Secretários e gestores de cultura de quatro estados estiveram reunidos, neste sábado, 29, para o 1º Encontro de Gestores de Cultura da Região Nordeste. A principal pauta da reunião, que contou com representantes do Ministério da Cultura (Minc), Janaína Rocha, e do Fundo Nacional de Artes (Funarte), Reinaldo Freire, foi o desenvolvimento de ações que incentivem o intercâmbio entre as produções culturais dos estados.
Um das principais ações definidas na reunião foi em relação a criação do projeto e do selo “Conexão Nordeste”, que será utilizado por todos os estados, nos projetos de intercâmbio que receberem incentivo público. O selo será lançado no dia 08 de janeiro do próximo ano, durante a programação do Encontro Cultural de Laranjeiras, em Sergipe.
Gestores de Cultura reunidos |
Além do projeto “Conexão Nordeste”, foi elaborada uma agenda de intercâmbio para alguns dos eventos dos primeiros meses de 2016. Entre os confirmados estão o Festival Sergipano de Artes Cênicas e o Encontro Nordestino de Cultura, ambos de Sergipe, o Festival de Inverno de Garanhuns, de Pernambuco e a Mostra Nordeste de Audiovisual. Esta deverá acontecer simultaneamente nos diversos estados, com intercambio de filmes, produtores e diretores.
A reunião contou ainda com a participação dos secretários de Estado da Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, e de Sergipe, Elber Batalha, além de representantes do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Esta semana, os gestores irão apresentar a proposta no Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, que acontece em Brasília.
“Acreditamos que estes diálogos entre os gestores de cultura são extremamente produtivos para o fortalecimento e consolidação de uma política cultural para a nossa Região. Juntos, os estados ganham força e através do intercâmbio ampliam, não só o incentivo e a visibilidade da cena artística local, como também promovem ao público, acesso a produções culturais de diferentes estados”, afirmou Elber Batalha.
Fonte: Ascom Secult
Clique: INFONET.COM.BR