Na última segunda-feira (21), a UPAE Garanhuns preparou uma programação especial em alusão ao Dia Mundial da Diabetes (14/11) e ao Dia Nacional dos Ostomizados (16/11). A ação foi realizada para os pacientes que esperavam por atendimento na recepção de um dos ambulatórios da unidade.
Iniciando com o tema “Educação para proteger o seu futuro”, a enfermeira Simony Farias falou sobre a importância de cada pessoa buscar e obter informações para cuidar de si próprio, a chamada educação para a saúde.
Ainda em sua palestra, Simony apresentou os diversos tipos de diabetes, os seus sintomas e as formas de prevenção e diagnóstico, e ainda tirou diversas dúvidas dos participantes sobre as restrições dos pacientes com diabetes.
Em seguida, a nutricionista Laila Brasil discorreu a palestra intitulada “Você sabe o que está consumindo?”, na qual proferiu informações sobre alimentos que possuem alta e baixa quantidade de açúcares na sua composição, expondo aos pacientes alguns alimentos e a sua correspondente quantidade de açúcar. Conscientizando, dessa forma, a todos sobre o consumo correto dos alimentos e favorecendo uma melhor qualidade de vida.
Logo após, as fisioterapeutas Natalya Vaz e Danielly Braga distribuíram um material educativo sobre os cuidados necessários que os pacientes com diabetes devem ter com os pés, e ainda ensinaram alguns exercícios para que, em casa, os pacientes pudessem estimular a circulação sanguínea nos pés.
Por fim, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foram oferecidas aos presentes na ação uma sessão de auriculoterapia e uma sessão de ventosaterapia.
Ao longo de toda a ação, foram ressaltados os programas para Pé Diabético e Ostomizados oferecidos pela UPAE Garanhuns. Em ambos, os pacientes podem contar com a assistência de uma equipe multidisciplinar, como endocrinologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, entre outros. E para os pacientes ostomizados, são disponibilizadas ainda, de maneira gratuita, bolsas coletoras e outros materiais.
Para participar dos programas, os pacientes devem realizar uma consulta na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, e serem devidamente encaminhados para participar de um dos programas de atendimento.