sábado, 22 de julho de 2017

Garanhuns perde Iran Pessoa, Gente Fina de Primeiríssima Qualidade!

De muitos amigos e histórias, Iran Pessoa era um livro vivo da história da comunicação em Garanhuns. História que ia além do rádio, principalmente a Difusora e a Sete Colinas, mas de outras emissoras de Pernambuco e Alagoas. E também a Nari Propaganda, com seu estúdio e carro de som, que passeava com seus clientes pelas ruas de Garanhuns. Nas emissoras de Garanhuns estava em casa, e na sua última emissora, Sete Colinas FM, sempre foi tratado com o respeito e carinho que merecia.

Lembro do seu "Amanhecer Sertanejo" na Rádio Difusora, começava às quatro da manhã, e minha vó que acordava sempre cedo, fazia do programa a trilha sonora do despertar de todos nós. As andorinhas sempre voltavam. Era um tempo que apareciam as duplas mais modernas, e Iran selecionava as melhores para tocar junto com os grandes e verdadeiros nomes da música caipira. Sempre teve bom gosto e tocava o que realmente prestava. Da época também, lembro seu carro na Av. Santo Antônio, tocando músicas, publicidades e mensagens de natal, marcando o final de ano na cidade. 

Tenho Iran Pessoa como um dos grandes ídolos do rádio, daqueles nomes que marcaram época, e Garanhuns tem uma série deles, a maioria recepcionando seu Iran no céu. O radialista criou seu estilo e foi fiel a ele durante toda sua história profissional, seja em rádio ou em qualquer outra atividade na área.

Quando gravei meu primeiro CD, o estúdio foi de o Iran, ali, pertinho do SESC, que Roberto Lima alugava na época. Durante alguns dias pude conversar com aquele senhor que tinha tantas histórias. Simples, cordial e responsável, Iran era a imagem que eu tinha feito em minha infância.

Com mais de 80 anos, não deixou seu ofício, pois era seu trabalho e seu prazer.

Soubemos de sua morte na noite desta sexta-feira (21). A comunicação regional, e do interior do estado fica mais pobre, muito mais pobre. Perdemos um profissional competente e compromissado com seu trabalho e as emissoras pelas quais passou. Deixa um legado.

Hoje o amanhecer não foi sertanejo nem teve animação, não teve o abraço carinhoso nem aquelas citações que sempre fazia. Garanhuns está em silêncio.

O velório acontece na Funerária Suíssa, e o féretro acontece às 16h.

Registramos aqui os sentimentos da minha família, e creio que de toda uma legião de amigos e fãs de Iran Pessoa. Como bem lembrou Carlos Eugênio, um dos bordões do radialista, "Gente Fina de Primeiríssima Qualidade!".

Vai fazer uma falta danada! Olha o vídeo que Edcarlos Garotinho filmou e Carlos Eugênio publicou em seu blog. Vejam como era elegante, responsável e apaixonado pelo rádio o nosso Iran Pessoa!


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.