domingo, 31 de maio de 2020

BOA NOTÍCIA / Quarentena atinge objetivo e curva da epidemia estabiliza em Pernambuco

Dados da Secretaria Estadual de Saúde e de instituições independentes, como o Instituto para Redução de Riscos e Desastres da UFRPE e a Escola de Medicina Tropical da Universidade de Londres (Inglaterra), mostram que disseminação da doença desacelerou


O governador Paulo Câmara comandou, neste domingo (31), uma reunião de avaliação da quarentena nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A disseminação da epidemia do novo coronavírus estabilizou em Pernambuco, e há uma tendência de redução nos municípios que entraram no isolamento mais rígido. Levantamentos feitos pelo Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres, também apontam para a estabilização da epidemia em Pernambuco.
"Nosso objetivo foi atingido com muito esforço de todos, sobretudo da grande maioria da população, que compreendeu a importância do isolamento social. Os números são importantes, mas não querem dizer que vencemos a guerra. Ainda temos um longo caminho pela frente. Precisamos manter o foco", afirmou Paulo Câmara.
A desaceleração da epidemia também foi sentida no sistema de saúde. Com a expansão da rede e o aumento da quantidade de profissionais, a fila de espera por leitos de UTI atingiu o menor patamar desde o mês de março. Nesta segunda-feira (01), o Governo do Estado vai apresentar o plano de retomada das atividades econômicas. O cronograma de flexibilização das regras para cada setor será divulgado, assim como os protocolos de higiene e distanciamento social que serão exigidos para que as empresas reabram as portas.

Vale destacar que alterações no cronograma de abertura e a possibilidade do retorno de medidas mais duras de isolamento não estão descartadas. Os dados de saúde serão monitorados diariamente e vão orientar as decisões do Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus.

Confira os principais pontos do novo decreto do Governo do Estado de Pernambuco, 31 de maio



O governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou decreto, neste domingo (31/5), sistematizando as regras de enfrentamento ao coronavírus após o fim do período da quarentena Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A partir desta segunda-feira (1º/6), em todo o território pernambucano, permanece obrigatório o uso de máscaras para quem precisa sair de casa, continua vedado o acesso a praia, calçadões e parques e o funcionamento de shoppings, lojas e prestadores de serviço que não se enquadrem como atividades essenciais. 

As aulas presenciais continuam suspensas até 30 de junho. Permanecem proibidos eventos de qualquer natureza com público e assim como a concentração de mais de dez pessoas no mesmo ambiente. O decreto estabelece que a retomada do funcionamento das atividades econômicas suspensas durante o enfrentamento à pandemia será realizada de forma setorial e gradual, considerando-se os riscos à saúde e a relevância socioeconômica de cada atividade, conforme Plano de Convivência com a Covid-19, aprovado pelo Governo do Estado, e que será apresentado nesta segunda-feira (1º/6).

O Decreto nº 49.055, de 31 de maio de 2020, consolida as determinações contidas em decretos anteriores e revoga parte deles, além de trazer a lista atualizada das atividades consideradas essenciais. Podem continuar a funcionar supermercados (inclusive os localizados em shoppings, desde que com acesso independente), padarias, farmácias, bancos (inclusive as agências da Caixa Econômica Federal localizadas em shoppings para atendimento exclusivo de beneficiários do auxílio emergencial) e lotéricas. 

Shoppings continuam com lojas fechadas, exceto para entregas em domicílio. Permanece suspenso o atendimento ao público em restaurantes, lanchonetes, bares e similares, sendo permitido apenas o funcionamento para entrega em domicílio e como pontos de coleta. A regra exclui os restaurantes para caminhoneiros, desde que não haja aglomeração.

Também permanece suspenso o funcionamento dos estabelecimentos de salão de beleza, barbearia, cabeleireiros e similares, academias de ginástica, clubes sociais, cinemas, teatros e a realização de jogos e partidas de futebol.

O decreto também determina que pessoas que tenham ou tiverem contato com pessoas diagnosticadas com Covid-19 devem cumprir quarentena domiciliar de 14 dias, independentemente de aparecimento de sintomas, mantendo a rotina de trabalho remoto, sempre que possível.

GOVERNADOR AGRADECE EMPENHO DOS PERNAMBUCANOS

Brejão e Terezinha têm o melhor isolamento social da região em maio.

Êxito das ações de enfrentamento ao Covid-19 levaram prefeita Beta Cadengue ao ABT da TV Asa Branca

Confira o índice de isolamento social dos 10 melhores municípios que fazem parte da V Regional de Saúde, referente ao sábado, 30 de maio. Os números estão sendo divulgados pela parceria do Ministério Público de Pernambuco com a InLoco Geolocalização, que utiliza dados de localização por telefonia celular, método usado em todo o país.

Brejão liderou na região mais uma vez e garantiu a liderança geral no mês em nosso sistema de pontuação diário. Terezinha confirmou o crescimento da última semana, e conseguiu a liderança no percentual da InLoco em parceria com o MPPE.  Brejão tem neste momento 44,86%,  e Terezinha chegou aos 45,23%. Caetés tem 44,31%. Palmeirina, 43,9%. Capoeiras, 43,73%. Falta computar os dados deste domingo.

O bom desempenho de Brejão foi visto também pela TV Asa Branca/Globo. A prefeita Beta Cadengue esteve mostrando no jornal ABTV as ações da saúde municipal que levaram a este resultado reconhecido.

Amanhã traremos todos os percentuais por município.

O feriadão em Garanhuns impactou positivamente toda a região. Se o município polo tivesse dado mais importância a regras restritivas desde o início do Isolamento Social estaria entre os primeiros e ajudado todo o Agreste. Contudo, com as barreiras sanitárias e o feriadão, Garanhuns tem neste momento 43,24% e deve ficar com a sexta ou ser uma colocação regional. Acabou sendo bom.

Vamos premiar as cinco melhores colocadas, como um reconhecimento a este esforço para evitar o contágio pelo Coronavírus no Agreste.

RANKING MAIO 
(Sistema de pontuação criado por nossa agência, conforme posição do município no ranking de isolamento diário. São pontuados os 10 melhores do dia, com 10 pontos para o primeiro, nove para o segundo, e assim sucessivamente). Em junho, zera tudo e recomeçamos.

1. Brejão - 142 pontos
2. Terezinha - 139 pontos
3. Caetés - 135 pontos
3. Palmeirina - 133 pontos
5. Capoeiras - 118 pontos
6. Iati - 98 pontos
7. Angelim - 97 pontos
8. Itaíba - 90 pontos
9. Águas Belas - 78 pontos
10. Calçado - 77 pontos
11. Garanhuns - 71 pontos

Índice médio em PE nesta sexta-feira: 46,8%. 

Agora vamos ao nosso resultado diário. Confira mais abaixo os dias anteriores.


SÁBADO-FEIRA (30/05/2020)
1. Brejão 50,4% (10° colocado no estado)
2. Capoeiras 47,8% (24°)
3. Terezinha 46,8% (30°)
4. Angelim 46,2% (34º)
5. Lagoa do Ouro 45,9 (36°)
6. Garanhuns 45,6% (39°)
7. Calçado 43,7% (71°)
8. Iati 43,6% (73°)
9. Palmeirina 42,5% (74°)
10. Águas Belas 43,1% (79°)

SEXTA-FEIRA (29/05/2020)
1. Terezinha 50,0% (2° colocado no estado)
2. Itaíba 46,5% (10°)
3. Garanhuns 45,8% (16°)
4. Palmeirina 43,4% (35º)
5. Calçado 43,3 (36°)
6. Brejão 43,2% (39°)
7. Canhotinho 42,7% (44°)
8. Águas Belas 42,6% (47°)
9. Caetés 42,5% (48°)

10. Angelim 42,4% (49°)

CONFIRA OS DIAS ANTERIORES

sábado, 30 de maio de 2020

Palmeirina vai convocar aprovados em concurso

Recebemos um contato de aprovados do último concurso público da Prefeitura de Palmeirina, homologado em 13 de março deste ano, pedindo apoio na divulgação do grupo que pede ao prefeito Marcelo Neves a convocação de aprovados. O grupo chamado Convoca Palmeirina conseguiu inclusive uma recomendação do Ministério Público em 27 de abril pela convocação.

O grupo pede a substituição dos contratados pelos aprovados no concurso. 

Entramos em contato com a prefeitura para saber como está a situação, e soubemos que nesta segunda-feira (01/06) inicia a convocação de pessoal, neste momento para saúde e infra-estrutura.  O concurso teve inscrições até novembro. Provas em dezembro. Em março foi homologado, e vai iniciar a convocar os aprovados.

É natural que aprovados em concurso cobrem as nomeações, e esperamos que sejam chamados todos aqueles que cubram as vagas anunciadas, e também dos contratados que possam ser substituídos conforme legislação.

Seria interessante uma nota da prefeitura trazendo mais informações. Vamos ver na segunda-feira.

Ação de Bolsonaro na pandemia é reprovada por metade dos brasileiros

Metade dos brasileiros avalia como ruim ou péssima a forma como o presidente Jair Bolsonaro conduz as ações contra a pandemia, mostrou pesquisa Datafolha. A insatisfação com o Palácio do Planalto aumentou 17 pontos percentuais comparado a março. A avaliação do Ministério da Saúde, que havia chegado a 76% de aprovação, caiu para 45%. 

Aconteceu hoje: Bolsonaro condecorou parlamentares, ministros de seu governo, entre eles Abraham Weintraub (Educação), e o procurador-geral da República, Augusto Aras.

Weintraub prestou depoimento à Polícia Federal, no caso envolvendo o pedido de prisão dos integrantes do Supremo Tribunal Federal. O ministro permaneceu em silêncio.

Enquanto isso, mais da metade dos procuradores do Ministério Público Federal assinaram manifesto que defende a escolha do PGR por meio da lista tríplice. O gesto foi interpretado como um recado do descontentamento com Aras. O procurador-geral minimizou o abaixo-assinado: “Nesses termos, até eu assinaria”.

Em paralelo: a Polícia Federal afirmou ao STF que vai tomar o depoimento de Bolsonaro no inquérito que apura interferências na PF.

E o partido Rede Sustentabilidade desistiu de ação que pedia o fim do inquérito sobre fake news e ataques aos ministros do STF. Agora, a sigla defende a continuidade das investigações. Alvos da investigação estiveram com Bolsonaro no Palácio da Alvorada no último sábado.

O que foi dito: o ex-ministro Sergio Moro disse que Bolsonaro não vetou dois pontos do projeto anticrime para proteger o filho Flávio Bolsonaro

Justiça determina que fundação do governo Bolsonaro apague artigos contra Zumbi dos Palmares


A juíza federal Maria Cândida Almeida, da 9ª Vara de Justiça do Distrito Federal, deferiu, nesta sexta-feira (29), o pedido de parlamentares, determinando à Fundação Cultural Palmares a imediata retirada de artigos que desqualificam a figura de Zumbi dos Palmares do site da instituição, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

A ação popular foi impetrada pelos deputados federais Túlio Gadêlha (PDT-PE), Benedita da Silva (PT-RJ), Áurea Carolina (PSOL-MG) e Bira do Pindaré (PSB-MA) no último dia 14 de maio.

Na decisão, a juíza concluiu que “a permanência dos artigos no sítio institucional ameaça o patrimônio histórico-cultural e viola o direito à identidade, ação e memória da comunidade negra e a sua garantia a condições adequadas para a preservação, expressão e desenvolvimento de sua identidade”.

“O perigo da demora decorre do fato de que a permanência de tais publicações reverbera o dano que vem sendo infligido ao patrimônio histórico-cultural pátrio e ao direito à identidade, ação e memória da comunidade negra, desde o 13 de maio”, diz.

No último dia 13 de maio, Camargo usou o site oficial e as redes sociais da Fundação Palmares para lançar uma campanha revisionista com a finalidade de desqualificar Zumbi dos Palmares, figura que dá nome à instituição, criada justamente para promover e preservar valores históricos e culturais da influência negra no país. Na ocasião, os parlamentares acionaram a Justiça, alegando abuso de poder e desvio de finalidade.

Governo de Pernambuco reforça estrutura da saúde no interior. Garanhuns ganha mais leitos de UTI

Enfrentamento à pandemia do novo coronavírus será intensificado com três hospitais de campanha e 38 novos leitos de UTIs nas cidades de Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Caruaru, Serra Talhada e Goiana



O Governo de Pernambuco, por intermédio da Secretaria de Saúde, está reforçando a rede estadual exclusiva para pacientes com a Covid-19 no mês de junho, com a entrega de três hospitais de campanha que estão sendo instalados nas cidades de Caruaru, Serra Talhada e Petrolina (sedes das três macrorregionais de saúde do interior), representando um investimento de mais de R$ 4 milhões. Essa estrutura terá uma oferta total de 301 novos leitos. Mais 38 UTIs também serão entregues em municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Em Caruaru, serão instalados 104 leitos, sendo 76 de enfermaria, 26 semi-intensivos e dois de estabilização. A unidade de Serra Talhada terá 95 leitos (72 de enfermaria, 22 semi-intensivos e um leito para estabilização). O Hospital de Campanha de Petrolina terá capacidade para 102 leitos (74 de enfermaria, 26 de tratamento semi-intensivo e duas vagas para estabilização).

Serão entregues, nos próximos dias, 38 leitos de UTIs nas cidades de Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Caruaru, Serra Talhada e Goiana. Esse reforço do Estado já garantiu a abertura de 421 leitos dedicados exclusivamente a pacientes com a Covid-19 em 13 cidades polo do interior, sendo 139 de UTIs e 282 de enfermaria. As UTIs estão distribuídas em hospitais de Palmares, Limoeiro, Goiana, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Araripina e Petrolina.

Garanhuns já conta com leitos de UTI na UPAE e Hospital Regional Dom Moura, e devem ser disponibilizados novos leitos no Hospital Nsa. Sra. Perpétuo Socorro nos próximos dias.

Segundo a secretária-executiva de Vigilância em Saúde do Estado, Luciana Albuquerque, em pouco mais de dois meses, Pernambuco conseguiu abrir 1.447 leitos, sendo 635 UTIs. “Por determinação do governador Paulo Câmara, temos monitorado diariamente os dados da doença, inclusive sua entrada no interior, e atuado na vigilância dos casos e também para garantir a estrutura necessária na rede de saúde”, comentou Luciana.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Programação do aniversário do Colégio Santa Joana D'Arc


DELEGACIA NA INTERNET RECEBE DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER.



Diante do perigo da subnotificação dos casos de violência contra à mulher neste período de pandemia do novo coronavírus, a chefia da Polícia Civil passou a permitir que denúncias de injúria, calúnia ou difamação, em situação de violência doméstica, possam ser feitas pela internet, na página da Delegacia pela Internet. A instituição acredita que possa existir um incremento de casos sem o devido registro, por conta do isolamento social. 

Casos de agressões físicas e sexuais ainda precisam ser registrados presencialmente, por demandar perícias médicas. Já os registros virtuais passam por validação policial e, depois, são encaminhados ao Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL) para as devidas providências. 

Pernambuco tem, atualmente, delegacias especializadas para o atendimento à mulher em Santo Amaro (Recife), Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Afogados da Ingazeira, Garanhuns e Petrolina. Nas outras cidades, a população pode procurar qualquer delegacia de plantão da área onde reside ou ocorreu o crime.

Além da possibilidade de denúncia virtual, o estado também onta com a Ouvidoria Estadual da Mulher, onde a vítima pode denunciar e se informar sobre seus direitos. O número é 0800 281 8187. E em uma situação de emergência policial, ligue para o 190.

Diario de Pernambuco

Ranking de Isolamento Social no municípios do Agreste - Quinta, 28 - CLIQUE E CONFIRA



Confira o índice de isolamento social dos 10 melhores municípios que fazem parte da V Regional de Saúde, referente a quinta-feira, 28 de maio. Os números estão sendo divulgados pela parceria do Ministério Público de Pernambuco com a InLoco Geolocalização, que utiliza dados de localização por telefonia celular, método usado em todo o país.

Palmeirina mais uma vez liderou regionalmente, seguido de Terezinha. Estes dois municípios são os destaques dos últimos dias. No acumulado do mês, Brejão ainda é líder, mas nestes últimos dias de maio tem a liderança ameaçada, principalmente por Caetés.

O feriadão em Garanhuns fez o município subir apenas 2% em relação à sua média.

Vamos premiar as cinco cidades com melhor isolamento no mês, pela nossa apuração aqui e sistema de pontuação.

RANKING MAIO 
(Sistema de pontuação criado por nossa agência, conforme posição do município no ranking de isolamento diário. São pontuados os 10 melhores do dia, com 10 pontos para o primeiro, nove para o segundo, e assim sucessivamente). Em junho, zera tudo e recomeçamos.

1. Brejão - 137 pontos
2. Caetés - 133 pontos
3. Palmeirina - 124 pontos
4. Terezinha - 121 pontos
5. Capoeiras - 109 pontos
6. Iati - 95 pontos
7. Angelim - 89 pontos
8. Itaíba - 81 pontos
9. Águas Belas - 74 pontos
10. Calçado - 67 pontos
11. Garanhuns - 58 pontos

Índice médio em PE nesta quinta-feira: 45,9%. 

Agora vamos ao nosso resultado diário. Confira mais abaixo os dias anteriores.


QUINTA-FEIRA (28/05/2020)
1. Palmeirina 52,6% (2° colocado no estado)
2. Terezinha 46,1% (23°)
3. Garanhuns 44,1% (44°)
4. Caetés 43,0% (59º)
5. Águas Belas 42,9 (61°)
6. Capoeiras 42,8% (63°)
7. São João 41,9% (79°)
8. Brejão 41,5% (87°)
9. Canhotinho 41,3% (89°)

10. Iati 41,1% (127°)

QUARTA-FEIRA (27/05/2020)
1. Angelim 47,2% (16° colocado no estado)
2. Paranatama 47,0% (18°)
3. Águas Belas 43,9% (41°)
4. Brejão 42,8% (57º)
5. Capoeiras 42,3 (68°)
6. Caetés 41,4% (85°)
7. Palmeirina 44,9% (88°)
8. Calçado 40,3% (113°)
9. Terezinha 40,2% (116°)
10. Garanhuns 39,6% (127°)

TERÇA-FEIRA (26/05/2020)
1. Terezinha 48,3% (11° colocado no estado)
2. Brejão 48,3% (12°)
3. Caetés 48,1% (13°)
4. Iati 46,9% (23º)
5. Itaíba 46,9 (24°)
6. Capoeiras 46,4% (30°)
7. Correntes 44,9% (47°)
8. Calçado 43,0% (78°)
9. Garanhuns 42,1% (96°)
10. Águas Belas 41,8% (107°)

SEGUNDA-FEIRA (25/05/2020)
1. Palmeirina 47,8% (22° colocado no estado)
2. Correntes 46,5% (31°)
3. Capoeiras 45,7% (37°)
4. Paranatama 44,6% (51º)
5. Caetés 44,0 (57°)
6. Calçado 43,8% (61°)
7. Lagoa do Ouro 43,2% (77°)
8. Itaíba 42,2% (95°)
9. Jupi 41,9% (99°)
10. Terezinha 41,9% (100°)
11. Garanhuns 41,9% (101º)

CONFIRA OS DIAS ANTERIORES

Detran-PE prorroga prazo de validade do CRLV de 2019. SAIBA MAIS.

Levando em conta as dificuldades temporárias, impostas pela pandemia da Covid-19, com consequências na operacionalização dos serviços públicos, o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), Roberto Fontelles, prorrogou o prazo de validade do calendário anual de licenciamento de veículos usados/CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) do exercício de 2019. A medida consta na Portaria 2271, publicada no Diário Oficial do Estado, nesta sexta (29), e amplia o período em que o portador do CRLV pode circular com o documento de 2019. 

O prazo limite para a circulação com o CRLV 2019 fica da seguinte forma:


FINAL DA PLACA
PRAZO FINAL PARA PORTAR O CRLV DO EXERCÍCIO DE 2019
1 e 2
Até julho
3, 4 e 5
Até agosto
6, 7 e 8
Até setembro
9 e 0
Até outubro

Além das questões burocráticas, a medida foi adotada levando em conta que as taxas e impostos, referentes ao licenciamento de veículos, envolve vários órgãos estaduais, que estão com os serviços suspensos ou com funcionamento reduzido, entre eles, o próprio Detran. A iniciativa visa ainda, facilitar a vida dos proprietários de veículos, oferecendo mais tempo e, com isso, reduzir aglomerações, impróprias no atual momento de saúde pública. 

O Detran-PE, seguindo determinação do Governo de Pernambuco, e com o objetivo de colaborar com as ações de combate à Covid-19, suspendeu os atendimentos presenciais, desde o dia 23 de março, por tempo indeterminado. A decisão teve como princípio proteger a saúde dos servidores do órgão e da população em geral evitando o contágio comunitário.

GARANHUNS / Artistas realizam Forum Online para debater como os recursos da Lei Aldir Blanc chegarão aos profissionais de cultura



A Câmara dos Deputados aprovou a PL 1075, Lei de Emergência da Cultura, que recebeu o nome de Lei Aldir Blanc, e segue agora para aprovação no senado e posteriormente para aprovação do Presidente da República. 

Mas como nós, profissionais da cultura de Garanhuns, teremos acesso a ela? Essa e outras questões serão debatidas nesse Fórum.

O Coletivo Motirõ Garanhuns convida para essa construção profissionais da cultura em geral, bem como a sociedade civil.

O fórum será transmitido pela página do Facebook do Coletivo Motirõ Garanhuns.

Convidados:
Stephany Metódio
Fany Bernal
Clovis Teodorico
Elias Mouret
Joesile Cordeiro

Mediação:
Márcia Felix

A luta pela aprovação da PL 1075 - Lei Aldir Blanc continua!

Tabela de pagamentos de salários do Governo do Estado referente ao mês de maio




Mesmo diante de uma grave crise econômica internacional, desencadeada pela pandemia do novo coronavírus, o Governo de Pernambuco vem unindo esforços para honrar os seus compromissos junto ao funcionalismo público estadual. 

Neste sentido, o governador Paulo Câmara divulga o calendário de pagamento da folha de salários do mês de maio para todos os servidores. 

Os aposentados e pensionistas irão receber no próximo dia 04 de junho. Já os servidores ativos e comissionados terão o pagamento efetuado no dia seguinte, 05 de junho.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Governo de Pernambuco anuncia plano de reabertura das atividades econômicas

Protocolo prevê uma retomada gradativa e planejada da economia, que deve levar 11 semanas para ser totalmente implantada



Nos últimos dois meses, o Governo de Pernambuco vem realizando uma série de reuniões com representantes de vários setores produtivos para estabelecer os parâmetros de um plano de convivência das atividades econômicas com a pandemia da Covid-19. O estudo foi conduzido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Gestão, da Fazenda, do Trabalho e Qualificação e de Desenvolvimento Urbano. O estudo prevê uma retomada gradativa, respeitando as orientações sanitárias e com um período de 11 semanas para ser totalmente posto em prática.

A data de início da estratégia dependerá de um conjunto de indicadores definidos pelas autoridades sanitárias e científicas que fazem parte do Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, do governo estadual. O plano também inclui a análise da quantidade de trabalhadores por setor e de que maneira o retorno de cada atividade influenciará em pontos complementares, como o transporte público. A ideia é que os setores adotem horários diferentes de expediente para não saturar o sistema nos horários de pico.

“Sem vacina ou medicamento comprovadamente eficaz contra o novo coronavírus, todos teremos que conviver com a doença. Nosso plano pesa quais atividades têm menos impacto nas curvas de contaminação e a relevância econômica de cada setor para definir o cronograma de liberação”, detalhou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

A epidemia da Covid-19 atingiu de maneira direta a economia mundial, e no Brasil não foi diferente. A estimativa da Secretaria da Fazenda é de que a paralisação das atividades econômicas, por conta das medidas de isolamento social, tenha um reflexo negativo na arrecadação da ordem de 20%, no comparativo com 2019. “A ajuda aos Estados, sancionada nesta quinta-feira pelo Governo Federal, é insuficiente para repor as perdas impostas pela epidemia do novo coronavírus”, destacou o secretário da Fazenda, Décio Padilha.


Fotos: Heudes Regis/SEI

ANGELIM LIDERA ISOLAMENTO SOCIAL NA REGIÃO NESTA QUARTA, 27



Confira o índice de isolamento social dos 10 melhores municípios que fazem parte da V Regional de Saúde, referente a terça-feira, 26 de maio. Os números estão sendo divulgados pela parceria do Ministério Público de Pernambuco com a InLoco Geolocalização, que utiliza dados de localização por telefonia celular, método usado em todo o país.

Angelim liderou o isolamento regional, seguido por Paranatama. Foram os únicos municípios da região a alcançar a média do estado. 

Vamos premiar as cinco cidades com melhor isolamento no mês, pela nossa apuração aqui e sistema de pontuação. 

Índice médio em PE nesta quarta-feira: 46,0%. 

Agora vamos ao nosso resultado diário. Confira mais abaixo os dias anteriores.

QUARTA-FEIRA (27/05/2020)
1. Angelim 47,2% (16° colocado no estado)
2. Paranatama 47,0% (18°)
3. Águas Belas 43,9% (41°)
4. Brejão 42,8% (57º)
5. Capoeiras 42,3 (68°)
6. Caetés 41,4% (85°)
7. Palmeirina 44,9% (88°)
8. Calçado 40,3% (113°)
9. Terezinha 40,2% (116°)
10. Garanhuns 39,6% (127°)

TERÇA-FEIRA (26/05/2020)
1. Terezinha 48,3% (11° colocado no estado)
2. Brejão 48,3% (12°)
3. Caetés 48,1% (13°)
4. Iati 46,9% (23º)
5. Itaíba 46,9 (24°)
6. Capoeiras 46,4% (30°)
7. Correntes 44,9% (47°)
8. Calçado 43,0% (78°)
9. Garanhuns 42,1% (96°)
10. Águas Belas 41,8% (107°)

SEGUNDA-FEIRA (25/05/2020)
1. Palmeirina 47,8% (22° colocado no estado)
2. Correntes 46,5% (31°)
3. Capoeiras 45,7% (37°)
4. Paranatama 44,6% (51º)
5. Caetés 44,0 (57°)
6. Calçado 43,8% (61°)
7. Lagoa do Ouro 43,2% (77°)
8. Itaíba 42,2% (95°)
9. Jupi 41,9% (99°)
10. Terezinha 41,9% (100°)
11. Garanhuns 41,9% (101º)

CONFIRA OS DIAS ANTERIORES

O QUE É NOTÍCIA NOS JORNAIS DO BRASIL - Quinta-feira, 28


quarta-feira, 27 de maio de 2020

VEJA ESSE VIDEO / A Batalha contra o coronavírus está sendo vencida em Pernambuco



A batalha contra o Coronavírus tem que ser vencida diariamente, com ações integradas. O esforço é coletivo. Na luta de cada um, todos ganham. Faça parte, fique em casa. O resultado de hoje vai preparar o amanhã.

#FiqueEmCasa 
#PEContraCoronavirus
#GovernodePernambuco

Mandetta, Aldir Blanc, Barroso, Espanha, Paraguai, Reino Unido, Covid... Breves notas do Jornal O Globo


O vírus e as urnas: novo presidente do TSE, Barroso afirmou que mandatos de prefeitos e vereadores podem ser prorrogados por “alguns dias ou semanas”.
Gestão de vagas: o projeto que obriga hospitais privados a ceder leitos desocupados a pacientes do SUS com Covid-19 foi aprovado no Senado.
Acordo por socorro: a Câmara aprovou projeto que permite auxílio de R$ 3 bilhões ao setor cultural, batizado de “Lei Aldir Blanc”.
Semestre de espera: o governo impôs quarentena remunerada ao ex-ministro Luiz Henrique Mandetta por seis meses.
Novo decreto: Crivella prorrogou até terça-feira as medidas de isolamento no município do Rio, que registrou 147 mortes em 24 horas.
Além da fronteira: o Paraguai, que tem 865 casos e 11 mortes pela Covid-19, reabriu lojas e retirou restrições à circulação durante o dia.
Revisão: a Espanha retirou 1.918 casos da lista de mortes ligadas ao coronavírus após recontagem. País contabiliza 26.834 óbitos.
Terapias: o Reino Unido vai liberar o uso do antiviral remdesivir para pacientes com Covid-19, após teste mostrar aceleração na recuperação.
Contagiante: com adesão de personalidades, ação criada a partir de desenho de menina de 11 anos distribuiu quatro toneladas de alimentos.

Wanderson também deixa Ministério da Saúde.

Wanderson chegou a entregar o cargo no final da gestão de Mandetta, mas foi convencido a continuar no governo 


'PEDRAS NO CAMINHO'
Um dos responsáveis pela estratégia de combate ao surto de coronavírus no país, o agora ex-secretário de Vigilância em Saúde Wanderson Oliveira citou "pedras no caminho" de seu trabalho em carta de despedida. Oliveira lembrou os ex-ministros Mandetta e Teich, com quem disse ter boa relação, apesar do pouco convívio, e pediu que o interino Eduardo Pazuello tenha diálogo com os secretários estaduais. 

Mandetta, em entrevista a VEJA , se disse perplexo com a decisão da Comissão de Ética da Presidência para que ele cumpra os seis meses de quarentena remunerada antes de voltar a trabalhar. O ex-ministro tem sido consultado por empresas na pandemia e afirma que gostaria de ajudar. "Estou abismado."

João Campos articula criação Frente Parlamentar Mista em Defesa da Renda Básica

Grupo suprapartidário defenderá a instituição de uma renda básica que inclua entre 30 a 40 milhões de brasileiros que não estão no Bolsa Família e que não têm emprego formal



O deputado federal João Campos (PSB-PE) articula a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Renda Básica. O objetivo é acompanhar as discussões sobre a prorrogação do Auxílio Emergencial e trabalhar pela manutenção do valor em R$ 600, mas, para além disso, o foco é debater a extensão de uma renda básica que seja permanente, para ajudar os brasileiros na superação da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus e, com base nessa discussão, apresentar uma proposta concreta deste projeto à sociedade.

Para instalar a Frente, o socialista já conta com o apoio de parlamentares de diversos partidos e estados. “Estamos avançando rapidamente nas conversas, pois o tema mais importante para o brasileiro nos dias atuais é, sem dúvida, a implantação de uma renda que assegure o mínimo necessário”, afirma João.

“A essa altura, muitas pessoas estão se perguntando como será o dia seguinte após o auxílio emergencial. É preciso revisitar e reforçar o Bolsa Família para pensar no público que não faz parte do programa social e nem do mercado formal”, esclarece. Dentro deste grupo, estão os trabalhadores informais precarizados que não são protegidos pelo sistema de seguridade social, mas até antes da pandemia tinham uma renda familiar um pouco acima das faixas máximas dos programas sociais, cerca de 30 a 40 milhões de brasileiros que fizeram o Brasil bater o recorde da informalidade no final de 2019 e que, historicamente, passam por invisíveis aos olhos deste Governo Federal.

“O nível de desemprego deve crescer e não haverá condições objetivas para qualquer alívio da situação econômica”, diz João, acrescentando que a expansão da faixa de trabalhadores informais a entrar na Renda Básica deverá considerar pelo menos o total de famílias inseridas no CadÚnico, aquelas que recebem menos de meio salário mínimo per capita mensal (R$ 522,50) - podendo estar em estudo até a inclusão de todos os beneficiados pelo auxílio emergencial. A Frente Parlamentar também estudará a extensão do benefício para outras faixas de renda e propostas que criem uma renda básica universal.

PRORROGAÇÃO DO AUXÍLIO NO VALOR INTEGRAL

Manicures, entregadores de aplicativo, trabalhadores da construção civil, vendedores ambulantes, microempreendedores informais e tantos outros viram sua fonte de renda se extinguir rapidamente e só foram amparados mediante o Auxílio Emergencial de R$ 600,00, que foi aprovado pelo Congresso Nacional. Porém, o benefício está com a terceira e última parcela programada para junho. Em que pese a prorrogação dessa renda em dois a três meses, a Frente Parlamentar criada por João Campos trabalhará pela manutenção do valor integral, ao contrário do que deseja o ministro da Economia, Paulo Guedes, que já fala em algo no patamar de R$ 200.

Foto: Rodolfo Loepert

CONFIRA OS NÚMEROS DE ISOLAMENTO SOCIAL NO AGRESTE



Confira o índice de isolamento social dos 10 melhores municípios que fazem parte da V Regional de Saúde, referente a terça-feira, 26 de maio. Os números estão sendo divulgados pela parceria do Ministério Público de Pernambuco com a InLoco Geolocalização, que utiliza dados de localização por telefonia celular, método usado em todo o país.

Se Terezinha tivesse no início de maio os resultados que vem obtendo agora seria líder no mês com certa margem para outros municípios. Ao lado de Brejão lideraram o isolamento social nesa terça-feira (26). Brejão é muito regular, está sempre entre os primeiros, liderou alguns dias no início deste mapeamento e mantém uma margem para Caetés que garante a liderança. 

Temos alguns empates nos percentuais, mas somente transcrevemos o site de gerorreferenciamento do MPPE, que deve ter seu sistema de desempate.

Vamos premiar a primeira colocada e as demais cinco cidades com melhor isolamento no mês, pela nossa apuração aqui e sistema de pontuação. 

Índice médio em PE nesta terça-feira: 46,7%. 

RANKING MAIO 
(Sistema de pontuação criado por nossa agência, conforme posição do município no ranking de isolamento diário. São pontuados os 10 melhores do dia, com 10 pontos para o primeiro, nove para o segundo, e assim sucessivamente). Em junho, zera tudo e vamos conferir o isolamento com o desafio do comércio voltando a funcionar.

1. Brejão - 127 pontos
2. Caetés - 121 pontos
3. Palmeirina / Terezinha - 110 pontos
5. Capoeiras - 98 pontos
6. Iati - 94 pontos
7. Itaíba - 81 pontos
8. Angelim - 79 pontos
9. Calçado - 64 pontos
10. Águas Belas - 60 pontos
11. Correntes - 50 pontos
12. São João / Garanhuns - 49 pontos


Agora vamos ao nosso resultado diário. Confira mais abaixo os dias anteriores.

TERÇA-FEIRA (26/05/2020)
1. Terezinha 48,3% (11° colocado no estado)
2. Brejão 48,3% (12°)
3. Caetés 48,1% (13°)
4. Iati 46,9% (23º)
5. Itaíba 46,9 (24°)
6. Capoeiras 46,4% (30°)
7. Correntes 44,9% (47°)
8. Calçado 43,0% (78°)
9. Garanhuns 42,1% (96°)
10. Águas Belas 41,8% (107°)

SEGUNDA-FEIRA (25/05/2020)
1. Palmeirina 47,8% (22° colocado no estado)
2. Correntes 46,5% (31°)
3. Capoeiras 45,7% (37°)
4. Paranatama 44,6% (51º)
5. Caetés 44,0 (57°)
6. Calçado 43,8% (61°)
7. Lagoa do Ouro 43,2% (77°)
8. Itaíba 42,2% (95°)
9. Jupi 41,9% (99°)
10. Terezinha 41,9% (100°)
11. Garanhuns 41,9% (101º)

DOMINGO (24/05/2020)
1. Palmeirina 58,8% (8° colocado no estado)
2. Garanhuns 53,8% (42°)
3. Bom Conselho 51,6% (71°)
4. Caetés 50,4% (87º)
5. Brejão 49,7% (95°)
6. Angelim 49,4% (96°)
7. Correntes 49,3% (102°)
8. Paranatama 48,8% (109°)
9. Terezinha 48,7% (111°)
10. Iati 48,7% (112°)

SÁBADO (23/05/2020)
1. Terezinha 55,6% (7° colocado no estado)
2. Caetés 49,9% (23°)
3. Palmeirina 47,5% (38°)
4. Paranatama 45,8% (59°)
5. Calçado 45,3% (66°)
6. Brejão 44,8% (75°)
7. Angelim 44,4% (84°)
8. Garanhuns 44,3% (85°)
9. Iati 43,5% (100°)
10. Capoeiras 43,4% (102°)

CONFIRA OS DIAS ANTERIORES

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.