fonte: Brasil.gov.br
O Ministério da Saúde repassou R$ 900 mil para a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do município de Garanhuns (PE), para aquisição de equipamentos médicos, móveis, material de escritório e material permanente para três unidades da rede.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, enfatiza a importância do fortalecimento da Raps nos municípios. “A aquisição de equipamentos para a implantação da Residência Terapêutica é altamente relevante na formatação da saúde mental como instrumento de cuidado e atenção psicossocial”, completa.
A Rede de Atenção Psicossocial (Raps) é organizada a partir de sete componentes: Atenção Básica, Atenção Psicossocial Especializada, Atenção de Urgência e Emergência, Atenção Residencial de Caráter Transitório, Atenção Hospitalar, Estratégias de Desinstitucionalização e Estratégias de Reabilitação Psicossocial.
Os principais atendimentos são realizados nos 2.338 Caps espalhados por todos os estados e no Distrito Federal, nos quais o usuário recebe atendimento próximo da família e de seu território, assistência multiprofissional e cuidado terapêutico conforme o quadro de saúde.
Há também possibilidade de acolhimento noturno e/ou cuidado contínuo em situações de maior complexidade quando há avaliação da equipe de referência para isto.
A quantidade de Caps no País cresceu 1.479,7% entre 1998 (148) e 2016 (2.338), e 692,5% desde quando o Ministério da Saúde começou a habilitar os centros, em 2002. No final de 2001, eram 295 Caps.
Complementam a rede ainda o atendimento hospitalar, para internações de curta duração em hospitais gerais e como parte de um projeto terapêutico. Desde 2012, foram habilitados 1.013 leitos de saúde mental em 336 hospitais gerais.
Entre todos os serviços estratégicos, ações e investimentos em obras da saúde mental, o investimento federal foi de cerca de R$ 1,3 bilhão em 2015. O financiamento do SUS é tripartite (União, Estados e municípios) e os incentivos federais cobrem apenas parte do custo total dos serviços de saúde.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde