Objetivo é apresentar as diretrizes e o papel de cada parceiro nas cidades que aderiram ao programa
Entre os dias 10 e 20 de dezembro, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (Seaf), promoverá a capacitação do Programa Garantia Safra. Com investimento de R$ 46 mil, o treinamento acontecerá nas cidades de Lagoa Grande, Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Garanhuns, Caruaru e Bom Jardim, envolvendo um público estimado de 700 pessoas.
A capacitação é destinada aos secretários municipais de Agricultura, extensionistas do IPA, membros da sociedade civil (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) e sindicatos. “O objetivo da capacitação é garantir que o programa seja executado de maneira correta nos municípios, dando acesso aos agricultores que realmente se enquadram nas diretrizes do programa, garantindo as condições mínimas de segurança nutricional e alimentar dos agricultores aderidos”, esclarece o coordenador estadual do Garantia Safra, Tarcísio Pontes.
Durante a oficina será repassada a legislação base que regula o programa, bem como as novidades que atualizam a dinâmica do programa, como a nova comissão estadual que ira julgar a defesa dos agricultores bloqueados em safras anteriores.
O programa consiste no pagamento de um benefício (R$ 850), uma espécie de seguro, pago em cinco parcelas aos agricultores que registraram perda de lavoura por conta da estiagem ou de chuvas excessivas. É uma iniciativa do Governo Federal executada em parceria com estados e municípios. Na safra passada, foram aderidos em Pernambuco 120 mil agricultores.