Tudo caminha para a mudança da maioridade penal. Votações preliminares e articulações na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara demonstram que, quando for votada a proposta de emenda constitucional (PEC) da redução da maioridade penal, o projeto deve ser aprovado com facilidade. Setores e partidos contrários à redução, como PT, PSOL e PPS, além de instituições que cuidam de Direitos Humanos, resistem e protelam ao máximo essa votação. A proporção de deputados que apoiam para os que não querem a mudança na lei é de dois para um.
Alguns juristas, advogados e representantes de causas sociais buscam alertar para o perigo de diminuir a idade de colocar os jovens nos presídios. A maioria teme que em vez de diminuir, a criminalidade aumente.
A princípio, pode ser que a maioridade caia para os casos de crimes hediondos, que são os casos mais graves e que têm grande repercussão na mídia.
A verdade é que os deputados estão caminhando para a mudança e com o apoio da opinião pública, que espera que algo seja feito que mude a realidade de jovens cada vez mais jovens no mundo do crime.
Perguntamos aqui no blog se nossos e-leitores apoiam esta mudança, e o resultado não tem contestação, e olha que chegou a ser mais de 90%.