Enquete no blog contou com quase 2 mil votos. Ruim para Lula. Bom para Marina.
O clima anda muito ruim para o PT. Principal partido investigado pela Operação Lava-Jato, que esmiúça desvios bilionários na Petrobras, com lideranças presas e provados laços de corrupção com empreiteiros, o partido vai amargando críticas e repulsa por todo o país, caindo até em regiões onde reinava, predominantemente pela distribuição de dinheiro através do Programa Bolsa Família.
A desaprovação recorde de Dilma Rousseff tem influenciado bastante para que o PT passasse pelo atual momento, pois a presidente é do partido, e seu governo, neste segundo mandato, reflete erros na condução político-econômica ao longo dos últimos anos, levando o país a um quadro recessivo. O próprio PT, por vezes, faz discursos de oposição ao seu próprio governo.
Esta rápida explanação acima é para explicar o resultado da nossa enquete aqui no blog, sobre as eleições para presidente em 2018. Embora não tenha recursos científicos, dá para ter uma noção do quanto o ex-presidente Lula tem sido abalado pelas investigações da Operação Lava-Jato e do desgoverno de Dilma Rousseff. O ministro Aloízio Mercadante, que seria o candidato de Dilma, caso Lula não voltasse, também não tem a simpatia popular.
E olha que estamos em uma região de primazia Lulista.
E olha que estamos em uma região de primazia Lulista.
O ultradireitista Jair Bolsonaro, à medida que soma aprovações, multiplica rejeições. Seu discurso de ódio, e de linha dura, conquista adesões, mas atormenta a sociedade.
O resultado foi bom para dois nomes com experiência em campanhas presidenciais: Marina Silva e José Serra.
No ninho dos tucanos, a artilharia petista está apontada para Aécio Neves, por conta da última campanha, e para Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, que tiveram resultados parecidos. Alckmin é criticado pela falta de políticas para a água, pela (in)segurança pública e agora pelas mudanças nas escolas de São Paulo. Mas ainda assim goza de aprovação popular. Pior para o prefeito da capital, o petista Fernando Haddad tem quase 50% de reprovação. Aécio é impactado pelas críticas eleitorais, já que o governo tenta mostrar que a crise é política, criada por aqueles que perderam a eleição. Serra navega em águas mais tranquilas, mas é somente a terceira opção no partido. Há até quem defenda sua saída, para concorrer de novo à presidência. O PPS está de portas abertas.
A grande vitoriosa da enquete foi Marina Silva, que finalmente conseguiu o registro do seu partido, o REDE. O bom resultado de Marina talvez seja porque não incite o ódio político nem esteja ligada a petistas nem a tucanos, neste momento. Como não pende para um lado ou para outro, não tem a rejeição do lado contrário.
Vejamos o resultado.
Em quais desses nomes você não votaria para presidente em 2018?
Lula - 17,92% (313 votos) Aloizio Mercadante - 16,08% (281 votos) Jair Bolsonaro - 13,45% (235 votos) Geraldo Alckmin - 13,05% (228 votos) Aécio Neves - 12,08% (211 votos) Michel Temer - 10,99% (192 votos) José Serra - 8,82% (154 votos) Marina Silva - 7,61% (133 votos) Total: 1747 votos |