IMPRENSA
Texto e fotos: Imprensa da UPE (http://www.upe.br/)
O governador Paulo Câmara empossou, nesta sexta-feira (11/01), os professores Pedro Falcão e Socorro Cavalcanti, como reitor e vice-reitora da Universidade de Pernambuco (UPE). A cerimônia, que marca o início do segundo mandato da gestão, à frente da instituição, foi realizada na Faculdade de Ciências da Administração e Direito de Pernambuco (FCAP), no bairro da Madalena, no Recife.
Os professores foram reeleitos para o quadriênio (2019-2022) por servidores, docentes e alunos da instituição, em eleições realizadas no último mês de setembro. A UPE está presente em Pernambuco com 15 campi, oferecendo 54 cursos de graduação.
A solenidade de posse contou com as presenças de secretários, deputados, prefeitos, diretores das unidades de ensino da UPE, servidores e alunos, além de familiares dos empossados.
No discurso, o reitor, Pedro Falcão, destacou alguns desafios da nova gestão. “Fomos chapa única e isso aumenta a nossa responsabilidade de dar continuidade ao que começamos. Temos o compromisso de levar adiante um plano de gestão democrática como forma de assegurar com ética e transparência as decisões, para o crescimento e fortalecimento da comunidade universitária e para o desenvolvimento de Pernambuco, sempre com a participação de todos”. É preciso, portanto, que a Universidade participe efetivamente de um grande projeto de desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável e sustentável. Em sua fala ele agradeceu a todos da equipe e também aos ex-pró-reitores.
A vice-reitora, professora Socorro Cavalcanti, agradeceu a parceira do reitor ao longo desses anos. “Pedro tem sido um grande companheiro de trabalho. E é com grande satisfação que assumo o cargo de vice-reitora da UPE por mais um mandato com orgulho que divido com todas as mulheres da comunidade acadêmica desta Universidade. Trago a responsabilidade de mais um mandato, mas especialmente o carinho e o reconhecimento de toda a comunidade que nos reelegeu. E assim, reitero que estamos trabalhando em prol de uma Universidade pública, democrática, plural, gratuita e inclusiva".
Já o governador Paulo Câmara falou sobre a recondução do reitor. “É um desafio enorme estar à frente da única universidade pública do estado. O professor Pedro pensou a UPE no futuro e o resultado veio com a sua reeleição. Seguimos juntos pelo desenvolvimento de Pernambuco”.
Logo após a solenidade aconteceu o corte do bolo e foi servido um coquetel para os convidados celebrando também o aniversário da vice-reitora.
PRÓ-REITORES – Durante a solenidade também foram anunciados oficialmente os novos pró-reitores, que trabalharão em conjunto com o reitor e vice. Assumiram os professores Ernani Martins, como pró-reitor de Graduação; Vera Samico, pró-reitor de Administração e Finanças; Vera Gregório, pró-reitora de Desenvolvimento de Pessoas; Luiz Alberto, pró-reitor de Extensão e Cultura; Sérgio Campelo, pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa.
Perfis:
Pedro Henrique de Barros Falcão é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestre em Ciências na área de Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia. É Professor adjunto com dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco. Foi Presidente do Conselho Regional de Biologia - 5° Região. Foi Coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Vice-Diretor e Diretor do campus Garanhuns e Pró-Reitor Administrativo da UPE. E também, Secretário Executivo de Ciência Tecnologia do Estado de abril a agosto de 2014.
Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti é farmacêutica-bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Bioquímica pela UFPE e doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Foi Pesquisadora do CNPq. É professora associada com regime de dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco. Foi vice-chefe do departamento de Ciências Fisiológicas, Coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e Diretora do Instituto de Ciências Biológica. Foi vice-coordenadora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, avaliadora do Ministério da Educação e Cultura e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UPE. É Sócia Ordinária da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e do Programa de Biologia Celular e Molecular Aplicada, ambos da UPE. Também docente permanente do doutorado Rede Nordeste de Biotecnologia.