sexta-feira, 31 de maio de 2019

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A EXPANSÃO DO INTERNATO NO CURSO DE MEDICINA DA UPE GARANHUNS




A Direção da Universidade de Pernambuco (UPE) campus Garanhuns juntamente com a coordenação do curso de Medicina, vem esclarecer a expansão do estágio supervisionado (internato) do curso médico. O curso de medicina da UPE-Garanhuns foi criado em 2011 e já contribuiu com a formação de mais de 70 médicos. Desde a criação do curso, o internato tem sido aperfeiçoado conjuntamente com a colaboração e afinco dos gestores da Secretaria Estadual de Saúde, da Direção do Hospital Regional Dom Moura e da Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns. Já temos funcionando em Garanhuns, no Hospital Regional Dom Moura, nos PSF’s e no NASF, os internatos de atenção básica, gestão em saúde, saúde mental, pediatria e clínica médica durante 11 meses do curso.

Seguindo o processo de aperfeiçoamento e interiorização do internado, no próximo semestre (2019.2) será implementado o internato em Cirurgia Médica com duração de 1 mês no Hospital Dom Moura, após planejamento e acordo estabelecido com o Centro de Estudos do Hospital Dom Moura, no qual a Secretaria Estadual de Saúde se comprometeu em disponibilizar exames de ultrassom, tomografia e de admitir mais de 20 novos médicos para o hospital, sendo 5 médicos-cirurgiões. Ou seja, a ampliação da estrutura do Hospital Dom Moura coincide com a expansão do internado em cirurgia, não havendo qualquer negligência ou descuidado nesta decisão tomada pela UPE-Garanhuns. 

É importante ainda destacar que esse processo tem ocorrido de forma transparente e democrático, com discussões em sala de aula, reuniões, comissões e audiências, com a participação dos alunos de medicina e seus representantes, professores, gestores do SUS estaduais e municipais, inclusive do Ministério Público. 

Por último, diante do contexto de adversidades econômicas e financeiras que passam as instituições públicas do nosso país, temos grande satisfação de estarmos conseguindo avançar com o aperfeiçoamento e fortalecimento da educação superior, especialmente do Curso de Medicina da UPE-Garanhuns, que tanto pode contribuir com a saúde da população de Garanhuns e região.

Garanhuns, 31 de maio de 2019.

Prof.ª Dr.ª Rosângela Falcão – Diretora da UPE campus Garanhuns
Prof.ª Dr.ª Sinara Almeida – Vice-coordenaora do curso de Medicina da UPE Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.