PERNAMBUCO CONTRA O CORONAVÍRUS

BLUENET - PROVEDOR DE INTERNET

DESTAQUES DO BLOG

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Escritor Sidney Rocha assume presidência do Conselho Editorial da Cepe


Resultado de imagem para sidney rocha




O escritor e editor Sidney Rocha é o novo presidente do Conselho Editorial da Companhia Editora de Pernambuco - colegiado responsável pela seleção das obras que serão lançadas pela Cepe. Além de Sidney Rocha, o Conselho passa a contar com duas novas integrantes, a escritora e pesquisadora Maria Alice Amorim e Brenda Carlos de Andrade, professora de Letras da Universidade Federal (UFPE).

Cearense radicado em Pernambuco, 54 anos, vencedor dos prêmios Osman Lins (1985) e Jabuti (2012), Sidney Rocha acredita que o convite, mais que um estímulo ou desafio, é recebido como responsabilidade diante de um cenário nacional marcado por ataques à cultura e censura a livros. "A literatura sempre será parte dessa resistência neste terrível contexto. E quando falo em literatura, falo das literaturas. Do que se convencionou conceitualizar e do que não. A História, a Sociologia, a Antropologia, as ciências humanas, no geral, são também parte dessas literaturas. Em um país onde em todos os lugares da Mancha se perseguem autores e autoras, vivos ou mortos, é preciso estabelecer essa fronteira. As editoras são parte dessa resistência. E a Cepe, que tem uma missão ligada à democratização do conhecimento e da informação, tem feito isso plenamente", destaca.

Incentivar a pluralidade e a diversidade do pensamento, estimulando o debate cultural não apenas em seu recorte local, mas fundamentalmente dentro de uma perspectiva nacional, é o direcionamento defendido por Sidney Rocha. ”A Cepe se tornou uma das maiores editoras do país. Ela abriga selos, coleções, revistas, jornais importantes no Brasil. Vamos propor mais, no sentido de ampliar os grandes debates no Brasil e no mundo. O que está em risco hoje no mundo? As liberdades individuais, a perda de direitos coletivos. Penso que uma editora, pública ou privada, pode contribuir muito para esse debate e luta, entregando ao leitor pontos de apoio e de reflexão, contra este mundo cinzento do autoritarismo", sinaliza.

Além de Sidney Rocha, Maria Alice Amorim, Brenda Carlos de Andrade, integram o Conselho Editorial da Cepe o jornalista Marcelo Pereira e Luiz Arrais, superintendente de Produção Editorial da empresa.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.