O Governo do Estado de Pernambuco vem a público esclarecer que o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu novo valor para o Piso Nacional do Magistério, que hoje é de R$ 1.917,78. Para garantir que nenhum professor receba abaixo do Piso Nacional, foi editada a Lei Estadual n° 15.465 de 08 de abril de 2015, que aumentou em 13,01% o valor do salário para os profissionais de nível médio. Os demais professores recebem salários superiores ao Piso Nacional.
O Governo do Estado informa que, depois de garantir o cumprimento do Piso Nacional para os professores da Rede Estadual de Ensino, iniciou o processo de diálogo e negociação sobre o reajuste salarial para os professores com nível superior. Mas, foi surpreendido pela decisão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), de romper o diálogo, decretando greve por tempo indeterminado, prejudicando os alunos e suas famílias.
Diante do contexto de crise econômico-financeira que o Brasil enfrenta, e na qual Pernambuco também está inserido, o Governo precisa aguardar o fechamento das contas relativas ao primeiro quadrimestre, que vai ocorrer no mês de maio, para poder, então, apresentar proposta de reajuste salarial.
O Governo do Estado ressalta que, não haverá negociação até que haja suspensão da paralisação e solicita aos professores o retorno ao trabalho, garantindo assim, o funcionamento normal de todas as escolas.
Governo de Pernambuco