sábado, 4 de julho de 2020

Dois mil celulares apreendidos em presídios à disposição da tecnologia e ensino



A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) entregou, na manhã desta quarta (01.07), mais dois mil celulares apreendidos nos presídios ao Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC). Com essa terceira remessa, são 4.600 aparelhos à disposição dos estudantes de cursos de tecnologia em situação de vulnerabilidade social, público assistido pelo Centro.

A entrega foi feita pelo secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, na sede do Instituto, no bairro de Dois Irmãos. Na ocasião, houve demonstração de como é feita a trituração dos eletrônicos. As placas, baterias e vibra calls são transformados em robôs, bengalas e chapéus sonoros para deficientes visuais, entre outras ferramentas. Já o vidro pode virar luminárias e quadros. “É muito bom saber que das nossas revistas nas unidades prisionais do Estado, temos resultados como esse valorizando a formação do jovem e as pessoas com deficiência”, destacou Rodrigues. 

A ação, inédita no País, visa promover aprendizado aos jovens e a preservação do meio ambiente. “Não podemos ficar com o lixo eletrônico que vem das unidades prisionais, nem comprometer o meio ambiente jogando o resíduo fora. Eu gostaria de não apreender nenhum celular em unidades prisionais, mas como isso ainda acontece, precisamos dar um destino a eles para que não retornem à prisão” completa Eurico.

“Este ano estamos fazendo toda a triagem e segregação dos materiais para que no segundo semestre possamos atender 250 jovens em processo de formação”, informou o fundador e diretor-executivo do CRC, Sávio França. De janeiro a junho deste ano, foram apreendidos 1.219 celulares em presídios do Estado, 290 a menos do que no mesmo período de 2019. Já no ano passado, as revistas de materiais ilícitos contabilizaram 2.601 aparelhos recolhidos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.