quinta-feira, 5 de julho de 2018

Em Garanhuns, Paulo Câmara fortalece educação profissional do Agreste Meridional com entrega da Escola Técnica Estadual Ariano Vilar Suassuna

A nova unidade recebeu um investimento de R$ 10 milhões e contemplará 1.300 alunos de Garanhuns e da região










GARANHUNS – O governador Paulo Câmara entregou, nesta quinta-feira (05.07), mais um equipamento público para fortalecer a educação de Pernambuco: a Escola Técnica Estadual (ETE) Ariano Vilar Suassuna, neste município, localizado no Agreste Meridional do Estado. 

A nova unidade de ensino, a 43a entregue, recebeu um investimento da ordem de R$ 10 milhões e beneficiará 1.300 estudantes de Garanhuns e de toda a região. A ETE irá ofertar cerca de 250 vagas em cursos técnicos nas modalidades de Ensino à Distância (EaD) e Subsequente.

“Fizemos questão de vir aqui hoje inaugurar essa escola que, no segundo semestre, já vai oferecer cursos técnicos para os alunos e também terá ensino à distância. No primeiro semestre de 2019, iniciaremos os cursos e, em breve, mais de 1.500 alunos estarão estudando aqui na Ariano Suassuna. Essa escola técnica é a 43ª que nós inauguramos. Ela tem um padrão de qualidade que é para o professor saber que tem condições de ensinar e para o aluno saber que terá condições de aprender e, principalmente, poderá realizar sonhos”, afirmou o governador Paulo Câmara.
Sobre a homenagem feita ao escritor Ariano Suassuna no nome da escola, Paulo registrou que é muito pequena diante do que ele representa para a cultura do País. “A Escola leva o nome de uma pessoa que tanto bem fez para Pernambuco, tanto bem fez ao Brasil, que foi Ariano Suassuna. É com gestos como esse que a gente deixa viva a memória dele. E os jovens que aqui vão estudar serão os grandes responsáveis para, no futuro, continuar levando o que Ariano pregava: um país mais justo e solidário e um Nordeste cada vez mais desenvolvido”, registrou.

A ETE será composta por seis blocos interligados por passarelas cobertas: auditório, bloco de acesso e biblioteca, bloco de serviços e vivência, quadra poliesportiva coberta - com vestiários e sala multiuso - laboratórios especiais e um bloco pedagógico/administrativo. Este último é dividido em 12 salas de aula e laboratórios de Biologia, Química, Física, Matemática, Línguas e Informática.

O processo seletivo da unidade de ensino, previsto para ser iniciado ainda este mês, irá ofertar cerca de 250 vagas em cursos técnicos nas modalidades de Ensino à Distância (EaD) e Subsequente. São eles: Administração, Biblioteconomia, Design de Interiores, Logística, Multimeios Didáticos, Recursos Humanos, Secretaria Escolar e Segurança do Trabalho.

O secretário de Educação, Fred Amâncio, explicou que essa é a escola técnica de número 43 entregue, mas que outras 7 ainda serão inauguradas. “Foi uma obra construída com muita agilidade. Era um sonho antigo aqui da cidade de Garanhuns ter uma escola técnica estadual. Por ser a maior cidade da região, tem uma demanda grande de estudantes por oferta de educação profissional. O Estado avançou muito e esse é um compromisso grande do governador Paulo Câmara: de não apenas ampliar a rede de escolas técnicas estaduais, mas também ampliar a rede de escolas em tempo integral”, pontuou Fred.

Neto de Ariano Suassuna, João Suassuna agradeceu a homenagem ao avô e falou da alegria e emoção que sentiu pelo reconhecimento. “Quero agradecer enormemente essa homenagem. Garanhuns tem uma simbologia grande para Ariano. A última aula-espetáculo que ele deu foi aqui. Ele exercia essa missão de ensinar com muito amor e dedicação, por isso, a chama do legado de Ariano continua aceso e é eterno”, disse João.

Vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente agradeceu ao governador Paulo Câmara pela entrega da escola, destacando que a educação profissional do município tem tido grandes avanços. “Em nome da população de Garanhuns, quero agradecer porque a cidade está se transformando em um polo universitário e isso é um avanço para nós. E não só para nós, pois temos 125 municípios vizinhos. Então essa nova ETE beneficiará todos da região”, comemorou.

Acompanharam o governador, os deputados federais Gonzaga Patriota e Luciana Santos; os deputados estaduais Romário Dias, Marcantonio Dourado e Nilton Mota; e os prefeitos Neide Reino (Capoeiras); Beta Cadengue (Brejão); Débora Almeida (São Bento do Una); Sandro Arandas (Ibirajuba); Marcelo Neves (Palmeirina); Nogueira (Calçado); Douglas Duarte (Angelim); Edinaldo Peixoto (Jucati); Ricardo Alves (Saloá); Valmir do Leite (Paranatama); Mateus Martins (Teresinha); e Luiz Haroldo (Águas Belas); e o reitor da UPE, Pedro Falcão.

Fotos: Aluisio Moreira/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.