terça-feira, 7 de janeiro de 2020

ARTIGO: Breves considerações sobre o tempo presente, por Ricardo Bezerra

...E sobre Irã e EUA, o que vocês acham dessa questão?




 
- Ricardo Bezerra

Entre os séculos VI e XII da nossa era cristã-ocidental, o Oriente, sobretudo o Oriente Médio é um depositário de cultura, produzida pelo próprio oriente, acervo de cultura produzida pelo próprio ocidente, acervo de cultura grega, cultura romana, helenística. Estas regiões são o que conhecemos como Oriente Médio ou Oriente Próximo, na atualidade jornalística, Egito, Síria, Palestina, Israel, Irã, Iraque, entre outros.

Vindo para o século XIX e XX até às décadas de 1950, a forte influência turco-otomana, bem como Inglesa, franco-italiana irrompem nessas regiões do Oriente próximo o neo-colonialismo, e a partir do fim da segunda grande guerra, um crescente nacionalismo, em muitos e muitos momentos jihadista, belicoso e violento contra o Ocidente e seus aliados locais, sobretudo contra Israel a partir de 1948. Em 1956, o petróleo é nacionalizado no Irã. Nesta região, como afirma o cientista político francês René Remond (1999), as democracias parlamentares e as monarquias constitucionais foram malogradas ou foram frustradas, o regime politico mais comum difundido durante a segunda metade do século XX é o autoritário.

Os Estados Unidos vêm com a crescente “America First” de D. Trump, nacionalismos estadosunidenses, semelhantes a de outros momentos mais remotos, “América para os Americanos”, assim como dos tempos da Guerra Fria, com a URSS.

Há, assim, uma linha horizontal que liga o Oriente e o Ocidente, Leste ao Oeste, pela cultura, pela arte e pelas filosofias e ideias nacionalistas. A atualidade pode nos apresentar conflitos de modalidades diversas as já vivenciadas por essa região historicamente, conflitos que antagonizam modos de vida, de cultura, modos e práticas da política de Estado dos Estados Unidos e do Estado Iraniano, modelos econômico-sociais, enfim, de nacionalismos à moda contemporânea. Haverá modelo vencedor? 

Ricardo J L Bezerra
Doutor em Educação pela PUC SP
Mestre em História pela UFPE
Professor da Universidade de Pernambuco UPE
Professor da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns AESGA
Docente Permanente do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas NEAB/ UPE

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.