GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

SECRETARIA DE SAÚDE ESCLARECE NOTA DO SINDACS EM GARANHUNS

Recebemos e publicamos uma nota do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias em que reclamava a falta do pagamento do PMAQ neste mês de janeiro, problema reconhecido pela prefeitura, e citamos ainda que um dos representantes do sindicato havia constatado falta de "gaze" em um Posto de Saúde. 

Com a responsabilidade que pauta este blog há quase nove anos, com as pessoas assumindo suas informações, deixamos aberto o espaço para que todos possam dar suas versões, principalmente, neste caso, a Prefeitura de Garanhuns. Recebemos até uma ligação da Secretária de Saúde, Nilva Mendes, que contestou a notícia, a quem pedimos a nota de esclarecimento que contradiria o SINDACS. A nota abaixo explica a situação do PMAQ, contesta falta de material e fala ainda de boatos sobre redução de salários (não falamos sobre isso, em outra postagem o sindicato afirmou que está sem aumento há alguns anos e que entrou na justiça).




"Sobre a nota publicada pela subsede Garanhuns do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias (Sindacs/PE), em relação ao pagamento do Programa de Melhorias e Acesso à Qualidade (PMAQ), do governo federal, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que cumpre com todos os seus repasses federais e busca, incansavelmente, a melhoria nas condições de trabalho de sua equipe. O valor referente ao pagamento do mês de novembro de 2017, dessa gratificação, não foi pago neste mês de janeiro de 2018 em decorrência de uma reorganização da folha de pagamento. Portanto, o pagamento ficou para ser efetivado no próximo mês (fevereiro).

Estoque de material (gaze) no Posto de Saúde
Sobre a questão da falta de material de atendimento na Unidade Básica de Saúde da Vila do Quartel, a Coordenação de Saúde Bucal esclarece que houve um mal-entendido com o denunciante e publicação em si do blog. A paciente buscou atendimento odontológico na última segunda-feira (22), ao ser atendida confirmou-se a necessidade de retirada de quatro dentes da mesma. Por ser um procedimento delicado, o dentista optou por agendar o referido procedimento para o dia seguinte (ontem), quando o procedimento aconteceu normalmente. Não há falta de material (gaze), conforme também publicado. Encaminhamos, em anexo, imagens do estoque odontológico, provando o esclarecimento (foto ao lado).

Esclarecendo sobre informação de redução de salários de profissionais de enfermagem, a Secretaria de Saúde esclarece que tudo não passa de um boato criado, pois não haverá mudança no pagamento dos mesmos.

...

Por fim, a titular da Saúde, Nilva Mendes, assim como todo o governo de Garanhuns, esclarece que sempre esteve e está à disposição da imprensa local para elucidar quaisquer dúvidas da população, que busca os veículos de comunicação para serem atendidos, seja enquanto titular da pasta ou por meio dos assessores de imprensa.

O governo também reconhece a importância dos sindicatos no ambiente democrático, mas entende que o papel deles deve ser feito de maneira responsável e não divulgando informações equivocadas à população para outros fins.

Secretaria de Saúde de Garanhuns"

DESTAQUES DO BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.