http://www.inaldosampaio.com.br/
A partir desta segunda-feira (12), o Supremo Tribunal Federal será comandado por uma mulher: a ministra Carmem Lúcia, mineira da cidade de Montes Claros.
Ela tem 62 anos e foi nomeada para o STF pelo então presidente Lula, a quem convidou para participar de sua posse. Carmem Lúcia é solteira, costuma dirigir o próprio carro e não costuma fazer concessões em matéria penal.
No julgamento do “mensalão”, por exemplo, ela considerou um absurdo a tese dos advogados de defesa de que houve apenas a prática do “caixa dois”.
Disse ela: “Acho estranho e grave que alguém diga com tranquilidade que houve caixa dois. Caixa dois é crime, é uma agressão à sociedade. Dizer isso no Tribunal me parece que é grave porque passa a ideia de que ilícito pode ser praticado e tudo bem. Não é tudo bem”.
Por outro lado, quando o STF confirmou a decisão do ministro Teori Zavascki de mandar prender o então senador Delcídio do Amaral, Carmem Lúcia disse o seguinte:
Inaldo Sampaio |
Quando relatou a Ação Direta de Inconstitucionalidade que pretendia proibir o lançamento de biografias não autorizados pelo biografado ou seus familiares, declarou: “Cala a boca já morreu, quem disse foi a Constituição”.
Semana passada, a ministra Laurita Vaz assumiu a presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
http://www.inaldosampaio.com.br/
http://www.inaldosampaio.com.br/