sexta-feira, 26 de abril de 2019

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM CANHOTINHO DEBATEU SEGURANÇA NO AGRESTE

Da assessoria do deputado Álvaro Porto



Pedidos de políticas mais severas de combate às drogas, reforço de policiamento de áreas rurais e em escolas públicas, mais ênfase à proteção das mulheres e combate ao abuso de autoridade policial foram algumas das demandas apresentadas por moradores do Agreste Meridional durante audiência pública promovida nesta quinta-feira (25.04) pela Frente de Segurança Pública da Alepe, em Canhotinho, a 210 quilômetros do Recife. 

As reivindicações partiram das cerca de 600 pessoas que compareceram ao Clube Intermunicipal para ouvir integrantes da Frente, expor suas queixas e cobrar, por meio dos deputados, mais eficiência nas políticas de segurança pública. Com as reclamações e sugestões elencadas, o debate foi estabelecido.
Coordenador da Frente, deputado Delegado Lessa (PP) afirmou que a prática de ouvir a população e levar as demandas aos órgãos responsáveis é a cartilha do colegiado. Ele adiantou, inclusive, que a partir do dia 9 de maio a Frente terá assento no Pacto pela Vida, programa que reúne as políticas públicas de Segurança de Pernambuco. 

Ex-Prefeito de Canhotinho e anfitrião do evento, o deputado Álvaro Porto (PTB) salientou que a população do estado, a do Agreste em especial, continua a sofrer as consequências das deficiências no combate à bandidagem. E avaliou que, a despeito dos números apontados como retração da violência, os percentuais de assassinatos continuam bem acima daqueles vistos nas gestões de Eduardo Campos, período em que, segundo ele, o Pacto pela vida fazia sentido.

Presente à audiência, o delegado que comanda a Diretoria Integrada do Interior da Polícia Civil, Sérgio Moura, informou, diante das indagações sobre políticas voltadas para as mulheres, que os 109 municípios que estão sob sua circunscrição têm atendimento especializado para o segmento.

Já a respeito do policiamento na zona rural, o representante do 9• Batalhão de Polícia Militar (Garanhuns), tenente coronel Paulo César, informou que existe projeto para criar o Rocam Rural (serviço de ronda ostensiva com motos) nos 23 municípios atendidos pelo regimento.

O promotor de justiça de Canhotinho, Romualdo Siqueira, ressaltou que a Frente precisa dar respostas que a população espera. E acrescentou, como sugestão, que o colegiado adotasse o pacto pela segurança dos municípios, iniciativa do Ministério Público de Pernambuco que, de acordo com ele, vem obtendo bons resultados.

A audiência foi a primeira atividade pública da Frente Segurança da Alepe. O colegiado é composto pelos deputados Delegada Gleide Ângelo (PSB), Alberto Feitosa (Solidariedade), Joel da Harpa (PP), Lucas Ramos (PSB), Fabrízio Ferraz (PHS), além de Lessa e Porto.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.