quarta-feira, 13 de maio de 2020

SISTEMA PRISIONAL / Seres e Educação iniciam 1º ciclo do Projeto Remição de Pena pela Leitura




A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), juntamente com a Secretaria Estadual de Educação, criou mais uma forma para reduzir a ociosidade dos detentos em tempos de pandemia do coronavírus. Teve início o 1º ciclo do Projeto Remição de Pena pela Leitura, porém com adequações no calendário. A ideia segue orientações do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). 

Em um mês, um total de 1.190 detentos de 23 unidades prisionais se inscreveram e já receberam os livros do projeto para iniciar a leitura que, conforme o decreto, dura 21 dias. A diferença nesse ciclo é que os aulões e as avaliações serão realizados após a pandemia porque os professores – responsáveis por essas etapas – não estão tendo acesso às unidades prisionais como medida preventiva do coronavírus. 

O secretário de Justiça e Direitos Humanos Pedro Eurico, considera a antecipação das atividades do projeto oportuna. “É importante manter as atividades intelectuais das pessoas privadas de liberdade sem prejuízo na redução de suas penas”, destacou. Com os apoios pedagógicos, haverá incentivo à leitura de outras obras, não só as prescritas no projeto de remição.

PROJETO - O Projeto Remição de Pena pela Leitura, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, juntamente com a de Educação de Pernambuco, já implantado nas 23 unidades prisionais do Estado, já inscreveu 7.948 reeducandos com 77% de aprovação. Em 2016, o projeto iniciou no Complexo do Curado com 115 reeducandos. Para cada obra lida, resumida ou resenhada com nota igual ou superior a seis, são sete dias a menos na pena.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.