Chamada pública irá selecionar cinco organizações sociais que atuam com adolescentes e jovens para receberem R$ 53 mil cada uma
Termina no dia 18 de outubro o prazo para que as organizações sociais inscrevam projetos no Edital Instituto Walmart – Viver Melhor Comunidade. Serão selecionadas cinco organizações que atuam com crianças e jovens no Brasil e cada uma irá receber R$ 53 mil.
A chamada pública tem como objetivo identificar, reconhecer e estimular o desenvolvimento de projetos de organizações da sociedade civil, voltados a práticas educativas que promovam a educação para valores e a cultura de paz.
Podem participar organizações, fundações, associações ou sociedades brasileiras de caráter não governamental e sem fins lucrativos, presentes em cidades com operação das bandeiras do Grupo Walmart (BIG, Walmart, Hiperbompreço, Bompreço, Mercadorama, Nacional, Todo Dia, Hiper Todo Dia, Maxxi e Sam’s) e que atuem com projetos voltados a adolescentes (12 a 17 anos) em condições de vulnerabilidade social.
Os proponentes devem, ainda, estar em dia com suas obrigações legais e registrados nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de suas respectivas cidades. Podem se inscrever organizações que tenham orçamento anual igual ou superior a 200 mil reais (referente ao ano de 2015). O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.iwm.org.br/edital.
A chamada pública acontece um momento simbólico para o Instituto Walmart, que está completando uma década de atuação no país e apresenta seu novo posicionamento, com a missão de criar oportunidades para as pessoas viverem melhor. O edital faz parte da plataforma “Viver Melhor Comunidade”, que está relacionada aos territórios de atuação da empresa e tem como ambição estabelecer conexões com as comunidades onde estão as lojas.
A iniciativa é uma parceria com o FICAS – Fundo Internacional Socioambiental (FICAS), organização sem fins lucrativos que atua no fortalecimento do papel estratégico das organizações sociais.
Processo de avaliação
A fase de avaliação dos projetos compreenderá as cinco etapas: (i) triagem das inscrições; (ii) Avaliação das fichas de inscrição e indicação dos projetos semifinalistas de acordo com os critérios definidos neste edital; (iii) envio e apuração documentação comprobatória; (iv) Visitas às organizações responsáveis pelos projetos semifinalistas; e (v) seleção e divulgação dos finalistas que receberam o apoio financeiro.
Os vencedores serão divulgados no site do Instituto Walmart (www.iwm.org.br) a partir do dia 12 de novembro de 2015.