sexta-feira, 5 de julho de 2019

Paulo Câmara comanda abertura do Curso de Formação para mais de 500 novos praças da PMPE

Alunos terão seis meses de aulas teóricas e práticas e vão reforçar o policiamento no Estado já a partir do próximo ano



Servir à corporação e ao povo de Pernambuco. Essa é a primeira lição para os 523 novos praças que iniciaram, nesta quinta-feira (04/07), o Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). O governador Paulo Câmara esteve presente à solenidade, no Centro de Convenções, em Olinda, e ressaltou que esse espírito de renovação fortalece ainda mais a exitosa política de prevenção e repressão implementada pelo Pacto Pela Vida.

“O planejamento está focado em continuar a diminuir os números de homicídios, roubos e furtos e, com a chegada desses novos alunos, que vão iniciar um treinamento específico com formação adequada para que já em janeiro de 2020 possam estar nas ruas, nós temos a confiança de que o planejamento vai continuar. Investimentos vão continuar a ser feitos. Já são mais de 5 mil alunos que ingressaram na Polícia Militar desde 2015. Eles estão com muita dedicação e vontade de servir ao Estado e ao Pacto Pela Vida, e de salvar vidas. Estão ingressando numa instituição respeitada e vão honrar as tradições da Polícia e ajudar Pernambuco a diminuir a violência”, assegurou o governador.

O secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, parabenizou os novos alunos pela escolha em servir à população nesta função tão honrosa, e também afirmou que o reforço será determinante para continuar a reduzir os índices de criminalidade em Pernambuco. "Os indicadores criminais já demonstram queda significativa, a exemplo dos homicídios, que tiveram uma diminuição de 23% nos primeiros 5 meses de 2019, em comparação a 2018, e de 16% nos roubos em comparação aos 5 primeiros meses do ano passado. Temos certeza que existe muito o que se fazer, não descansaremos enquanto não reduzirmos os indicadores ainda mais”, ressaltou Pádua.

O secretário reafirmou o compromisso do governo, de salvar vidas, e disse que os desafios estão sendo vencidos e os resultados vão aparecendo. “É justamente esse aumento de efetivo que tem contribuído para essa redução da violência no Estado. É um projeto estratégico", acrescentou. Esta é a fase final do processo de seleção, e os aprovados reforçarão a segurança pública do Estado, intensificando o policiamento ostensivo e especializado na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Interior de Pernambuco.

É justamente do Sertão pernambucano que vêm duas das 98 recrutas mulheres participantes do curso. Formadas como técnicas em Enfermagem, Camila Nascimento e Josilene Pereira estão empolgadas em mudar de carreira e iniciar essa nova jornada, que representa um sonho realizado. 

Camila exaltou a participação feminina na construção da sociedade. “O serviço militar em si é muito importante para a população e as mulheres contribuem bastante. Antigamente, se acreditava que só os homens podiam participar. Agora, a gente vê que o papel da mulher na sociedade tem sido muito relevante. Espero contribuir com a segurança pública de forma positiva”, disse a aluna, que veio da cidade de Arcoverde.

Natural de Salgueiro, Josilene também é formada em Letras e tem outro curso técnico, o de Edificações. A policial em formação destacou a representação das diversas regiões do Estado neste novo grupo. "Acreditamos no nosso Estado, Pernambuco. Sempre quis fazer parte do sentimento de esperança desse Estado na defesa da sociedade. É muito importante o Sertão estar representado aqui neste curso, porque podemos agregar cultura, valores e, assim, ter um crescimento pessoal, profissional e ter uma postura melhor diante da sociedade, contribuindo também para o crescimento da corporação, do Estado e do Brasil", afirmou.

Com duração de seis meses, o CFHP acontece no Centro de Ensino Metropolitano I (CEMET I), localizado no bairro do Curado I, em Jaboatão dos Guararapes. Com um total de 1.074 horas-aula, o curso é distribuído em 46 disciplinas, entre elas: criminologia aplicada à segurança pública; legislação básica da PMPE; direitos humanos; prevenção, mediação e resolução de conflitos; armamento, munições e tiro de defesa; abordagem; resolução de problemas e tomadas de decisão; e técnica de policiamento ostensivo.

Durante o semestre, os alunos do CFHP receberão bolsa-auxílio de R$ 1,1 mil por mês, como alunos do CEMET I. Os aprovados para atuar no policiamento passam a receber, após a nomeação, remuneração inicial de R$ 2.819,88, de acordo com a Lei Complementar nº 351, de 16 de Fevereiro de 2017, mais as vantagens previstas na legislação em vigor.

Também participaram da solenidade o Coronel Vanildo Maranhão (Comandante Geral PM), Coronel Carlos José (chefe da Casa Militar), Coronel André Cavalcanti (Subcomandante Geral da PM), Coronel Arlis Gadelha Xavier (Chefe do Estado-Maior da PM), Flávio Duncan (Secretário Executivo de Gestão Integrada da SDS), delegado Cláudio Borba (Gerente Geral de Articulação Comunitária Institucional), Coronel Marcelo Sougey (Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM) e o Tenente Coronel Walter Guimarães (Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CFAP).

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.