segunda-feira, 16 de maio de 2016

Ministros, políticos e jornalistas debatem cenário pós-impeachment‏ em Pernambuco



Analisar, discutir e apontar alternativas para o novo momento econômico e político do País diante dos últimos fatos políticos que culminaram com o afastamento da presidente Dilma Rousseff por 180 dias. Esse é um dos objetivos do 1º Seminário “Brasil- Cenário e Perspectivas”, promovido pelo IBCJUS e que vai colocar o Recife como a capital do Brasil por dois dias. 

Ministros do Governo Temer
O evento que terá a palestra de abertura com o historiador, sociólogo e escritor, Marco Antonio Villa, acontecerá nos dias 3 e 4 de junho no Mercure Recife Mar Hotel, em Boa Viagem. Será o primeiro evento no Brasil a propor uma narrativa sobre o panorama nacional após o impedimento da presidente. Nas mesas, nomes de inquestionável quilate como Everardo Maciel (ex-secretário da Receita Federal) e Deltan Dallagnol (coordenador da Operação Lava-Jato), além de juristas como os ex-ministros Carlos Ayres e Nelson Jobim. O historiador vai abordar o tema "O Brasil Pós-Impeachment" e dará uma visão do legado que os Governos de Lula e Dilma deixam para o país.

O seminário vai trazer ainda ao Recife um dos mais importantes políticos da história recente da República, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) que detonou o chamado "escândalo do mensalão" e, recentemente, no programa Roda Viva, da TV Cultura, fez revelações surpreendentes sobre, Eduardo Cunha (PMDB) e o ex-presidente Lula. 

No painel sobre o "O impeachment na visão política" foram convidados o ministro da Educação e Cultura Mendonça Filho (DEM-PE) e os senadores Raimundo Lyra (PMDB-PB), Armando Monteiro (PTB-PE), Cristóvão Buarque (PPS-DF), Álvaro Dias (PV-PR), Miro Teixera (PMDB - RJ) e Paulo Teixeira (PT -SP). Além de ser a primeira discussão sobre o Brasil que emerge para um novo ciclo, tenho certeza que o debate irá ajudar na formulação de novos alternativas para os impasses que vivemos e as reformas que a sociedade exige", afirmou o coordenador do evento e presidente do Instituto, Adeildo Nunes.

A programação também inclui um painel sobre a cobertura da mídia nacional e internacional, que vai trazer à capital pernambucana os jornalistas , Cristiana Lobo (GloboNews), Carla Jimenez (editora-chefe do El País), Orlando Brito (considerado um dos maiores fotógrafos do Brasil), João Luiz Vieira (com passagens por Época, Folha de S. Paulo e Estado de S.Paulo) e Laurindo Ferreira (redator-chefe do Jornal do Commercio, do Recife). "A imprensa sempre teve um papel de protagonismo nos episódios que culminaram com o afastamento de dois presidentes", lembrou o jornalista Ricardo Antunes, um dos coordenadores do seminário.

Haverá ainda a discussão sobre os caminhos de nossa economia com um painel que contará com a presença de empresários como Celso Muniz Filho, Mauricio Rands, e o presidente da LIDE-PE, Drayton Nejaim Filho. O escritor e publicitário José Nivaldo Júnior também fará uma palestra sobre "Maquiavel nos dias atuais". A advogada e doutora pela USP, Renata Di Pierro, vai abordar o tema " O processo participativo do cidadão" abordando o que pode ser o renascimento de uma nova cidadania brasileira diante das maiores manifestações que o país assistiu. O encerramento ficará a cargo do economista e ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel, que abordará gastos públicos e a importância de uma reforma tributária. 

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas antecipadamente através do site do IBCJUS. O investimento é no valor de R$ 290 (inteira) e R$ 145 (meia-entrada para estudantes) com direito a certificado. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (81) 3423 5100.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.