sexta-feira, 25 de outubro de 2019

COM IMAGENS / Crianças e gestantes do Agreste são atendidas pela Caravana do Coração

ONG Círculo do Coração e SES-PE, através da V GERES, fazem atendimento nesta sexta e sábado, em Garanhuns






 

Crianças e gestantes dos 21 municípios da V Regional de Saúde estão sendo atendidas em uma grande ação nesta sexta-feira e sábado (25 e 26/10), em Garanhuns, no prédio da UniNassau. As atividades de formação acontecem no Salão dos Mórmons. A ONG Círculo do Coração, que desenvolve um trabalho social voltado para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de crianças cardiopatas e suas famílias, e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), através da V GERES, e com o apoio de diversas instituições parceiras, estão oferecendo atendimento gratuito para diagnóstico de cardiopatias, além de outros serviços de saúde. 

Esta é a sétima edição da Caravana do Coração, sendo a primeira a ser realizada no Estado de Pernambuco, com equipe de 60 médicos e profissionais de saúde voluntários para atender crianças de 0 a 12 anos com sopro (ou pressão alta, dor no peito, que fica roxa, cansada, com dor de garganta frequente ou ainda com história de doença cardíaca na família) e gestantes entre 5º e 7º mês de gravidez com história de aborto ou que filho anterior morreu após nascimento ou ainda com doença cardíaca (ou mais de 40 anos, com pressão alta antes da gestação), além de crianças e jovens de até 19 anos que concluíram tratamento contra o câncer. As crianças que tiverem cardiopatias detectadas serão encaminhadas para acompanhamento e tratamento pela ONG Círculo do Coração, sediada no Recife. Nesta edição da Caravana do Coração, foram implantados, de forma inédita, a fisioterapia cardio pulmonar e o tratamento especializado para crianças em tratamento concluído contra o câncer, já que frequentemente têm a função cardíaca afetada pelos medicamentos.

Segundo Catarina Tenório, gestora regional de saúde, a iniciativa é única e muito importante. "Agradecemos a resposta rápida e eficiente das secretarias municipais de saúde dos nossos municípios da regional, que disponibilizaram suas equipes para as formações e contactaram com agilidade as crianças e gestantes que passarão nestes dois dias pela caravana. Só temos a agradecer à SES-PE, na pessoa de Luciana Figueiroa, que representa a secretaria nesta grande ação, às nossas coordenações da Geres, residentes e equipe do Hospital Regional Dom Moura. E finalizamos agradecendo à ONG Círculo do Coração por iniciar por nossa regional, além de nos colocarmos à disposição para novas parcerias" - registra a gestora. Complementando os serviços oferecidos, a V GERES ainda contou com orientações e distribuição de kits odontológicos, sessões de auriculoterapia, orientações sobre alimentação saudável, saúde e direitos da criança e da mulher, entre outros.

Além do atendimento em cardio pediatria, a Caravana do Coração conta também com profissionais das áreas de nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, enfermagem e arte-educação. A fundadora e diretora da ONG, Sandra Mattos, traz mais informações: "Outras ações variadas de saúde, incluindo atividades em saúde bucal, testagem rápida de doenças sexualmente transmissíveis e vacinação contra diversas doenças e capacitação de profissionais de saúde devem movimentar esses dois dias de atendimento à população". Na ocasião, estudantes universitários da área de saúde e profissionais de saúde dos municípios também estão capacitados com a ideia de alertar para as doenças cardíacas na infância, a importância da triagem para essas doenças, formando parceiros neste trabalho pelo diagnóstico e tratamento precoce das cardiopatias, que acometem uma em cada cem crianças no mundo.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) está oferecendo diversos serviços de saúde como atualização do cartão de vacinação para diversas faixas etárias, testes de orelhinha e do pezinho, testagem rápida e aconselhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis, além de orientações sobre saúde bucal. O ônibus Prevenção para Tod@s realizará testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, além de aconselhamento, na sexta-feira (25), das 8h às 17h; e no sábado (26), das 8h às 14h. Serão cerca de 100 atendimento por dia.

A Coordenação Estadual de Saúde Bucal em paceria com o município de Garanhuns leva ao público orientações sobre higiene dental, além da aplicação de flúor e entrega de kits contendo escova, creme dental e cartilha informativa. Também haverá um escovódromo na ação de mobilização. Os pacientes que precisarem de tratamento odontológico serão encaminhados à atenção primária para que seja realizado nas unidades básicas de saúde dos municípios ou nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Parceiros - A Caravana é realizada com o apoio de diversas instituições como Faculdade Uninassau, Real Hospital Português (RHP) por meio do Real Lab e do Centro de Ensino e Pesquisa, o Lika - Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sesc Garanhuns, Mosteiro de São Bento, Seminário de São José, Gerência Regional de Educação de Garanhuns, além de diversas pessoas físicas e jurídicas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.