sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Muita chuva em Garanhuns





Garanhuns foi um dos municípios do Agreste pernambucano a registrar forte chuva entre o fim da tarde e começo da noite dessa quinta-feira (14). Raios e trovões também marcaram a tempestade – comum durante o verão e que marcou 48mm como maior valor de precipitação. A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) atendeu cerca de 15 ocorrências em mais de seis horas de plantão. Previsão é que chuvas voltem a cair nos próximos dias, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

As chuvas desta quinta-feira se estenderam durante aproximadamente três horas. Mais de 90% do total de chuva ocorreu dentro de apenas 1 hora, informou a Apac. “O principal sistema meteorológico que ocorre no verão, sobre o estado de Pernambuco, é o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que provocam pancadas de chuvas de forma significativa devido as nuvens do tipo convectivas que são geradas”, explica o meteorologista Roni Guedes.

O centro da cidade teve vários pontos de alagamento, incluindo a rua Dom José e a rua Cleto Campêlo. A Defesa Civil trabalhou com o apoio de voluntários e das secretarias de Assistência Social e Serviços Públicos no monitoramento de áreas de risco. Árvores caíram na rua Capitão Tomás Maia; várias ruas do bairro Severiano de Moraes Filho e da comunidade Manoel Chéu tiveram danos na pavimentação e drenagem pela força da água.

A sede da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), localizada no bairro Heliópolis, foi inundada e a água chegou a meio metro de altura nas salas da instituição. Um portão foi arrancado e o muro caiu. Devido aos estragos, a autarquia funcionará apenas em expediente interno até a segunda-feira (18), para limpeza e levantamento dos prejuízos.

De acordo com o agente Fábio Antônio, não houveram pessoas feridas e os trabalhos da Defesa Civil foram concluídos por volta das 22h. “Nós passamos pelas localidades que mais exigem atenção e continuaremos atentos à previsão para os próximos dias. Nossa indicação é que as pessoas fiquem atentas e a qualquer situação de vulnerabilidade, nos acionem”, reforça.

A Secretaria de Serviços Públicos está atuando na limpeza das áreas mais afetadas. 

Para emergências em outros casos de enxurradas bruscas, a população pode ligar para o telefone (87) 3762.7059 – das 8h às 14h –, que direciona a solicitação para a equipe de Defesa Civil; em outros horários, o Corpo de Bombeiros pode ser chamado pelo 193.

Previsão do tempo – A Agência Pernambucana de Águas e Clima informou que durante o fim de semana a região de Garanhuns deve continuar registrando chuvas, porém mais fracas e isoladas.

Informações da SECOM Garanhuns
Fotos: Cloves Teodorico e Defesa Civil

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.