quarta-feira, 24 de março de 2021

Prefeitura de Garanhuns garante novos leitos de UTI para tratamento da Covid-19

Ao todo, serão 10 vagas que vão assegurar a assistência aos pacientes que apresentarem quadros graves da doença





A Prefeitura de Garanhuns vai reforçar a rede pública de assistência à saúde do município, com mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados exclusivamente aos pacientes do município com a Covid-19. As novas vagas já haviam sido anunciadas anteriormente pelo prefeito Sivaldo Albino e pela secretária de Saúde, Catarina Tenório. A abertura vem em um dos momentos mais críticos da pandemia em Pernambuco, com aceleração do contágio pela Covid-19 e alta nos indicadores de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Os leitos estão instalados na Unidade de Tratamento Covid-19 (UTC), localizada no bairro Francisco Figueira (Cohab II). Com o objetivo de que as vagas fossem disponibilizadas com a maior brevidade possível, o Governo Municipal empenhou-se para estruturar o espaço e fortalecer o tratamento de casos graves da Covid-19.

“Este é um um esforço do Governo Municipal que será de grande importância no enfrentamento de um dos momentos mais críticos da pandemia. Garanhuns precisa imediatamente de mais leitos de UTI, e a abertura destas vagas vai salvar muitas vidas”, afirmou o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino.

Para que os leitos de terapia intensiva possam funcionar, foi instalado um tanque criogênico, com capacidade de armazenamento de 5700 mil metros cúbicos de oxigênio. Também estão em fase final de testes uma bomba de vácuo e um compressor, instalados na última semana. Os equipamentos foram adquiridos pela gestão municipal ao longo do mês de março, totalizando um investimento de mais de 200 mil reais.

O município também está finalizando a seleção da equipe técnica que irá trabalhar no local. O processo vem sendo acompanhado diretamente pela secretária de Saúde Catarina Tenório e pelo secretário executivo da pasta, Paulo Mendonça. O local vai contar com cerca de 50 profissionais; entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e auxiliares de serviços gerais.

“Além de vacinar nossa população e fiscalizar o cumprimento das medidas restritivas, vamos ampliar a rede de enfrentamento à Covid-19. Desde o início do ano nossa equipe está planejando a ativação dos leitos de UTI e para isso, foi preciso reestruturar a Unidade de Tratamento Covid-19 em tempo recorde”, destaca a secretária de Saúde, Catarina Tenório.

Para a ativação efetiva dos leitos a Secretaria está aguardando a entrega dos medicamentos sedativos para a UTI. A previsão é de que até a próxima sexta-feira (26) a unidade esteja abastecida com os insumos e equipamentos.

Texto: Aquilles Soares
Fotos: Thomas Ravelly

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.