foto de arquivo: Pedro Falcão, Rosângela (diretora do Campus Garanhuns) e parte da equipe da UPE |
Há 29 anos, o que era um conjunto de faculdades do governo espalhadas por aí se transformou na Universidade de Pernambuco, um orgulho. A partir daquele instante uma nova instituição surgiu, sólida, planejada e eficiente. De lá pra cá a história é contada no desenvolvimento do ensino superior no estado.
Para nós, nos últimos anos, foi esperançoso ver a UPE avançando pelo interior, trazendo cursos superiores a regiões que exportavam seus jovens. Atualmente a UPE é ensino, pesquisa, extensão, tudo ao mesmo tempo e agora! E ainda conta com laboratórios, institutos integrados, a exemplo de Confúcio e IAUPE, e até um complexo de saúde formado por três hospitais que gozam de respeito.
Uma universidade que dialoga com categorias, estudantes, professores, sindicatos, associações... Acompanho este últimos anos, com Pedro Falcão, e vejo a UPE crescer, seja atraindo mais estudantes, investindo no corpo docente e técnico, inclusive aumentando o quadro com mais concursos públicos e convocações através do Governo do Estado, e o apoio de Paulo Câmara. Vejo a Universidade dos Pernambucanos avançar com grandes parcerias, seja liderando o Consorcio Universitas, aqui no estado, seja na ABRUEM no Brasil, seja com universidades e governos de vários países do mundo... Há diálogo com os vários setores da sociedade e segmentos políticos.
A Universidade avança com planejamento, e cada um de nós, que tem suas histórias alinhavadas com esta instituição sentimos este orgulho e sabemos que fazemos parte disso tudo, pois se de lá trouxemos ensinamentos e experiências, deixamos na construção da UPE um pouco de nós.
Que venham os 30 anos da UPE!