domingo, 7 de maio de 2017

A atual situação do Aterro Sanitário de Lajedo




Para quem quiser visitar o aterro sanitário de Lajedo, um dos mais eficientes da região por receber resíduos de cidades como Jucati, Jurema, Cachoeirinha, Ibirajuba e São Bento do Una – ele está apto como nunca e com nova licença de operação (LO) da Agência Estadual do Meio Ambiente - CPRH. Entre as 16 adequações exigidas, todas foram cumpridas pela Prefeitura de Lajedo, através da Secretaria Municipal de Planejamento.

As ações de remediação com soluções técnicas compatíveis permitem Lajedo entrar novamente para o grupo de municípios da região que estão conforme com o CPRH (Controle da Poluição Ambiental e de Administração de Recursos Hídricos). A averbação da reserva legal do empreendimento sinaliza o tempo de vida útil, a recirculação no processo de decomposição que deve ser respeitado, a drenagem de água pluvial, de gases, os acessos e o controle de processos erosivos.

Foram implantados 4 poços de monitoramento, e em breve mais 2 serão feitos para verificar contaminação do subsolo e das águas subterrâneas. A presença de uma engenheira ambiental e a constante visita do secretário de planejamento tem acelerado o processo. “Todas as células estão em ordem, a balança e a limpeza dos arredores incluindo o caminho da rota que leva até o aterro e à Escola Ambiental”, explicou Letícia Cavalcante responsável pela engenharia ambiental.

O órgão regulador, CPRH já avisou que todos os requisitos foram aprovados. No momento, Lajedo só aguarda a licença oficial no sistema, pois na prática já possui e funciona com folga em saber que está totalmente apropriado e com responsabilidade. Um ponto importante sobre Saúde Pública que ainda incomoda é falta de seleção do lixo por parte da população, segundo Cícero Júnior secretário de planejamento “em breve vamos apresentar novidades para a população colaborar”, conta.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.