A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) realiza em Garanhuns, nesta sexta-feira (04), um evento sobre o potencial de produção de vinhos de altitude na região do agreste pernambucano.
Na ocasião, serão apresentados os resultados da implantação e avaliação de cultivares de uvas viníferas na cidade de Brejão-PE, realizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).
O dia de Campo “Vinhos de altitude no Agreste Pernambucano: A aptidão de uvas Viníferas na Região de Garanhuns” contará com uma palestra intitulada “Comportamento Agronômico e potencial Enológico de Uvas Viníferas na Região de Garanhuns”, que irá trazer os dados sobre a adaptação das cultivares às condições da região, apresentados pela pesquisadora da Embrapa Patrícia Coelho de Souza Leão e pelo professor da UFRPE Mairon Moura da Silva.
A palestra também contará com a participação da pesquisadora da Embrapa Aline Telles Biasoto Marques, que irá apresentar dados sobre o processamento e a qualidade dos vinhos elaborados a partir das uvas produzidas na área experimental, em Brejão-PE. Ao final, será realizada uma degustação dos primeiros vinhos da região, que foram elaborados no Laboratório de Enologia da Embrapa Semiárido.
O público do evento é formado por representantes das secretarias estaduais e municipais de turismo e de agricultura, empresas de assistência técnica, empreendedores e setor financeiro.
Reebemos o convite e estaremos presentes para conferir esta que se trata como uma interessante alternativa, não só agrícola, mas também para o desenvolvimento do enoturismo na região.
O evento acontece às 16h30 na Chácara Vale das Colinas, em Garanhuns, entrando no Km 98 da BR-424, depois seguindo as placas.
Estarei lá, depois conto pra vocês.