quinta-feira, 2 de julho de 2015

FACEBOOK: Governo Federal multiplica investimento em publicidade nas Redes Sociais. Blogs também têm recebido mais dinheiro.



O Governo Dilma e seus marketeiros perceberam a grande influência do Facebook na formação da opinião pública. Avalio até que a utilização da rede social, sem controle pela legislação eleitoral, acabou sendo fundamental para a reeleição da presidente, que soube realizar o debate de forma pessoal, possivelmente utilizando fakes (já reconhecidos pela comunicação do governo para influenciar comentários na internet), para multiplicar postagens e comentários pessoais sobre seus adversários, que acabaram por abalar credibilidades. 

A prova deste maior recurso das redes sociais vem com os crescentes investimentos de verba pública no Facebook. Dilma Rousseff chegou a se encontrar com Zuckerberg, mostrando o quanto entende a importância da sua rede social na sociedade brasileira contemporânea. Só não está conseguindo reverter a queda em sua popularidade, devido ao péssimo desempenho da economia e as denúncias de corrupção que chegam cada vez mais próximas do Palácio.

A verba estatal federal para o Facebook cresceu mais de 100% ao ano desde 2011. Somente em 2014 foram R$ 24 milhões, 118% a mais que no ano anterior. O valor supera o pago ao jornal e ao portal que mais ganharam no último ano da União.

No Facebook é mais fácil manipular. As informações responsáveis se misturam com muito lixo, e quando as pessoas de bem passam a compartilhar, ganham aspecto de credibilidade.

Blogs e sites parceiros, como o Brasil 247, têm também recebido mais recursos federais.

Paralelo a isto, os governistas fizeram ao longo dos últimos anos um processo de descrebilização de meios de comunicação tradicionais, além dos já antagônicos, como a Rede Globo, qualquer meio que venha a mostrar descaminhos do governo têm logo sua reputação debatida na internet, e principalmente lá, no Facebook.

Sobre informações do Blog de Fernando Rodrigues, do UOL Política

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.