terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Paulo Câmara prestigia 21º Encontro dos Maracatus de Nazaré da Mata

Governador esteve na Zona da Mata, nesta segunda-feira, para conferir de perto as festividades




Dando continuidade à agenda que vem cumprindo durante o Carnaval pernambucano, o governador Paulo Câmara marcou presença, nesta segunda-feira (24.02), no município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado, para conferir o tradicional Encontro dos Maracatus. Em seu 21º ano, a manifestação, que recebeu o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil em 2014, contou com a apresentação de 36 grupos. As agremiações desfilaram em frente à Praça Papa João XXIII, mais conhecida como Praça da Catedral, no centro da cidade. Este ano, a festa homenageou os mestres Galdino e Luciano, além de Valdecir da Cerâmica.
“Faço questão de vir todo ano ao desfile dos maracatus e é sempre muito emocionante. A gente busca sempre apoiar e valorizar cada vez mais. O maracatu é uma riqueza de Pernambuco, faz parte da nossa história e da nossa cultura”, afirmou Paulo Câmara, frisando que a diversidade de expressões culturais em Pernambuco é o que faz a diferença e atrai tantos admiradores e turistas aos festejos. “Pelo que pude ver, o Carnaval pernambucano está mais uma vez de parabéns. Estamos fazendo uma grande festa, a melhor do Brasil”, pontuou o governador, que foi recebido pelo prefeito de Nazaré, Nino.
Contramestre do grupo de maracatu Cambinda Brasileira, Maciel Carlos, 33 anos, classificou o encontro como o melhor momento do carnaval. “O dia de hoje é o mais especial que existe. Um encontro que reúne todos os maracatus. Quem não vem brincar em Nazaré, não brincou o carnaval direito”, disse.
OLINDA - Após a passagem pela Mata Norte, o governador seguiu para Olinda, na Região Metropolitana do Recife. No bairro de Cidade Tabajara, Paulo Câmara cumprimentou e conversou com moradores, e assistiu a apresentações do 30º Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto. Em seguida, acompanhado da primeira dama Ana Luiza e de sua comitiva, seguiu para um almoço na Casa da Rabeca, onde a vice-governadora Luciana Santos, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e a primeira dama da capital, Cristina Mello, se integraram ao grupo.
“Pernambuco é um Estado que tem uma diversidade muito grande. No carnaval, por questões de identidade, há a necessidade de a gente reforçar aquilo que é base da nossa cultura. E o maracatu faz parte dessa base, é uma das principais estruturas da nossa história”, frisou o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, que acompanhou o governador, juntamente com os secretários Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer), Antônio de Pádua (Defesa Social), Clóves Benevides (Prevenção às Drogas e à Violência), Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação) e Severino Pessoa (Chefe de Gabinete da Fundarpe). Também participou da comitiva nos dois eventos, a convite do Governo de Pernambuco, a Consul Geral da China, Yan Yuqing.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.