terça-feira, 10 de maio de 2022

Semana de Museus 2022: Secult-PE promove seminário gratuito

O encontro presencial é aberto ao público mediante apresentação de comprovante de vacinação e inscrição prévia



Criada com o objetivo de aprofundar a relação da população com as instituições responsáveis pela preservação da memória e difusão do conhecimento no País, a Semana Nacional de Museus chega à sua vigésima edição com o tema “O poder dos museus''. No Recife, a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) promove o seminário “Gestão Museal: desafios contemporâneos''. Realizado em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o evento ocorre presencialmente no dia 19 de maio, às 17h, no Auditório Aloísio Magalhães, no Derby.

Para participar de forma gratuita, as pessoas interessadas precisam se inscrever previamente por meio do link: https://forms.gle/ysbKvYZftjhhCfU26 . O público presente poderá participar encaminhando perguntas ao mediador. Para entrar no prédio da Fundaj, é preciso apresentar comprovante de vacinação com doses de reforço.

O seminário “Gestão Museal: desafios contemporâneos'' tem o objetivo de debater como os gestores de museus, de diferentes esferas administrativas enfrentam os desafios no gerenciamento das suas instituições. Seja na organização e formação das equipes, nas ações educativas desenvolvidas pelos museus, nas formas de captação ou participação em editais de fomento e nas parcerias institucionais entre os setores do poder público ou privado.

O encontro vai reunir os gestores Antônio Carlos Pavão (Espaço Ciência), Ingrid Melo (Oficina Brennand), Luciana Felix (Paço do Frevo), Marlon Meirelles (Memorial do Papangu), Mirela Leite (Museu da Abolição). Mediados por Albino Oliveira (Fundaj), eles vão dialogar a respeito dos desafios enfrentados no gerenciamento dos equipamentos diante do cenário contemporâneo. O seminário será apresentado por Priscilla Marques, Gerente de Territorialidade e Equipamentos Culturais da Secult-PE.

Cada palestrante apresentará a instituição a qual está vinculada e abordará sobre como é realizada a organização das equipes e das ações dos museus, formas de captação de fomento, participação em editais e parcerias institucionais entre o poder público ou setor privado.

Palestrantes

Antônio Carlos Pavão

É professor titular no Departamento de Química Fundamental da UFPE e diretor do Espaço Ciência. Foi presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência ABCMC. Nascido em Quintana (SP), formou-se bacharel em Química (1973), mestre em Físico-química (1976) e doutor em Ciências (1978) pelo IQUSP.

Mirela Leite

Museóloga, gestora e produtora cultural. Atualmente é diretora do Museu da Abolição. Mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo (2015), com especialização em Gestão Cultural – Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo SENAC (2011) e graduação em Museologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006).

Ingrid Melo

Diretora de Operações e Finanças na Oficina Francisco Brennand. Tem experiência em planejamento, execução e acompanhamento de projetos, no desenvolvimento de atividades e mapeamento de processos organizacionais, gestão de equipes e no planejamento e acompanhamento de indicadores e metas e elaboração de prestações de contas para leis de incentivo e órgãos de governo.

Marlom Meirelles

Atua como Diretor de Cultura do Município de Bezerros-PE desde fevereiro de 2021. Atua em conselhos e fóruns, a exemplo do Conselho do Audiovisual / Secult-PE e atualmente é Presidente do COMTUR - Conselho de Turismo e Cultura de Bezerros.

Luciana Félix

Gestora do Paço do Frevo desde 2021. Profissional com experiência no setor público há 19 anos. Trabalhou em diversas secretarias na Prefeitura do Recife, Governo de Pernambuco e também desempenhou função de assessoria parlamentar no Congresso Nacional. Presidiu a Fundação de Cultura Cidade do Recife nos anos de 2009 a 2012.

Semana Nacional de Museus - 20 anos

A 20ª Semana Nacional de Museus ocorre nacionalmente entre os dias 16 e 22 de maio. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a ação foi instituída em 2003 com o intuito de mobilizar as instituições brasileiras a elaborarem programações focadas em determinado tema.

Serviço

20ª Semana Nacional de Museus
Seminário “Gestão Museal: desafios contemporâneos''
Quinta, 19 de maio, às 17h
Auditório Aloísio Magalhães - Fundaj - Rua Henrique Dias, 609 - Derby
Entrada gratuita mediante comprovante de vacinação (dose de reforço)
Inscrição prévia no link: https://forms.gle/ysbKvYZftjhhCfU26
Informações: (81) 99794-8915 / nucleodemuseus.secultpe@gmail.com

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.