Após uma vista técnica realizada pelos peritos do Ministério da Educação no final de janeiro deste ano, a Secretaria de Regulamentação e Supervisão da Educação Superior do MEC divulgou as cidades que estão aptas para terem instaladas as novas faculdades de Medicina do País e Arcoverde está entre elas, segundo confirmou o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB).
Segundo o parlamentar trabalhista, os técnicos constataram em sua visita que a estrutura do sistema de saúde pública de Arcoverde e região tem a capacidade de receber os novos alunos de Medicina.
“Investimos quando prefeito para recuperar a saúde do município, ampliando em 70% o número de Programas de Saúde da Família, ampliando em quase 100% a cobertura dos ACSs que foram efetivados. Abrimos o sistema de policlínicas com a instalação de uma na Boa Esperança e outra no São Cristóvão, trouxemos a UPA de Especialidades, reforçamos o quadro de pessoa médico, criamos o centro de especialidades médicas e com isso elevamos o índice de desenvolvimento municipal na área da saúde em mais de 63% segundo a Firjan (em 2005 era 0.4341 e em 2012 foi para 0.7107)”, disse o deputado Zeca Cavalcanti.
Em dezembro de 2017, ao lado do Ministro da Educação, Mendonça Filho, o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) anunciou que Arcoverde estaria incluída no edital de município pré-selecionados para receber o curso de Medicina em Pernambuco o que foi confirmado pelo ministro em entrevista à rádio local. Na entrevista, o ministro ressaltou o empenho e o pedido feito pelo parlamentar para que Arcoverde fosse contemplada com uma faculdade de Medicina.