quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Escola de Aplicação da UPE Garanhuns, de novo, entre as melhores do estado!

Adelma Elias (GRE Agreste Meridional), Pedro Falcão (Reitor da UPE) e Vânia Rodrigues (diretora da Escola de Aplicação da UPE Garanhuns) comemoram resultado do IDEPE


As Escolas de Aplicação da Universidade de Pernambuco (UPE) no Recife (Escola do Recife), na Mata Norte, em Garanhuns e em Petrolina foram destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) no ano de 2016. Para marcar o feito, o governador do Estado, Paulo Câmara, comandou solenidade, ontem (28/08) no Palácio do Campo das Princesas, quando agraciou seis municípios, 12 escolas e seis gerências regionais que obtiveram os melhores resultados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A nota média do Idepe para 2016 foi de 4,1, ultrapassando o índice nacional (Ideb) que é 3,5.

“Estamos satisfeitos com os resultados alcançados, mas cientes de que precisamos continuar a melhora, a avançar. O que foi apresentado aqui, mostra uma evolução muito importante de todas as regiões. E todas essas conquistas são frutos de uma construção que tem dado resultados, que tem mostrado ano a ano a melhoria do ensino público em Pernambuco”, pontuou. Paulo ainda defendeu que a educação integra a agenda do futuro. “Nós não poderemos resolver a agenda do presente sem pensar e desenvolver a educação. É com a educação que vamos transformar o futuro das próximas gerações”, reforçou.

O secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio, defendeu que os índices pernambucanos vêm, cada vez mais, se destacando nacionalmente. “Hoje é um dia de muita comemoração para a educação do nosso Estado. Pernambuco é o primeiro Estado do Brasil que começa a ter desempenho acima de nota quatro nas escolas públicas da Rede Estadual. Nós já somos oficialmente, pelo MEC, o Estado que tem o melhor desempenho nacional. Mas o que nós mais comemoramos não é apenas a nota, é a evolução. Nós somos o único Estado no Brasil que, nos últimos dez anos, evoluiu todos os anos. E isso é um trabalho que tem que envolver toda a rede. Isso envolve um trabalho muito grande dos professores, dos gestores das escolas, dos estudantes e das famílias, que estão cada vez mais acreditando no nosso trabalho”, ressaltou.

IDEPE - Realizado anualmente, o ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco acompanha o desempenho da educação pública no Estado e considera dois critérios, os mesmos usados para o cálculo do índice nacional (Ideb). São eles: fluxo escolar e proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio.

Rede Estadual

Escolas parceiras (Anos Finais do Ensino Fundamental)

1º Lugar: Escola de Aplicação do Recife - UPE (IDEPE 7,91)
2º Lugar: Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra - UPE - Garanhuns (IDEPE 7,03)
3º Lugar: Colégio da Polícia Militar - Petrolina (IDEPE 6,71)

Escolas parceiras (Ensino Médio)

1º Lugar: Escola de Aplicação do Recife - UPE (IDEPE 7,28)
2º Lugar: Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra - UPE – Garanhuns (IDEPE 5,88)
2º Lugar: Escola de Aplicação Professor Chaves - UPE – Nazaré da Mata (IDEPE 5,88)


Com informações da SEI / Imprensa da Universidade de Pernambuco

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.