terça-feira, 5 de junho de 2018

Se a eleição fosse hoje, Paulo poderia ganhar em Garanhuns. Grupo do prefeito se divide entre Armando e Marília

Izaías liberou lideranças ligadas ao governo para apoiar Marília Arraes (PT) contra o governador

Antes de discorrer sobre o título da postagem, é importante lembrar que Garanhuns é uma das cidades mais importantes governadas pela oposição no estado. O prefeito Izaías Régis (PTB), correligionário de Armando Monteiro (PTB), faz questão de criticar o governador Paulo Câmara em todas as suas entrevistas. 

Izaías, o vice Haroldo e Alcindo com Marília em encontro em Garanhuns
Levando em consideração que tenhamos três candidatos competitivos neste momento, o próprio governador, Armando e Marília Arraes (PT), podemos projetar uma análise, não baseada em números, pois não existem pesquisas locais autorizadas para divulgação, mas constatando a divisão no grupo político do atual prefeito, com parte dele indicando apoiar a candidata petista, se esta conseguir dobrar o PT Nacional e seguir com sua candidatura.

Na Câmara Municipal, o próprio líder do Governo Izaías, vereador Alcindo Correia (PCdoB) é um dos coordenadores da campanha de Marília na região. Outro vereador de Garanhuns, Audálio Filho (PSDC), está viabilizando sua candidatura a deputado estadual, e demonstra simpatia pela petista. Izaías optou por apoiar Álvaro Porto (PTB), ex-prefeito de Canhotinho, para deputado em Garanhuns.

Para federal, Izaías deve seguir com Jorge Corte Real. Do lado do governador, quem deve sair majoritário em Garanhuns é João Campos (PSB), filho de Eduardo Campos, em dobradinha com Sivaldo Albino (PSB).

Outros importantes nomes do governo municipal não escondem que preferem Marília a Armando, e até o prefeito chegou a dizer que votaria na vereadora do Recife para governadora em um eventual segundo turno contra Paulo. Em um ato falho, imaginou Armando em terceiro lugar, o que seria uma tragédia para o senador não chegar sequer no segundo turno. Não tem sido comum encontrar defesas da sua candidatura, talvez por isto, a travessia. Tem muita gente reprovando Armando por ter deixado Lula e seguido com o grupo ligado a Michel Temer.

PSB quer apoio de Lula para Paulo
Em 2014, a vitória de Armando foi magra em Garanhuns, girou em torno dos 3%, o que se fosse pesquisa seria empate técnico. É claro que na época teve a comoção da morte de Eduardo, mas agora tem a força do instrumento da reeleição.

Assim, com o grupo de Armando dividido em Garanhuns, parte no palanque de Marília, não seria nenhum exagero imaginar a vitória de Paulo no Quartel General do PTB no estado.

Mas até outubro, ou melhor, até julho, ou ainda, esta semana, muita coisa pode mudar. A candidatura de Marília vai ainda a debate com a Executiva Nacional do PT, que se resolver pela aliança com o PSB, vai mudar os cenários local, estadual e nacional totalmente.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.