Uma nota assinada pelo jornalista Magno Martins em seu blog, nesta quinta-feira, agitou Garanhuns, com a republicação em blogs e comentários nas rádios.
Magno Martins diz que o prefeito Izaías Régis está em céu de brigadeiro, tranquilo para a eleição do próximo ano, pois não tem candidatos competitivos que possam lhe tirar da cadeira. Magno cita apenas três, o vereador Sivaldo Albino, a advogada Claudomira e o empresário Ivan Gomes Jr. Aliás, a confiança é tanta que o prefeito já esnobou os três pré-candidatos. Tem batido constantemente na atuação parlamentar de Sivaldo, e em entrevista à Rádio Jornal há alguns meses, chamou Claudomira de "coitadinha" e mandou Ivan Jr. vender seus "ternozinhos".
Outros nomes também desejam participar do pleito, e não foram citados, a exemplo de Nivaldo Azevedo, Givaldo Calado, Rosa e Bartolomeu Quidute, Valter da CELPE, Paulo Camelo, Damásio, entre outros que ainda possam surgir durante o processo pré-eleitoral.
Na verdade Izaías está mesmo sem adversários neste momento, mas isto não quer dizer que não enfrentará um projeto moldado pelos partidos da oposição em Garanhuns e que integram a Frente Popular de Pernambuco. As lideranças que respondem pelas legendas na cidade têm buscado o fortalecimento da relação política, patrocinada pelas executivas estaduais, buscando unificar o discurso, para apresentar apenas um nome para as próximas eleições, e que possa ser competitivo. Esta será a grande dificuldade, juntar todos os descontentes com o atual governo em um único projeto. A insatisfação de parte da população com a administração tende a ir para o candidato que represente a mudança, naturalmente.
A confiança de Izaías vem de pesquisas, em seu poder, que mostram aprovação de seu governo, que somando ótimo, bom e regular daria 82%. A oposição tem números diferentes, que apontam reprovação em algumas áreas. Inclusive registra que na pesquisa do prefeito ele coloca regular como aprovação, o que não seria o correto.
A verdade é que se a eleição fosse hoje, de fato Izaías teria uma eleição tranquila, e pesquisas retratam o momento. Se a oposição quiser, ao menos, enfrentar com alguma possibilidade de vitória, o que já seria muito difícil, teria mesmo que se articular para uma candidatura única e conseguir dar visibilidade às críticas da população, geralmente nas áreas de saúde, educação e na periferia da cidade, onde não chegou LED, conteiners, cuidados de praças e asfaltos.
Mas a nota de Magno Martins, neste momento, não está longe da realidade.