Estão abertas, até o dia 18 de maio, as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2018. Podem participar estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico de todo o país, com idade máxima de 19 anos. A olimpíada científica está dividida em duas modalidades: a teórica e a prática. A inscrição é totalmente gratuita e deve ser feita pelo site: www.obr.org.br
O objetivo da OBR é estimular o aprendizado de conceitos e conteúdos curriculares de todas as etapas de ensino através de uma ferramenta lúdica, didática e motivadora: a robótica. Na modalidade teórica, os alunos não precisam ter conhecimento específico de robótica. As provas, que serão realizadas nas escolas, são elaboradas por uma comissão de professores e todas as questões envolvem conteúdos ensinados no Ensino Fundamental e Médio para resolver problemas práticos do dia a dia, a partir da robótica.
Já a modalidade prática consiste em um desafio: considerando a simulação de um desastre natural, as equipes de até quatro alunos recebem a missão de construir um robô completamente autônomo, ou seja, sem controle remoto, capaz de navegar por um terreno acidentado, localizar vítimas e resgatá-las.
Os inscritos na modalidade prática deverão participar de eventos regionais e, conforme sua classificação, das etapas estaduais e da final nacional, que ocorrerá em João Pessoa, entre os dias 6 e 10 novembro de 2018.