Estado ficou em primeiro lugar no Brasil na transparência de informações ao cidadão
Pernambuco conseguiu pela primeira vez a nota 10 na Escala Brasil Transparente, elaborada pela Controladoria Geral da União que efetua o levantamento em milhares de municípios e em todas as unidades da federação e no Distrito Federal.
A CGU utiliza o levantamento para mobilizar o País contra a corrupção, usando para este fim a correta aplicação da Lei de Acesso à Informação que determina como os dados sobre o dinheiro público e as ações dos governos estaduais ficam disponíveis para consulta de qualquer cidadão ou entidade. Doze itens são checados e o foco principal é no modo como as informações ficam no Portal da Transparência e se elas realmente correspondem ao que as pessoas procuram saber das finanças oficiais.
Controle das contas: Governador Paulo Câmara tem atuação destacada no país |
A Escala Brasil Transparente está em sua terceira edição. Em Pernambuco a pesquisa foi encerrada em janeiro deste ano. O Ministério da Transparência responde pelo processo e, no Estado, cabe à Ouvidoria Geral atender as demanda encaminhadas pelo Governo Federal. O objetivo é dar ao cidadão condições de controlar o bom uso do dinheiro público e a destinação das verbas orçamentárias. Tudo para combater a corrupção.