Chegado o Festival de Inverno de Garanhuns, a cidade já curte as atividades e a gastronomia. A entrada do inverno representa mais de 30% das vendas anuais de vinhos e espumantes para o Walmart no Brasil e na loja do Hiper TodoDia em Garanhuns, a empresa espera que o festival impulsione a comercialização da categoria em 15%.
Um dos fatores para essa expectativa, além do início do inverno e da ativação de produtos sazonais nos pontos de venda, está na ascensão do consumo dessas bebidas por clientes do Nordeste ao longo deste ano, principalmente de marcas importadas, que tiveram um volume de compras dobrado na Páscoa.
Dentre os rótulos que estão crescendo em sortimento no Walmart são as variedades portuguesas, principalmente das regiões do Douro, Dão, Alentejo e Bairrada, assim como opções do Novo Mundo, especialmente as de origem chilena. Os vinhos exclusivos também estão com alta procura nas lojas da empresa, como La Moneda, Los Coches, Panul e Grand Expedition, Entre as exclusividades, o La Moneda Malbec foi eleito pela revista Decanter como um dos melhores vinhos do mundo em 2017.
Para este inverno, o Walmart acredita que os vinhos tintos irão se manter como os mais vendidos, mesmo com o aumento da demanda por rosés, brancos e espumantes. Em relação à nacionalidade, a companhia aposta na continuidade da liderança brasileira nas vendas, seguida pelos chilenos, portugueses e argentinos.
Já a venda de cafés também costuma crescer durante a estação mais fria do ano, cerca de 20%, puxado principalmente pelos especiais, que sobe mais de 30%. Para esta temporada, a estimativa é que os resultados fiquem 8% acima do registrado no mesmo intervalo de 2017. Além disso, outros produtos de mercearia devem ter incremento de desempenho, como azeites, chocolates, massas e molhos.