquistas adquiridas nos últimos anos, como o aumento da renda e os benefícios sociais.

“Apenas dois meses do novo mandato e os brasileiros estão percebendo que foi vendida uma falsa promessa”.

A Economist nota que boa parte dos problemas brasileiros foi gerada pelo próprio governo, que adotou uma estratégia de “capitalismo de Estado” no primeiro mandato. Isso gerou fracos resultados nas contas públicas e minou a política industrial e a competitividade, diz.

A revista destaca que Dilma reconheceu parte desses erros ao convidar Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda. “No entanto, o fracasso do Brasil em lidar rapidamente com distorções macroeconômicas deixou o senhor Levy com uma armadilha de recessão”.

Entre as medidas para que o Brasil retome o caminho do crescimento sustentado, a revista sustenta que “pode ser muito esperar uma reforma das arcaicas leis trabalhistas”. “Mas ela [a presidente] deve pelo menos tentar simplificar os impostos e reduzir a burocracia sem sentido”, diz o texto, ao citar que há sinais de que o Brasil pode se abrir mais ao comércio exterior.

O editorial termina lembrando que o Brasil não é o único dos Brics em apuros. A Rússia está em situação pior ainda.

A publicação ainda sugere que ainda é tempo para agir: “Mesmo com todos os seus problemas, o Brasil não está em uma confusão tão grande como a Rússia. O Brasil tem um grande e diversificado setor privado e instituições democráticas robustas. Mas seus problemas podem ir mais fundo do que muitos imaginam. O tempo para reagir é agora”.

Ricardo Setti é jornalista e assina colunas em diversos jornais do país, além da Revista Veja.

Garanhuns precisa de...




Com esta indagação, o comunicador Eduardo Peixoto da Rádio Jornal Garanhuns, pediu que as pessoas que o acompanham em seu Facebook completassem a frase. A postagem já vai com mais de 100 comentários.

Vamos pegar algumas que achamos mais interessantes e trazer aqui para o blog, pois mesmo não tendo valor científico de uma pesquisa elaborada, serve por amostragem muitos dos anseios e demandas de nosso município.

Colocaremos sem edição, em ordem cronológica, sequências de 20 comentários.

Garanhuns precisa de... 

Rita Kamila Jessica Mais emprego'

Amanda Rayane Mais emprego, com certeza!

Marya Silva Mais oportunidade de trabalho para seus habitantes

Ana Maria F N Oliveira indústrias

Luiz Bernardino industrias

Yanara Santos De tudo

Adeneide Iara Oliveira Fitipaldi tudo falta, principalmente empregos

Andreza Moraes Albuquerque Mais saúde e profissionais da área, com mais compaixão, mais humanos...

Valdileide Tenorio Souto De vereadores comprometidos com a nossa cidade, e que no tempo oportuno, façam deputados nossos, para assim conhecermos um crescimento amplo!

Israel Pereira Tirar a AMSTT das ruas. Os guardas não servem pra nada, aliás servem pra tirar nosso direito de ir e vir.

Ana Carla Conceicao Farias Vanderlei Indústria

Marcello Gomes De aumentar a população e construir edifícios para deixar com cara de verdadeira cidade

Daniel Lima Emprego

Fatima Vasconcelos Mais saúde, educação, uma casa de apoio pra paciente que vão para tratamento no Recife.

Ytala Stefane Indústrias..........pois com elas a cidade terá desenvolvimento.

Luis Antonio Indústrias e mais indústrias...

Felipe Arruda Vereador e prefeito !!!

Monique Machado Indústrias para gerar empregos.

Jadson Borges População consciente que faça valer seus direitos, que não fique achando que a cidade está uma maravilha porque tem uma festa marcada a cada três meses etc

Osmário Gomes Ferreira Precisamos deixar de distribuir votos para todos os candidatos que vêm aqui só em época de eleição e eleger deputados aqui da terra. Sem essas representações nunca iremos sair da monotonia.


Traremos mais vinte comentários, pois a postagem traz mais assuntos importantes, que servem para pautar a administração pública e a sociedade sobre os desejos da população.

Ministério Público recomenda lotação de Defensor Público em São João e Caetés



Depois de constatar que nas comarcas de São João e Caetés (ambas no Agreste Meridional) não há defensor público titular ou presente mais de um dia por semana e que este ano sequer há defensor designado para os municípios, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que seja designado, no prazo de 10 dias, um defensor público de carreira para responder pelas comarcas, ao menos uma vez por semana. A iniciativa é da promotora de Justiça Bianca Cunha de Almeida.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a população estimada em São João, em 2014, foi de mais de 22 mil pessoas, sendo predominantemente carente e necessitando de forma permanente dos serviços da Defensoria Pública. No município, não há defensor titular em São João há pelo menos 2 anos. Tanto é que há na comarca mais de 900 processos em trâmite, com realização de diversas audiências semanais, inclusive criminais.

Já na Comarca de Caetés, não há defensor público titular ou presente mais de uma vez por semana há mais de três anos. Com uma população de mais de 27 mil pessoas, existe na Comarca mais de 1.800 processos em trâmite.

Devido ao grande volume de processos e a falta de defensores públicos, diversas pessoas, nos dois municípios, estão procurando a Promotoria de Justiça para atendimento de casos relativos à direito de família, versando sobre interesses individuais, e que deveriam ser atendidos por defensores públicos. Os advogados contratados pelas Prefeituras só abrangem feitos da área cível, não praticando audiências ou processos criminais e não litigam contra as prefeituras. Além disso, será realizada no mês de março a Semana Nacional pela Justiça e Pela Paz em Casa e em abril a Semana Nacional do Júri .

Além da lotação de um defensor nos municípios, o MPPE também recomendou que seja encaminhada à Instituição a relação contendo o nome e lotação de todos os defensores públicos do Estado de Pernambuco e as medidas que foram tomadas para cumprimento da recomendação do MPPE.

http://www.mp.pe.gov.br/

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Enquanto Garanhuns não muda, militares podem ter 180 dias de Licença-Maternidade!



Os senadores aprovaram nessa quinta-feira (26), em votação no plenário da Casa, o projeto de lei que concede licença-maternidade de seis meses à gestante militar no âmbito das Forças Armadas. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), foi o relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que segue agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff. 

O período de afastamento de até 180 dias já é um direito das servidoras públicas civis. Já os homens militares, que não podiam se afastar do trabalho, também passarão a ter cinco dias consecutivos de licença paternidade, assim como o pai adotante.

Em cada um dos entes federativos, o avanço dos direitos das gestantes tem sido natural, acompanhando a legislação para a servidora federal, que já instituiu 180 dias de Licença-Maternidade.

No estado de Pernambuco também já é assim, assinado pelo ex-governador Eduardo Campos.

Garanhuns tem estado na contra-mão dos avanços nesta área, até retrocedendo. No início de 2014, por ato do prefeito, através da Lei nº 3977/2014, a Licença-Maternidade das servidoras do Município foi reduzido de 180 para 120 dias. Na época, em nota, a administração municipal afirmou que a medida atendia determinação do Ministério da Previdência Social.

Segundo o município, o Instituto de Previdência Municipal só pode arcar com o Salário-Maternidade por 120 dias, e para que chegue aos 180 dias, os dois meses adicionais devem ser bancados pela administração. Até avança neste sentido, pois deve ter a alteração quando for aprovado o novo estatuto dos servidores, mas a discussão ainda nem começou na Câmara. Portanto, já poderia ter sido resolvido isto de outra forma. O custo para o município é ínfimo, considerado o benefício social para estas famílias.

E ainda tem o desgaste da administração de não reconhecer este direito que tem sido quase uma unanimidade legislativa.

Portanto, as gestantes servidoras do município continuam ainda com apenas 120 dias, mesmo diante de apelos de importantes instituições, e até a defesa da própria Secretaria da Mulher, comandada com muita competência pela socióloga Eliane Simões.

Vamos torcer que decisões como esta do Senado Federal, possa sensibilizar o prefeito do município, Izaías Régis, e fazer Garanhuns atualizar a legislação que garante direitos aos servidores públicos.

O jornalista Carlos Eugênio tem feito um belo trabalho de acompanhamento desta discussão, e tem o mesmo entendimento que a gente!

QUEM PARIU MATEUS… Videodocumentário na TV Pernambuco!




O Videodocumentário Quem Pariu Mateus… vai ser veiculado na TV Pernambuco na próxima quinta-feira, 05/03, às 19h. Trata-se de um trabalho que apresenta mães de comunidades carentes do Coque e dos Coelhos, situadas na área central do Recife, são mães que precisam conciliar o papel de mantenedora do sustento do lar, por meio de renda insuficiente, com as funções de cuidadora e educadora dos filhos. 

Numa realidade social de privação de recursos, com pouca ou nenhuma assistência do Estado, e exposição à violência, essas mulheres se esforçam para dar aos filhos condições mais dignas de existência. Nesse sentido, têm como base a transmissão de valores éticos que os afaste da criminalidade e a valorização da educação formal como único meio de melhoria de vida. Mesmo em meio às adversidades, elas não deixam de ter pelos filhos o sentimento de amor peculiar das mães. 

Para que esse cenário possa melhorar gradativamente, é fundamental que o Estado aja nessas comunidades, garantindo que mães e filhos tenham capacidade de evoluir socialmente. Também é necessário que a sociedade incorpore em suas metas estratégias de inclusão social e diminuição da discriminação das populações sobre essas comunidades.

Pernambuco tem cada vez mais se visto nas telas, tanto nos cinemas quanto na TV, e este documentário é mais uma excelente oportunidade de discutir aspectos sociais tão presentes em nosso cotidiano.

Links:
http://musikcity.mus.br/TV/tv_pernambuco_recife.html


SERVIÇO:
Quem Pariu Mateus...
Produção, Edição de Texto e Produção: Juliana Outtes e Wilksony Rodrigues
Cinegrafia e Edição de Imagens: Kety Marinho
Música: Trilhas e Cia

Onde: TV Pernambuco
Quando: Quinta, 03/03
Hora: 19h

Douglas Cintra propõe elevar patamar de Caruaru no Judiciário‏



Com mais de 340 mil habitantes e a terceira maior receita tributária de Pernambuco, Caruaru poderá ser elevada ao nível de Comarca de 3ª Entrância, contando com o aumento no nível de eficiência dos serviços prestados pelo Poder Judiciário no município, inclusive reduzindo os deslocamentos da população para outros locais.

Para que isso aconteça, o senador Douglas Cintra (PTB/PE) apresentou nesta quinta-feira (26) ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Frederico Ricardo de Almeida Neves, uma justificativa e um pedido de mudança no patamar de Caruaru dentro do Judiciário.

“Essa é uma reivindicação antiga dos servidores, magistrados, advogados e sobretudo da população. É justa, legítima e necessária a elevação da Comarca de Caruaru para a 3ª Entrância, realizando-se, assim, um sonho antigo da sociedade caruaruense”, reforça o senador.

Na avaliação de Douglas Cintra, são várias as justificativas para essa melhoria: perspectiva de até 2020 Caruaru ter uma população de 400 mil habitantes; possibilidade de o município passar a liderar uma região metropolitana, em função de já ter mais de 210 mil eleitores e a terceira maior receita tributária do Estado. Além disso, o próprio TJPE acaba de instalar uma sede em Caruaru, com a implantação da 1ª Câmara Regional do Poder Judiciário de Pernambuco.

Impressionante CABO VERDE: Anunciado novo voo internacional a partir de Recife





A partir de 5 de junho de 2015, Pernambuco contará com um voo internacional que ligará o Recife à Praia, capital de Cabo Verde - o primeiro saindo do Estado para um País africano. Operado pela Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), o voo servirá também como conexão imediata para Lisboa (Portugal), Paris (França) e Amsterdã (Holanda).

A primeira edição, saindo de Cabo Verde para a capital pernambucana, já está com 100% de lotação, segundo a TACV. O anúncio da nova rota aconteceu em coletiva de imprensa, realizada na quarta-feira (25), no Auditório do Centro do Artesanato de Pernambuco, no Marco Zero, Bairro do Recife.

Após o ato, o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, receberam o embaixador de Cabo Verde no Brasil, Domingos Mascarenhas, que participou da coletiva junto com os secretários estaduais Felipe Carreras (Turismo, Esportes e Lazer) e Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico); com o presidente da Empetur, Luís Eduardo Antunes, o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões, o diretor da TACV no Brasil, José Luis Nogueira, o trade turístico pernambucano e empresários locais.


Paranatama inaugura CAPS - Centro de Apoio Psicossocial



No último final de semana o município de Paranatama comemorou 51 anos de emancipação com uma grande festa e a presença do forrozeiro Alcymar Monteiro, e nesta quinta-feira a população ganhou mais um presente, a inauguração de um CAPS - Centro de Apoio Psicossocial.

O prefeito José Teixeira recebeu Luís Ribamar Melo, que está respondendo pela V GERES, e equipe de coordenadores da Gerência Regional de Saúde, para juntos entregarem mais esta ação de grande importância social para o município, fortalecendo cada vez mais a assistência à população!

A ação é realização da Secretaria de Saúde de Paranatama, sob a administração de José Oliveira Teixeira.

Paulo Câmara reúne secretários nesta sexta-feira

Paulo aponta os caminhos do seu governo e prepara Todos por Pernambuco


O governador Paulo Câmara comanda, nesta sexta-feira (27), a primeira reunião do secretariado após a posse. O encontro será realizado no Palácio do Campo das Princesas, das 14h30 às 18h30. Em pauta, a primeira rodada de seminários do programa Todos por Pernambuco e o Plano Plurianual do Estado.

A Imprensa não terá acesso ao encontro, que será fechado. Fotógrafos e cinegrafistas poderão fazer imagens apenas no início, às 14h30. Ao final da reunião, às 18h30, uma entrevista coletiva será concedida no Palácio.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

WhatsApp vai sair do ar?



O desembargador Raimundo Nonato Alencar, do Tribunal de Justiça do Piauí, derrubou a decisão do juiz Luiz de Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, que pedia a suspensão do aplicativo WhatsApp no Brasil por não colaborar com as leis brasileiras. 

De acordo com o desembargador, o ato punitivo aplicado pelo juiz não é razoável. "A suspensão de serviços afeta milhões de pessoas em prol de investigação local", justificou Alencar na sentença, publicada nesta quinta-feira (26), um dia após o polêmico pedido de suspensão ter vazado na internet.  
Correia encaminhou um mandado aos provedores de infraestrutura (backbones, ou seja, os serviços que conectam o Brasil à internet) e aos provedores de conexão (operadoras de telefonia móvel, entre outras), para que suspendessem temporariamente o aplicativo de mensagem instantânea, até que a empresa cumprisse determinações judiciais de 2013. A suspensão atingiria os domínios whatsapp.net e whatsapp.com.

Os serviços não chegaram a ser interrompidos porque os provedores teriam entrado com recurso na Justiça contra a decisão de Correia. A greve do Judiciário piauiense, que já dura quatro dias, também teria prejudicado o cumprimento do mandado. 

Em nota, o juiz disse que a determinação foi fruto "de reiterados descumprimentos de ordens judiciais, em diversos procedimentos que apuram crimes da mais elevada gravidade". Segundo ele, o WhatsApp tem adotado uma "postura arrogante". "Sob a alegação de não ter escritório neste país, se mantém inerte às solicitações da Justiça brasileira, desrespeitando decisões judiciais a bel-prazer."


#RESISTEOLHOD'ÁGUA - Vamos lutar até a última gota!


O símbolo do ‪#‎Resiste‬ Olho D'Água se inspira propositadamente no símbolo do movimento Ocupe Estelita, que mobiliza a sociedade da capital do estado numa luta para conter o avanço irresponsável e agressivo da urbanização sem respeito pelas identidades, história e meio ambiente.

O #Resiste Olho D'Água luta por uma causa semelhante. Uma outra cidade, no interior do estado, que avança sobre um dos maiores bens de sua história, símbolo da cidade e de valor inestimável para as sociedades atuais: uma nascente de água mineral.

Queremos muito pouco do seu tempo para te informar melhor a respeito do problema e o seu apoio numa luta que já dura mais de 20 anos. A causa é nobre. A água é sua, é nossa! Protejamos!

Você precisa saber mais: fb.com/resisteolhodagua




TERESA LEITÃO: O absurdo das passagens para cônjuges e o machismo na imprensa‏

Quero me pronunciar contrária à medida do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), de liberar o uso dos recursos de transporte dos parlamentares para cônjuges de deputados e deputadas federais entre suas cidades de origem e Brasília.

Esta medida do presidente da Câmara mistura as atribuições públicas com as relações privadas e me parece muito com o cumprimento de promessas de campanha do deputado para a presidência da Mesa Diretora da Câmara.

Pior que uma medida como essa, que radicalmente vai de encontro aos anseios da sociedade por mais transparência, cuidado com o dinheiro público e responsabilidade por parte de nossos deputados, é a maneira machista com que o assunto foi tratado nas manchetes de diversos jornais no Brasil e aqui em Pernambuco.

“Elas viajam, você paga a passagem”, diz a primeira página do Diario de Pernambuco. “Mulher de deputado viajará de graça”, diz a manchete na Folha de Pernambuco. “Mulheres dos deputados”, diz a matéria do Jornal do Commercio. Na verdade, não são só elas quem viajam. São “elas”, esposas dos deputados; são eles, maridos das deputadas. Ou seja, um cônjuge em qualquer situação que pode, ou não, se beneficiar desta regalia.

Reafirmo minha indignação com essa medida do deputado federal Eduardo Cunha, mas expresso minha total discordância com a falta de cuidado e o machismo explícito na imprensa, colocando a culpa de privilégios anacrônicos em todas as mulheres, quando na verdade esta é uma medida conservadora, operada por homens conservadores, que continuam ocupando espaços importantes de poder por conta da conivência e do apoio mútuo do machismo em todas as instituições brasileiras.

Esse tipo de constatação prova ser urgente uma Reforma Política que faça com que o poder seja um espelho dos gêneros na sociedade, com a paridade entre homens e mulheres nos cargos de decisão e com uma conduta que prime por princípios estritamente republicanos.

Teresa Leitão
Deputada Estadual
Membro da Comissão de Defesa do Direito da Mulher da Assembleia Legislativa

Policiais civis realizam assembleia e pautam reivindicações




Os Policiais Civis de Pernambuco demonstraram que estão unidos em tornos da pauta de reivindicações da categoria que, dentre outros pontos, exige a isonomia da gratificação de risco policial em 225% para todos os cargos da Polícia Civil. Mais de mil policiais, entre agentes, comissários e escrivães e peritos, reuniram-se em frente ao Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) e aprovaram por unanimidade as deliberações propostas pela diretoria.

O presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros (foto), anunciou que a isonomia no recebimento da gratificação em 225% é pauta urgente. Segundo ele, caso o governo não atenda a esta reivindicação, a polícia civil pode parar suas atividades ainda em maio.

"A isonomia em 225% dessa gratificação vem para quebrar as distorções históricas dentro da polícia civil. Mas não vamos esperar sentados, vamos implementar, a partir de 6 de abril, a Operação Padrão, denominada pelo nosso sindicato como Operação Polícia Civil Cidadã", disse Áureo.

Áureo explicou que a Operação vai consistir em uma campanha em todo o Estado para explicar para os policiais e a sociedade os objetivos da atividade. "Os policiais vão continuar cumprindo com suas funções, mas vão exigir condições mínimas de trabalho", completou.

Atualmente, somente o cargo de delegado recebe a gratificação de risco policial em 225%, enquanto as outras funções da polícia civil recebe 100%. O Governo do Estado solicitou discutir a gratificação de risco policial a partir do primeiro quadrimestre fiscal de 2015, ou seja, em maio.

"Hoje temos delegacias que parecem mais um chiqueiro. Hoje temos o pior salário de polícia civil e trabalhamos com coletes vencidos. Vamos exigir melhores condições, inclusive para atender ao povo pernambucano", lembrou Áureo.

A diretoria do Sinpol também debateu as modificações no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da polícia. Para os diretores do Sinpol, é possível fazer as modificações no plano. 

A Assembleia Geral teve a presença de policiais de todas as regiões do Estado, desde Petrolina no sertão, Garanhuns no agreste, Palmares na zona da mata e de todos os municípios da Região Metropolitana do Recife.

Reportagem ABTV - Globo NORDESTE - Desastre na Nascente Olho D'Água‏ em Garanhuns




O ABTV 1ª Edição, da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo de Televisão, na última terça-feira, 24 de fevereiro, abordou o problema de soterramento da nascente Olho d'Água em Garanhuns, que faz nascer o R. O desastre poderia ter sido evitado se o poder público, ao longo dos anos, tivesse um plano de preservação eficiente, que evitasse o desmatamento das encostas, e as construções que se aproximaram perigosamente, principalmente as irregulares. 

A reportagem da TV mostrou o problema com o meio-ambiente sob um outro aspecto e entrevistou também o presidente do Conselho de Meio Ambiente de Garanhuns (CODEMA), Luiz Sebastião Jr.

Imagens aéreas feitas por um drone ajudam a ter uma melhor ideia da dimensão do deslizamento ocorrido no dia 16/02 e denunciam a gravidade do problema.

Um grupo no facebook foi criado com o intuito de mobilizar internautas e a sociedade, e para que possamos atuar na defesa de nossos bens naturais.

Confira nos links:




quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

ALVES MOTOS: Honda Zero Quilômetro com preço antigo em Garanhuns. CONFIRA!




Seguramos os preços do ano passado pra você não perder a oportunidade de ter sua Honda nova. 

Semana de Preços Antigos Alves Motos, todos os modelos da linha Honda zero quilômetro em oferta 
imperdíveis, que você não encontra em lugar nenhum da região. 

Imagina só, sua CG zero quilômetro a partir de R$ 6.450,00. E que tal a BIZ a partir de R$ 6.790,00 

Parece sonho? Mas não é, são as ofertas da Semana de Preços Antigos Alves Motos. 

Você ainda pode sair de TITAN 150 a partir de R$ 8.770,00 ou CB 300 zerada, pagando somente R$ 12.599,00 

Mas se a moto dos seus sonhos é uma Fan 150, Bros ou XRE 300 você não pode perder as nossas  ofertas também nesses modelos. Venha conferir! 

Essa é a sua hora de realizar seu sonho de ter uma Honda 0km. 

Passe já em uma das loja Alves Motos, confira as ofertas e condições especiais de pagamento. 

Venha pra fechar negócio. 

Alves Motos Honda 
Garanhuns, Lajedo, Bom Conselho, Canhotinho e Águas Belas.

Câmara de Garanhuns deve ter 15 vereadores em 2017



Conversando com alguns vereadores e pessoas que acompanham o dia-a-dia da Casa Raimundo de Morais, acreditamos que é grande a possibilidade de atual legislatura aprovar o aumento de representantes para a próxima eleição, em 2016.

Atualmente Garanhuns conta com 13 vereadores, tendo uma população em torno de 130 mil habitantes e pouco mais de 90 mil eleitores. Pela legislação eleitoral, a Cidade das Flores poderia chegar até 19 cadeiras na Câmara Municipal, mas muita gente acredita que seriam demais. Contudo, 13 vereadores são poucos para representar uma sociedade plural, com tantas demandas, com é Garanhuns e sua gente.

Assim, deve ser aprovado sem maiores problemas o aumento de vereadores para a próxima legislatura. Garanhuns deve ter 15 vereadores.

É bom lembrar que o aumento do número de vereadores não acarreta aumento de despesas, já que o Poder Legislativo recebe um repasse percentual do município, independente do número de representantes, é o que se chama de Duodécimo. A Casa Legislativa é que precisa se adequar ao recurso constitucional que recebe. Assim, se gasta mais com salários, diminui investimentos em outras áreas do legislativo, mas também não seria em ações objetivas para a população, já que este tipo de obrigação é exclusiva do Poder Executivo.

Com mais vagas na Câmara, temos mais possibilidades de maior representação, já nas eleições, pois diminui o custo da campanha eleitoral por vaga disponível, podendo motivar representantes de diversos segmentos sociais a participarem do pleito. E também, claro, facilita a reeleição de quem já está na Casa Legislativa.

Acho que Garanhuns poderia ter 17 vereadores, mas 15 está de bom tamanho, e 13, como está atualmente, cria uma subrepresentatividade realmente. Imaginem então os somente 11, da legislação anterior!

APROXIMANDO: Humberto vai a Paulo Câmara tratar de obras e repasses federais‏

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), declarou nesta quarta-feira (25), em discurso na tribuna da Casa, que irá ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), para tratar de obras viárias federais realizadas no Estado. De acordo com o parlamentar, a visita a Paulo Câmara tem como objetivo intensificar a parceria entre os Governos Federal e do Estado para dar efetividade às obras consideradas extremamente relevantes à população. 

Paulo busca aproximação com governo federal
“Já disse e repito que, no que depender de mim, independentemente de quaisquer diferenças político-partidárias, estarei à frente dessa aproximação entre o Governo do Estado e o Governo Federal, sempre pronto ao diálogo aberto, para que afinemos nossas parcerias em favor dos interesses de Pernambuco”, afirmou. 

"Vou procurar o governador Paulo Câmara, explicar claramente que não se trata de uma interferência nas questões do Estado, mas, acima de tudo, de uma parceria em todos os níveis de governo", explicou Humberto.

Humberto lembrou que protocolou no Senado, juntamente com o senador Douglas Cintra (PTB-PE), um requerimento para a criação de uma comissão com a finalidade de fiscalizar e acompanhar algumas intervenções viárias federais em Pernambuco que são vitais para o Estado, como o Arco Metropolitano do Recife e as BRs 104 e 423.

A intenção do colegiado é garantir a execução dos empreendimentos, trabalhar pelo cumprimento dos cronogramas, alocação dos recursos necessários e destravar eventuais entraves administrativos havidos entre os diversos níveis de governo.

"É essa a missão que tenho com os pernambucanos, é para isso que fui eleito, é o compromisso que assumo no exercício do meu mandato de senador”, complementou. 

Humberto oferece aproximação ao governo do estado
Infância e juventude

No discurso, o senador comemorou, ainda, a aprovação, ontem, do projeto de sua autoria que criminaliza a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

A proposta, que segue agora à sanção da presidenta Dilma Rousseff, aumenta a pena de detenção para um período de dois a quatro anos e prevê multas que variam de R$ 3 mil a R$ 10 mil reais, além de interdição do estabelecimento comercial infrator dessa lei. 

“Daremos um grande salto na proteção das nossas crianças e adolescentes, legando ao país um instrumento efetivo para punição daqueles que colocam, de alguma forma, nossa infância e nossa juventude sob o risco nefasto do álcool”, avalia.

Assembleia realiza audiência pública sobre Pacto pela Vida e crise no Sistema Prisional‏





Por solicitação da Bancada de Oposição de Pernambuco, a Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (26) uma audiência pública sobre o Pacto pela Vida e o Sistema Prisional em Pernambuco. O debate acontece a partir das 10h, no plenário da Casa Legislativa.

Para discutir os temas, que têm preocupado a sociedade pernambucana, em razão do aumento no índice de homicídios do Estado e das rebeliões com vítimas nos presídios pernambucanos, foram convidados representantes do Governo Estadual, além de várias entidades, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Pernambuco), Ministério Público, Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Associação dos Delegados de Polícia (Adeppe) e Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário (Sindasp-PE).

O líder da bancada de oposição, Silvio Costa Filho, explica que o Poder Legislativo quer reunir os segmentos sociais e os representantes da gestão estadual para que a questão da segurança seja discutida sobre todos os aspectos, desde a necessidade de revisão do programa Pacto pela Vida até as alternativas de ressocialização dos presos em Pernambuco para que se evite a superlotação nas penitenciárias. O problema com a Parceria Público Privada (PPP) de Itaquitinga também será outro tema abordado na audiência, adianta Silvio Costa Filho.

Após a audiência, será realizada coletiva de imprensa com participantes do debate.

PREVUPE/2015: Seguem abertas inscrições para o Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco‏




Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Programa "Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco - PREVUPE/2015". As inscrições seguem até o dia 01º de março, exclusivamente pelo site: www.upenet.com.br.

A taxa de inscrição é de R$ 40,00 (quarenta reais), e há vagas em 41 municípios pernambucanos.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO: Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio, em escola pública ou ser concluinte do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) Médio em escola pública ou Travessia. Ter concluído o Normal Médio ou estar cursando o 4º ano em ESCOLA PUBLICA.

A seleção dos inscritos se dará mediante a aplicação de provas objetivas com 50 questões de múltipla escolha, prevista para acontecer no dia 15 março. O resultado final da seletiva deve ser publicado no dia 24 de março.

Mais informações podem ser consultadas no edital, disponível no site, ou nos campus com vagas para o Prevupe/2015.

UPE inscreve para Bolsas de Iniciação à Docência. Vagas para os campi Garanhuns, Petrolina e Mata Norte



A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou o edital de seleção de alunos para cadastro de reserva do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. As vagas são para estudantes dos cursos de licenciatura dos campi Garanhuns, Mata Norte e Petrolina.

As inscrições seguem até o dia 02 de março e devem ser feitas exclusivamente por e-mail. O valor da bolsa concedido pela Capes é de R$ 400,00 mensais, pago diretamente ao estudante, em conta corrente própria e individual, durante a execução do projeto.

O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 12 de março deste ano. Confira a documentação exigida, o cronograma e o edital completo clicando aqui.

Tadeu Alencar é eleito vice-presidente da Comissão Especial da Reforma Política



O deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) foi eleito na tarde desta terça-feira (24) para a 3ª Vice-Presidência da Comissão Especial da Reforma Política, criada no início de fevereiro, na Câmara Federal, para analisar e consolidar as propostas apresentadas na Casa visando modificar a legislação eleitoral e partidária do País. O grupo - composto por 34 parlamentares titulares e mais 33 suplentes - traçou na sessão de hoje um roteiro de trabalho para as próximas semanas.

Único deputado pernambucano entre os titulares da comissão especial, Tadeu Alencar pretende atuar em sintonia com o seu partido, que marcou para a próxima quinta-feira (26) uma reunião da bancada na Câmara para fechar posição sobre os pontos polêmicos da reforma. Pessoalmente, ele se declara favorável ao financiamento público das campanhas, bem como ao fim da reeleição e à coincidência eleitoral, com a realização de pleitos para todos os cargos em um mesmo ano. “Mas vou aguardar o posicionamento oficial do PSB e vou defendê-lo na comissão”, explicou Tadeu. “A eleição para vice-presidente da comissão fortalece a representação do meu partido, o PSB, e aumenta a nossa responsabilidade de lutar por uma reforma política que atenda à expectativa da sociedade e que, melhorando a política, possa melhorar o Brasil”, acrescentou.

Tadeu Alencar destacou a aprovação dos requerimentos que preveem audiências públicas nesta primeira fase do trabalho. A comissão ouvirá entidades da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), os sindicatos e outros organismos que colaboram com a discussão da reforma política, além de representantes do Executivo, Judiciário e Ministério Público.

Audálio tem atuação destacada em prol do funcionamento da FAMEG/ITPAC em Garanhuns




O funcionamento da FAMEG/ITPAC com a oferta de cursos superiores foi uma das bandeiras defendidas pelo vereador Audálio Filho desde o início de seu mandato no Legislativo de Garanhuns. Audálio se mobilizou junto aos defensores da causa, a exemplo do Movimento FAMEG JÁ!, levando a discussão do assunto para a Câmara de Vereadores, ao prefeito Izaías, às bancadas de deputados e senadores por Pernambuco no Congresso Nacional e ao Ministério da Educação em Brasília. 

Desde então o vereador participou de reuniões, movimentos e visitas a lideranças e instituições diversas a fim de sensibilizar o MEC para que a faculdade funcionasse efetivamente, destacando a importância da visita à redação do Jornal do Commercio e ao blogueiro Magno Martins no Recife, ampliando ainda mais o discurso em favor da FAMEG / ITPAC. 

Com a homologação, pelo MEC, do Parecer Favorável para abertura do ITPAC Garanhuns, autorizando o funcionamento dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Educação Física no último dia 12/02, fica atendido o teor do Requerimento Nº 087/2013 do vereador Audálio que foi apresentado na Câmara Municipal de Garanhuns e encaminhado ao MEC.

“A FAMEG/ITPAC é um grande investimento para nosso município, com forte impacto social e de desenvolvimento para Garanhuns” ressaltou Audálio que completou: “Essa é uma vitória todos, somei meus esforços aos demais defendendo a causa na Câmara de Vereadores, somado a um bom grupo representativo de Garanhuns que sempre se fez presente nessa luta: Eraldo Ferreira, José Paulo, Calvino Brasil, Paulo Couto, Antônio Vaz Coelho, Luís Carlos, Fernando Couto, Geandré Nogueira, Luciano André, Ronaldo César e Márcio Quirino. Destacamos ainda o empenho do prefeito Izaías e do deputado Fernando Ferro em prol da FAMEG." - Encerra o vereador garanhuense.

OBS: Audálio esteve participando esta semana de reuniões com o prefeito Izaías Régis e o secretário de des. econômico, Geandré Nogueira, com representantes do ITPAC, uma vez que a Prefeitura está disposta a doar uma área para construção do campus da instituição, que está em adiantado processo para a realização de seu vestibular.

Outros cursos estão sendo estudados e podem virar realidade em Garanhuns.

Coronel Campos deixa comando do 9º BPM

Antes mesmo de completar dois meses à frente do comando do 9º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, sediado em Garanhuns, o Coronel Marcos Campos entregou o cargo, já tendo sido publicado no Diário Oficial. 

Cel. Campos estava no comando da corporação em Garanhuns pela segunda vez, e tem muito prestígio devido ao trabalho realizado anteriormente. 

Natural de Bom Conselho, Campos foi candidato a Deputado Federal, tendo uma votação expressiva, tomando gosto pela política, colocando inclusive o nome como postulante a prefeito em sua cidade.

A entrega do cargo pegou todos de surpresa.

O Tenente-Coronel Emmanuel, que já vinha comandando o 9º BPM interinamente desde a saída do Cel. Maranhão, foi confirmado no cargo, constando sua publicação também no Diário Oficial.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Audiência pública debaterá efeitos da Seca em Pernambuco‏



Uma das maiores estiagens da história de Pernambuco será tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Miguel Coelho (PSB) teve aprovado, nesta terça-feira (24), um requerimento para a realização de um debate que vai apurar os danos causados pela falta de chuvas e discutir ações para minimizar os efeitos que já colocaram mais de 70 municípios pernambucanos em estado de emergência.

A audiência pública será realizada no dia 17 de março e contará com representantes do Governo do Estado, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), sindicatos rurais, movimentos sociais entre outras entidades. “A seca deixou de ser um problema isolado do Sertão e está atingindo diversas regiões do nosso estado, que se agrava ainda mais com o prolongamento do quarto ano consecutivo de estiagem”, resumiu em discurso no plenário, Miguel Coelho.

Pernambuco, segundo o DNOCS, é o estado mais afetado pela Seca no Nordeste. A estiagem já colocou diversos reservatórios de água em colapso, principalmente, em cidades do Sertão e Agreste. “É de conhecimento público que mais de 110 municípios pernambucanos estão sofrendo com algum tipo de racionamento, que mais de 70 cidades já decretaram estado de emergência e que mais de 20 barragens estão operando com o volume morto”, alertou o socialista.

A audiência será coordenada pela Comissão de Agricultura, da qual Miguel Coelho é presidente. Também farão parte da coordenação do debate os membros das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.

Justiça Federal bloqueia bens dos envolvidos em convênios irregulares da Empetur com Ministério do Turismo



Os bens dos envolvidos com convênios irregulares firmados pela Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) com o Ministério do Turismo foram bloqueados pela Justiça a pedido do Ministério Federal (MPF) de Pernambuco. O caso teria causado danos de R$ 717,5 mil aos cofres públicos em valores atualizados. A decisão é do juiz Gustavo Henrique Teixeira de Oliveira, da 7ª Vara Federal de Pernambuco.

Tiveram os bens bloqueados o ex-secretário de Turismo Silvio Costa Filho (PTB), atual líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe); o ex-assessor jurídico da secretaria, Edvaldo José Cordeiro dos Santos; e o advogado que ratificou as contratações, André Meira de Vasconcelos. O bloqueio foi de R$ 2,1 milhões, valor máximo da multa.

A decisão judicial também atinge a ex-presidente da comissão permanente de licitação Maria de Fátima Vaz de Oliveira; e as produtoras responsáveis pelos shows: Ogiva Produções e Eventos, Luminário Produções, Cíntia Kato Floricultura, Ricardo Alexandre da Costa Silva e Carla Marroquim.

O valor do bloqueio, nesses casos, variou entre R$ 117 mil e R$ 1,3 milhão. Segundo a Justiça Federal, o bloqueio de bens busca garantir o ressarcimento dos danos causados aos cofres públicos caso os acusados sejam condenados.

Blog do Jamildo - Portal NE10


Abertas inscrições para 8.115 vagas em cursos técnicos à distância



A Secretaria de Educação do Estado (SEE) iniciou ontem (23) as inscrições para o Ensino à Distância (EAD) de Pernambuco e o programa Profuncionário 2015. Ao todo, são 8.115 vagas abertas, sendo 7.360 para o EAD e 755 para o Profuncionário, distribuídas em 11 cursos. Os interessados podem se inscrever até o dia 05 de março, exclusivamente aqui, e as provas online serão feitas no período de 09 a 16 de março. Após efetuar a inscrição no site, o candidato receberá email com link para validá-la, seguida das opções de dia, horário, para realização da prova, além do polo em que quer estudar, curso e turno. Caso o candidato não tenha acesso a computador, ele pode comparecer ao polo de preferência para realizar a prova. 

Para concorrer a uma das vagas disponíveis no EAD é necessário ter o Ensino Médio concluído em escola pública ou privada, ou ser estudantes do Ensino Médio a partir do 2° ano (em todas as modalidades) da rede pública ou privada. O EAD oferece nove cursos técnicos em 60 polos distribuídos em todas as regiões do Estado. Já o programa Profuncionário oferece cursos nas áreas de ‘Multimeios Didáticos’ e ‘Secretaria Escolar’ em 29 polos em todo o Estado para funcionários do quadro administrativo de escolas públicas municipais, Estadual ou Federal que tenham concluído o Ensino Médio, ou que estejam cursando-o a partir do segundo ano. Mais informações: (81) 3183.9865 ou 3183.9866. 

O PROFUNCIONÁRIO é um programa federal (MEC) que visa a formação técnica de servidores do quadro administrativo de escolas públicas. Foi iniciado no Estado em 2006 e, desde 2013, passou a integrar o Sistema de Educação à Distância da Secretaria Estadual de Educação (SEE). 

Veja abaixo a lista completa dos cursos: 

EAD: 

Administração; 
Biblioteca; 
Informática (ênfase em desenvolvimento de software); 
Logística; 
Multimeios Didáticos; 
Recursos Humanos; 
Secretaria Escolar; 
Segurança do Trabalho; 
Serviços de Restaurante e Bar. 

PROFUNCIONÁRIO: 

Multimeios Didáticos; 
Secretaria Escolar.


Fonte: SEE / GRE AGRESTE MERIDIONAL

VÍDEO EMOCIONANTE: A pureza de querer bem a alguém

Um daqueles vídeos que nos mostra o real valor da vida!

APOSENTADORIAS: Governo estuda fórmula 85/95. SAIBA MAIS.



O governo Dilma Rousseff (PT) deve apresentar propostas de mudança ao tempo para aposentadoria. Em entrevista ao Estado de S. Paulo, o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas (foto), defendeu o conceito 85/95 (soma da idade com o tempo de serviço) – 85 para mulheres e 95 para homens.

Segundo o ministro, a expectativa de sobrevida no Brasil subiu 4,6 anos na última década. Gabas diz que a expectativa de vida chega a 84 anos e a idade média de aposentadoria por tempo de contribuição é de 54 anos.

“Então o cidadão fica 30 anos, em média, recebendo aposentadoria. Não há sistema que agente. Para que o nosso sistema previdenciário seja preservado temos que estender um pouquinho essa idade média de aposentadoria, que é uma discussão diferente, que ainda não entrou na pauta”, afirmou na entrevista.

Se oficializada, esta será a terceira mudança proposta pelo governo federal nas leis trabalhistas. No início do ano havia sido anunciado um pacote de aperto aos benefícios sociais, com restrições a pensões por morte e auxílio doença e também no seguro-desemprego. Gabas foi escalado pela presidente Dilma para negociar os ajustes no Congresso Nacional.

Agora, o ministro também terá que negociar as propostas de mudança para o tempo de aposentadoria. Gabas levará a nova fórmula para discussões nas centrais sindiciais – o que, acredita, não haverá problemas.

“As centrais sindicais sabem da necessidade de se manter uam Previdência equilibrada. Tem muitas forças políticas no Brasil que entendem que esse nosso sistema é falido, que não funciona, e dizem que precisamos fazer uma grande reforma da Previdência”, declarou Carlos Gabas.

Fonte: band.com.br

GARANHUNS: Asfalto da estrada BR-423 / São Pedro espera pela inauguração

O governador Paulo Câmara entregou, nesta segunda-feira (23), o asfalto da estrada que liga o distrito de Serra Negra ao município de Bezerros, importante em vários aspectos, principalmente sócio-cultural e econômico.

O distrito tem atrativos naturais, no alto da serra, o que torna o lugar mais acolhedor e cultural. 

Aqui em Garanhuns, o importante distrito de São Pedro sonhou décadas com o asfalto da estrada que liga a comunidade à BR-423, e ela se tornou uma realidade. Já terminada, não se explica ainda não ter sido inaugurada. Poderia ter sido pelo ex-governador João Lyra, que concluiu a obra, mas ainda sem a oficialização da entrega para a população, merece um evento e uma grande festa.

São pouco mais de seis quilômetros, que penavam ante a chuva e o sol, gerando lama e poeira, e tornando mais distante o próximo distrito do município.

Já batizada com o nome do ex-prefeito Amílcar da Mota Valença, muito justa, diga-se de passagem, coube ao ex-governador Eduardo Campos o compromisso de realizar o maior desejo daquela população.

O requerimento que pede o asfalto para a estrada é de autoria do vereador Alcindo Correia, mas o próprio governador Eduardo Campos afirmou que a obra foi realizada atendendo um pedido pessoal do vereador Paulo Leal, a quem tinha muita consideração.

Amílcar da Mota Valença foi vereador por três mandatos em Garanhuns, e prefeito em duas oportunidades. Faleceu no dia 05 de outubro de 2013, aos 98 anos de idade.

A Lei 15.389 de 02 de outubro de 2014, denomina Rodovia Prefeito Amílcar da Mota Valença o trecho da estrada vicinal que liga o Distrito de São Pedro a BR-423. O requerimento que originou o Projeto da deputada Laura Gomes (PSB) é de autoria do vereador Paulo Leal.

Moradores da Rua Afonso Pequeno vão à justiça contra a Compesa




A jornalista Josália Pimentel, que fala em nome dos moradores da Rua Afonso Pequeno, informa que está sendo enviado um pedido à justiça para que para que seja aberto um processo contra a Compesa de Garanhuns. O motivo da ação, segundo ela, é para que sejam tomadas providências definitivas, pois a citada artéria, no bairro de São José, que serve de principal via de acesso para a Universidade de Pernambuco e para moradores dos bairros de São José, Brasília e até Magano, vive mais tempo quebrada que aberta ao tráfego de veículos, gerando desconfortos também para os transeuntes e moradores que estão sendo obrigados a conviver com essa tormenta há vários anos. 

Josália explica que quando chove, trombas d'águas descem abrindo valas e na maioria da vezes, crateras arrastando calçamentos rua abaixo. Ano passado a estatal trocou a tubulação antiga, ficando mais de 60 dias com toda rua interditada, e a situação continua na mesma. 

No texto que recebemos no email, a jornalista diz que foram usados canos muito finos e de péssima qualidade e a reposição dos calçamentos ficou parecendo uma montanha russa. Por não suportar o peso do tráfego de veículos intenso, de grande porte como ônibus e caminhões, a tubulação estoura semanalmente. 

Os profissionais da Compesa consertam e deixam buracos e metralhas. Melhoramentos naquela rua, é um pleito antigo daquelas famílias, devido ao intenso movimento de veículos e pedestres na área. A solução para o problema, é trocar por aquelas tubulações por tubos novos, de qualidade, mais largos e colocar asfalto. 

Vereadores já solicitaram melhorias para a rua, e o prefeito Izaias Régis, prometeu pavimentar, colocar nova sinalização e luz de led naquela área. Mas até agora, nada. O município alega que é necessário a Compesa fazer a parte dela, que é arrumar a tubulação. 

Governo de Pernambuco reforça Turismo, Infraestrutura e Sustentabilidade Hídrica em Bezerros



Famoso pela tradição dos Papangus e também por atrair milhares de turistas e praticantes de esportes radicais, o município de Bezerros ganhou, de uma só vez, ações do Governo de Pernambuco nas áreas de Turismo, Infraestrutura e Sustentabilidade Hídrica. O governador Paulo Câmara inaugurou, na manhã desta segunda-feira (23), o novo acesso que liga o centro da cidade ao pátio de eventos do distrito de Serra Negra. Também autorizou a construção de 50 cisternas do tipo Calçadão e vistoriou ruas pavimentadas com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). 

Na presença de centenas de moradores da região, o chefe do Executivo estadual destacou a necessidade de dar continuidade às parcerias que resultam em ações para a população. “No nosso governo, elas são a chave para o desenvolvimento. Obras como essas que vimos em Bezerros talvez não chegassem se nós não tivéssemos tido essas parcerias responsáveis, que fazem com que as coisas aconteçam mais rápido. Vamos continuar a buscar cada vez mais parcerias, para podermos entregar obras como as que estamos entregando hoje”, garantiu Paulo Câmara.

Para o acesso ao distrito, o investimento foi de R$ 10,3 milhões, recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) com contrapartida do Governo do Estado. Um trecho de 8,57 quilômetros foi pavimentado; outro de 1,3 quilômetro foi recuperado. As obras, que envolveram serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação e sinalização foram realizadas pela Secretaria de Turismo estadual, via Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Gestora da escola municipal Joaquim Claudino de Oliveira, a professora Maria Aparecida da Silva, 38 anos, moradora de Bezerros, utilizará o novo acesso diariamente para chegar ao trabalho. "Facilitou muito porque a estrada era péssima, tinha muitos buracos. E agora não. Ficou mais rápido, tanto para chegar aqui quanto para voltar para casa", comemorou.

As 50 cisternas do tipo Calçadão, cuja ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo governador, beneficiarão cerca de 250 pessoas da zona rural. “Não vai faltar dedicação, atenção e a busca de recursos para essa área”, garantiu Paulo Câmara, sobre o enfretamento à crise hídrica. Destinadas à captação e armazenamento de água para consumo animal e produção agrícola, as cisternas Calçadão têm capacidade para armazenar 52 mil litros de água e são implantadas onde já existe outro equipamento do tipo para consumo humano, chamado de 1ª água. Com investimento de R$ 648,5 mil, a obra faz parte do Projeto Pernambuco Mais Produtivo no âmbito do Programa Brasil Sem Miséria.

Os secretários estaduais Nilton Mota (Agricultura e Reforma Agrária) e Felipe Carreras (Turismo, Esporte e Lazer) ressaltaram a importância das ações de suas respectivas pastas. “Essas cisternas Calçadão não estão apenas em Bezerros; fazem parte de um amplo programa de R$ 120 milhões que estamos iniciando. Só para o Agreste serão destinados R$ 23 milhões. Vamos construir aqui 1.850 cisternas, além das de consumo humano”, adiantou Nilton. “Sabemos da vocação turística que Bezerros tem. Mas uma cidade boa para o turista tem que ser uma cidade boa para o cidadão em primeiro lugar”, argumentou Carreras, informando que a nova estrada vai beneficiar diretamente cerca de 3.500 habitantes do distrito de Serra Negra.

Ao final do ato, os artesãos Lula Vassoureiro e Jota Borges, duas referências da cidade de Bezerros, respectivamente, na confecção de máscaras de Papangus e produção de cordéis, presentearam o governador com peças de sua autoria.

FEM - Antes do ato em Serra Negra, Paulo Câmara circulou por três das 21 ruas pavimentadas com recursos do FEM em Bezerros. Com investimento de R$ 1,5 milhão, o plano de trabalho do fundo contemplou ainda a ampliação da escola municipal Nelson Castanha, construção de muro de arrimo e passagem molhada no Sitio Portões. O chefe do Executivo fez questão de visitar a região para constatar que os recursos foram aplicados de "maneira responsável e correta”.

Moradora da Rua 06 há dois anos, a aposentada Cosma Isabel de Lima Alves, 59, aprovou a iniciativa. "Esperávamos isso há tantos anos. Facilitou o acesso e ficou melhor porque aqui era lama pura", relembrou. Gestor do município, Severino Otávio, conhecido como Branquinho, cravou: “O FEM é a salvação dos prefeitos”.

Ao destacar o valor R$ 1,5 milhão repassado em 2013 e 2014 para o município através do FEM, o secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, defendeu a importância da “mudança na forma de pensar e olhar”. “Nos desafios a gente vê oportunidades. E foi em um momento desafiador, lá atrás, que o então secretário da Fazenda, Paulo Câmara, criou o FEM", relembrou.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.