sexta-feira, 17 de abril de 2020

HOMENAGEM AO ANIVERSARIANTE DOM PAULO JACKSON - Por Padre Evandro



IN VERBO TUO (Na tua palavra)

Nos festejos da Oitava da Páscoa, tivemos a alegria de ontem, 16 de abril, comemorarmos o dom da vida daquele que aos 19 de abril de 2005, através do conclave, logo após a morte do hoje São João Paulo II, aos 02 de abril, foi eleito Papa, o Cardeal Ratzinger, que escolheu como nome, Bento XVI, hoje, Papa emérito.

Enfrentou grandes batalhas dentro da Igreja, e sua renúncia ao pontificado aos 28 de fevereiro de 2013, pegou todo mundo de surpresa, sua renúncia foi para nós um ato de fé, coragem e humildade. E por isso, rendemos graças a Deus pela sua vida de oblação a Santa Mãe Igreja e que o Deus onipotente lhe conceda muitos anos de vida, saúde, lucidez e felicidade. Pois é um grande homem que ama verdadeiramente a Igreja de Cristo. Enquanto muitos lutam pelo poder, esse seu gesto nos mostra que a humildade, simplicidade, discernimento, valem mais do que muitos poderes atribuído aos homens. Não é fácil renunciar, abandonar, recomeçar. E Bento XVI, nos mostra que é possível.

E hoje, 17 de abril, a Igreja Diocesana de Garanhuns, o Regional Nordeste 2, que o tem como presidente, juntamente com o seu clero, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, familiares, amigos e todo o Povo de Deus, se alegra com o natalício do seu Pastor, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, que hoje completa 51 anos de vida.

Nasceu em São José de Espinhara-PB, aos 17 de abril de 1969. Filho de Maria Ida da Nóbrega e José Nóbrega de Sousa.

Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife nos anos de 1987 a 1989 e Teologia no Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa nos anos de 1990 a 1992.

Foi ordenado presbítero aos 17 de dezembro de 1993, na Paróquia de São Sebastião, Catingueira-PB, Diocese de Patos.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa é Mestre em Exegese Bíblica pelo Instituto Bíblico de Roma, onde estudou nos anos de 1997 a 2000 e Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde cursou nos anos 2007 a 2010, foi Secretário Nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil nos anos de 2004 a 2007, Vigário Paroquial da Paróquia São Geraldo, Belo Horizonte nos anos de 2011 a 2012 e Administrador Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus do Horto, Belo Horizonte nos anos 2012 a 2015. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte nos anos 2012 a 2015. Foi formador dos seminaristas estudantes de Teologia da Diocese de Patos, em Belo Horizonte-MG.

Sua nomeação como predecessor de Dom Fernando José Monteiro Guimarães, hoje, Arcebispo Militar no Brasil, aconteceu no dia 20 de maio de 2015.

Sua ordenação episcopal foi aos 18 de julho de 2015, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Guia, em Patos-PB.

A ordenação episcopal foi presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte Dom Walmor Oliveira de Azevedo, hoje presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e teve como bispos co-ordenantes Dom Eraldo Bispo da Silva, bispo da Diocese de Patos, e Dom Manoel dos Reis de Farias, bispo da Diocese de Petrolina.

Sua posse canônica aconteceu no dia 23 de Agosto de 2015 às 16h00, na Catedral de Santo Antônio em Garanhuns, pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, OSB, e concelebrada por vários bispos do regional NE2 e de outros regionais.

Contou também com a presença de vários sacerdotes da nossa Diocese e de outras dioceses, como também, religiosos, religiosas, seminaristas e a Porção do Povo de Deus a ele confiada. A sua primeira missa presidida como bispo diocesano desta Igreja particular de Garanhuns, aconteceu na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos, que contou com a presença de várias autoridades civis, entre elas o Governador do Estado, Paulo Câmera.

Nós, seus sacerdotes e diocesanos, queremos neste dia de ação de graças, render graças a Deus pela sua vida e pelo seu pastoreio em nossa querida e amada Diocese , que recentemente celebrou o seu centenário.

Conte com nossas orações, rezemos uns pelos outros, conte com nossa amizade, que seja cada vez mais solidificada em Cristo Jesus, sinta-se abraçado pelo seu clero, seus seminaristas, religiosos e religiosas, e por todo o Povo de Deus. 

Obrigado Dom Paulo pelo seu sim. E que o senhor possa governar esta Diocese tendo como norte o seu lema episcopal, In Verbo Tuo, e que o Espírito Santo de Deus esteja sempre iluminando suas decisões com sabedoria e inteligência. Deus o abençoe! 

Viva a vida! E os parabéns todo especial dos que fazem a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na Cohab II.

Pe Evandro

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.