CONDEPE/FIDEM DISPONIBILIZA PLANO COM DIRETRIZES PARA BOM CONSELHO
Está disponível na Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem o Plano de Desenvolvimento Sustentável da área de influência do município de Bom Conselho, localizado na Agreste Meridional do Estado. Trata-se de um documento, elaborado em forma de cartilha, onde estão sistematizados os perfis socioambiental e econômico e as diretrizes para o controle urbano e ambiental do território composto por 12 municípios, que forma a principal bacia leiteira do Estado.
O volume é composto por 112 páginas e dividido em cinco blocos temáticos intitulados : Um Plano para o Desenvolvimento Sustentável; Caracterização da Área; Situação da Área de Influência; Diretrizes, estratégias e Proposições; e, Por um Desenvolvimento Sustentável. O documento foi escrito em uma linguagem simples e sintética e ilustrado com registros fotográficos e também gráficos com indicadores da região. Nele pode-se encontrar uma leitura da região, em seus aspectos físico-geográficos e uma avaliação das principais instituições.

A cartilha resultante do Plano foi distribuída recentemente na região, com prefeitos e outros participantes de oficina de trabalho, durante o encerramento desta ação. Os interessados podem procurar a sede da Agência Condepe/Fidem, na rua das Ninfas, 65, na Boa Vista ou através do fone 3182.4438. Futuramente o documento será disponibilizado também no site da entidade.
Na conclusão do volume estão listadas as diretrizes divididas em quatro itens. As diretrizes físico ambientais foram divididas em cinco subitens : Promover ações de Educação Ambiental, combater os processos de assoreamento dos cursos de água e dos reservatórios, implementar e/ou ampliar o sistema de saneamento ambiental, assegurar a conservação da biodiversidade e, estimular o desenvolvimento de atividades turísticas. Já as sociais apontam para Moradia e infraestrutura urbana e rural, qualificação e oportunidades e, Educação e Desenvolvimento Humano.
As diretrizes econômicas subdividem-se em dois grupos : Assegurar e dinamizar a produção sustentável, com inovação e competividade e, incentivar e dinamizar o ecoturismo e o turismo rural. Já as institucionais voltam-se para : apoiar e ampliar as atividades desenvolvidas pela sociedade civil organizada e, planejar os investimentos na região, de forma dialogada entre os poderes públicos e os atores locais.

Foram contemplados os municípios de Águas Belas, Bom Conselho, Brejão, Buíque, Iati, Itaíba, Lagoa do Ouro, Pedra, Saloá, Terezinha, Tupanatinga e Venturosa. "A delimitação desta área considerou, dentre outros aspectos, a localização dos produtores de leite e dos fornecedores de bens e serviços, principalmente aqueles ligados ao Complexo Agroindustrial da Lactalis", explica o diretor executivo de Apoio à Gestão Regional e Metropolitana da Agência Condepe/Fidem, Luciano Pinto. O plano foi construído em quatro etapas : elaboração da metodologia e mobilização social: caracterização e diagnóstico situacional; diretrizes, estratégias e proposições; e, estruturação do plano.