Disbiose é o desequilíbrio da microbiota intestinal, entre as bactérias que protegem o órgão e as que têm ação prejudicial. Trata-se de um tipo de distúrbio que pode acarretar em desnutrição, sobrepeso e até mesmo em câncer, pancreatite aguda, esofagite, infecções urinárias e até depressão.
A disbiose age inibindo a formação de vitaminas produzidas no intestino, como a B12, e aí o crescimento de fungos e bactérias é exacerbado, o que prejudica o funcionamento do organismo. Dentre os principais sintomas estão: a prisão de ventre crônica, gases, cólicas e diarréia. É por isso que devemos prestar atenção nestes sintomas, pois se eles forem frequentes um médico deve ser consultado. Parecem normais, mas o desequilíbrio que isso causa no intestino é muito prejudicial. Aliás, uma das formas mais comuns de desequilibrar a microbiota é fazendo uso de antibióticos, especialmente de forma inadvertida, já que os antibióticos não matam apenas a bactéria da doença, mas também as boas bactérias em nosso intestino.
TRATAMENTO
Para tratar a disbiose, a conduta terapêutica tem como base nutrição (orientação alimentar) e probióticos também são bem-vindos. Deve-se evitar açúcar refinado, alimentos ultraprocessados, leite, entre outros. Inclua alimentos funcionais na dieta e desta forma, conquiste um intestino saudável.
Agende consultas ou exames na @gastromed.garanhus pelos telefones: (87) 3762-0809 / 99649-8046