sexta-feira, 18 de setembro de 2020

SAÚDE / Agentes de Endemias dos 21 municípios da V GERES recebem smartphones para agilizar informações sobre arboviroses

Aparelhos contam com aplicativo e-visit@PE para informações em tempo real





Os 21 municípios que englobam a V Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Garanhuns, são os novos contemplados com o aplicativo e-visit@PE, tecnologia que proporciona mais agilidade ao trabalho de monitoramento e consolidação de dados referentes à ocorrência das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Para utilizar a tecnologia, foram entregues, na manhã desta quinta-feira (16.09), 224 smartphones equipados com a ferramenta para agentes comunitários de endemias (ACE), coordenadores, supervisores e técnicos para os profissionais do Agreste. O investimento é do Governo de Pernambuco através da Secretaria Estadual de Saúde.

A entrega foi realizada no auditório da V GERES, e foi coordenada pela dra. Catarina Tenório, gestora regional de saúde. Participaram também da solenidade de entrega: Claudenice Pontes, diretora de arboviroses da SES/PE; Rodriga Rouka, assessora técnica de arboviroses; Nadir Ferro, representante do COSEMS e secretária municipal de saúde de Jupi; Manoela Souto, vice-representante do COSEMS regional e secretária de saúde de Saloá; Reginaldo dos Santos, epidemiologia da V GERES; Conceição Santana, coordenadora regional de Vigilância em Saúde, além de representantes dos 21 municípios da regional, 

Resultado de uma parceria entre as secretarias de Saúde de Pernambuco e Mato Grosso do Sul, estado que já utilizava a tecnologia, o e-visit@ substitui os boletins diários das visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemia, evitando a utilização de papel e a necessidade de digitação pós-visita, o que traz mais agilidade na consolidação das informações. No aplicativo, os agentes podem localizar os imóveis a serem visitados, selecionar o tipo de visita a ser feita e digitar as informações necessárias, como os focos encontrados e tratados. Ainda é possível fazer upload de imagens. Todos os dados podem ser compartilhados, em tempo real, como os gestores municipais e estaduais. 

"Essa tecnologia otimiza o trabalho dos profissionais que atuam no combate às arboviroses, possibilitando a consolidação dos dados em ambiente on-line e acessível ao município e à gestão estadual. Assim, podemos acompanhar em rotineiramente a situação das localidades e auxiliar nas estratégias em tempo oportuno sempre que necessário", afirma a gerente de Vigilância das Arboviroses da SES-PE, Claudenice Pontes. 

Até o momento, já foram entregues 2.281 smartphones para profissionais de 127 municípios. Os coordenadores e digitadores da plataforma web de todos os municípios já foram treinados pela Secretaria. A expectativa é que, até o fim de setembro, todos os agentes de endemias das cidades também tenham sido treinados para uso da ferramenta. Ao todo, cerca de 3,3 mil smartphones serão entregues. 

DADOS - Em Pernambuco, foram confirmados, até 29 de agosto, 5.974 casos de dengue, 1.047 de chikungunya e 16 para zika. Na I Geres, foram confirmados 1.150 casos de dengue, 773 casos confirmados para chikungunya e 3 confirmações para zika. Já na V Geres, foram confirmados 529 casos de dengue e 6 de chikungunya - não há confirmações de zika.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.