Equipamento de proteção foi produzido na própria universidade de Pernambuco
O reitor da Universidade de Pernambuco, profº Pedro Falcão, recebeu a doação de mais 98 Face Shields, máscaras faciais protetoras, que foram distribuídas entre os hospitais da Universidade (Procape e Huoc), ao IMIP e também no interior do Estado, à UPAE em Garanhuns, e às prefeituras de São João, Brejão, Capoeiras, Caetés e Angelim.
Em Garanhuns, uma das entregas das Face Shields foi feita diretamente pelo reitor ao coordenador da UPAE, Gustavo Amorim, e à farmacêutica Maryanne Monteiro.
Segundo Pedro Falcão, a ação é importante no combate à pandemia do Coronavírus (Covid-19), principalmente para segurança dos profissionais de saúde. "Ficamos felizes em poder ajudar de qualquer forma, seja neste gesto simples ou colocando a comunidade acadêmica científica à disposição da população e do estado, como tem sido feito com nossos hospitais universitários, principalmente o Hospital Oswaldo Cruz, referência no tratamento à Covid-19." - Afirmou o gestor.
Prof. Pedro Falcão afirmou que a produção continua e à medida do possível continuará distribuindo às instituições de saúde.
FACE SHIELDS
As máscaras foram produzidas em impressoras 3D da própria instituição e entregues ao reitor pelo professor da UPE, André Vilela, e pelo estudante da Universidade, Victor Cabral. O Campos da UPE de Garanhuns também produziu 30 máscaras e entregou no Hospital Regional Dom Moura.
O equipamento, que protege completamento o rosto evitando que gotículas de saliva de pacientes contaminados tenham contato com áreas expostas do rosto, pode ser higienizado e reutilizado, e será utilizado pelos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao vírus.
O escudo facial, que é composto por três partes: a sustentação imprensa da impressora 3D feita de ABS (plástico derivado de petróleo), as folhas de acetato para proteção do rosto e o elástico que fixa o EPI na cabeça.