terça-feira, 31 de janeiro de 2023
Sivaldo Albino participa de encontro de prefeitos com Raquel Lyra
quarta-feira, 25 de janeiro de 2023
GARANHUNS / Bairro de Heliópolis recebe investimentos em serviços de recapeamento asfáltico
Romildo Porto assume a presidência da Compesa
O Engenheiro Civil, Bacharel em Ciências da Computação e Pós-graduado em Direito Tributário, Romildo Bezerra Porto, tomou posse hoje, às 16h, como presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa. A solenidade aconteceu no Centro Administrativo da empresa, no auditório Pirapama, bairro de Santo Amaro.
Com nova ciclofaixa na Torre, Recife faz conexão inédita de 169 km entre as zonas Oeste, Norte e Centro
CPC Sesc apresenta o show “Vasto Mar”, do Cantoria CRUA, em Garanhuns
foto: Felipe Correia |
terça-feira, 24 de janeiro de 2023
Lula viaja ao Uruguai: fortalecer os laços com o país vizinho
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chega nesta quarta-feira (25/01) em Montevidéu, para fortalecer os laços de comerciais e de amizade com o país vizinho. Nesta, que é a segunda cidade da primeira viagem oficial à América do Sul, Lula será recebido pelo presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou; receberá um prêmio pela sua atuação em defesa do Meio Ambiente entregue pela Intendência da cidade; e ainda se encontrará com o amigo e ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica.
domingo, 22 de janeiro de 2023
Governo adota ações emergenciais em socorro aos Yanomami: "vamos dar a eles a dignidade que eles merecem", diz Lula
Lula e ministros estão adotando medidas de enfrentamento à grave crise de desassistência sanitária e nutricional - Foto: Ricardo Stuckert |
sábado, 21 de janeiro de 2023
A Entrevista de Lula para Natuza Nery da Globonews
|
|
|
|
terça-feira, 17 de janeiro de 2023
Em cerimônia recheada de simbolismos, Anielle Franco e Sonia Guajajara tomam posse
Sonia Guajajara agradeceu o presidente Lula pela confiança e ineditismo - Foto: Ricardo Stuckert |
Prefeitura leva serviço de coleta de exames laboratoriais para unidades da área rural de Garanhuns
foto: ASCOM Garanhuns / Hilton Marques |
Haddad defende retomada do crescimento econômico aliada à sustentabilidade fiscal e ambiental
Haddad: "o Brasil pode contribuir muito no crescimento aliado à sustentabilidade" Foto: Washington Costa (Ascom/MF) |
Até Aras e Lyra agem contra bolsonaristas golpistas de 8 de janeiro
quarta-feira, 11 de janeiro de 2023
Garanhuns finaliza ‘Encantos do Natal’ com recordes de público e sucesso consolidado em 2022/2023
“Tivemos a oportunidade de realizar mais um belíssimo evento natalino em nossa cidade. Além da beleza das luzes e cores e da qualidade da programação artística e cultural, pudemos gerar movimentação econômica para Garanhuns. Isso garante o desenvolvimento do nosso município e oportunidade de renda para os garanhuenses”, afirmou Sivaldo Albino, prefeito de Garanhuns.
“É encantador ver o brilho nos olhos de tantas pessoas, de todas as idades. É a prova maior que os bons sentimentos ganham vida com o Natal e é uma grande satisfação poder proporcionar isso por meio da nossa decoração e do nosso evento”, disse Sandra Albino, secretária de Cultura de Garanhuns.
“Temos uma missão ainda mais importante em 2023, que é fazer o Encantos do Natal ainda maior e melhor. Iremos comemorar 20 anos de eventos natalinos em Garanhuns e isso nos traz a responsabilidade de planejar algo ainda mais especial. Não tenho dúvidas que irá superar as expectativas e que será o maior Natal da nossa história”, ratificou o prefeito Sivaldo Albino.
Ministério das Comunicações inscreve entidades para concessão de Rádios Comunitárias para 71 municípios em 19 estados, Confira!
Programa AABB Comunidade oferta Colônia de Férias durante o mês de janeiro
terça-feira, 10 de janeiro de 2023
DPU e redes internacionais de Direitos Humanos repudiam ataques à democracia no Brasil
A Defensoria Pública da União (DPU) e redes internacionais de promoção e defesa dos Direitos Humanos assinaram nota conjunta em repúdio aos ataques às instituições democráticas que aconteceram em Brasília (DF) no domingo (8).
Veja a lista dos nove senadores que votaram contra a intervenção federal no Distrito Federal, todos bolsonaristas:
Ações de infraestrutura e obras beneficiam moradores do bairro Magano
Alexandre de Moraes manda prender Anderson Torres, ex-ministro de Bolsonaro, e coronel que chefiava PMDF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje as prisões de Anderson Torres, ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, e do coronel Fábio Augusto, ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Fábio augusto já foi preso.
Mais cedo, Moraes afirmou que as instituições punirão "todos os responsáveis" pelos atos de terrorismo deflagrados na Esplanada dos Ministérios.
Após deixar o Ministério da Justiça, com o fim do governo Bolsonaro, Anderson Torres reassumiu a Secretaria de Segurança Pública do DF. Ele era o responsável pela pasta quando bolsonaristas terroristas atacaram os Três Poderes. Quem exonerou Torres foi o governador Ibaneis Rocha, pouco antes de ser afastado do cargo por ordem de Moraes. O ministro entendeu que houve omissão das autoridades do DF nos atentados.
CNM reforça apoio irrestrito à democracia e condena atos de vandalismo em Brasília
Representante dos Municípios brasileiros, a CNM condena com veemência os atos antidemocráticos e de vandalismo que tomaram a Praça dos Três Poderes em Brasília neste domingo, 8 de janeiro.
A entidade reitera seu apoio irrestrito à democracia brasileira e ao respeito da escolha das urnas no país. É inaceitável que manifestações políticas contrárias se transformem em violência e em desrespeito ao patrimônio público e, por isso, a Confederação defende que haja punição conforme a lei.
Como entidade apartidária, que acolhe e representa todos os gestores locais, de diferentes partidos e posicionamentos, a CNM defende a convivência pacífica de ideias e a oposição democrática, o que só pode ocorrer com respeito à Constituição.
Paulo Ziulkoski
Presidente da CNM
sábado, 7 de janeiro de 2023
Marcelo Canuto assume Fundação de Cultura Cidade do Recife
Gestor comandará entidade que atua em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura, na concepção e execução das políticas públicas voltadas ao setor. Na bagagem, Canuto traz a experiência de ter estado à frente de instituições como a Fundarpe
A Prefeitura do Recife anuncia Marcelo Canuto como novo presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR). A nomeação do gestor foi publicada no Diário Oficial do Município deste sábado (7). Reconhecido por sua longa atuação no segmento público, Canuto soma sua vasta experiência, agora à frente da Fundação municipal, ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura do Recife na gestão da Cultura, cuja secretaria é capitaneada por Ricardo Mello, que está à frente da pasta desde 2021 e vinha acumulando suas funções com a presidência da FCCR.
Canuto chega para reforçar a efetivação das políticas públicas culturais municipais implementadas na gestão, com importantes ações nos últimos anos, a exemplo do MOVE Cultura (que vem requalificando espaços culturais da cidade), o Registro do Patrimônio Vivo (que viverá em 2023 sua segunda eleição), a conquista do título de Cidade Criativa na Música, conferido pela Unesco, o Recife AMA Carnaval, a retomada do SIC e das atividades do Conselho Municipal, a realização de ciclos festivos, como o São João e o Natal. Canuto integra-se ao grupo que vem preparando a maior festa popular da cidade, o Carnaval, que já se avizinha, prometendo uma festa inesquecível, marcada pela saudade, após a interrupção de dois anos, devido às medidas sanitárias impostas pela Pandemia da covid-19.
Entre suas atribuições, a Fundação promove, junto com a Secult, atividades para difusão, circulação e fruição da cultura. Também cabe às duas entidades, com atribuições institucionais específicas, mas gestão integrada, estimular a produção cultural em suas diversas formas e manifestações, além de recuperar e preservar os patrimônios materiais e imateriais do município.
*Perfil* - Recifense, Marcelo Canuto Mendes nasceu na cidade do Recife em 4 de dezembro de 1964. É advogado, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, à época participando ativamente dos movimentos de redemocratização como liderança estudantil. Iniciou sua vida pública no segundo Governo Miguel Arraes (1987-1990) como oficial de gabinete. Na terceira gestão de Miguel Arraes (1995-1998) foi convidado a assumir a Gerência Geral da Secretaria de Projetos Especiais, responsável por desenvolver e monitorar a implantação de projetos e ações sociais e econômicas no Estado. Ainda atuou na administração pública municipal como assessor da Secretaria de Assuntos Jurídicos do Recife (2001) e diretor administrativo e financeiro da Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel), entre os anos de 2005 e 2007.
Participou ativamente dos Governos de Eduardo Campos. Na primeira gestão, foi secretário Especial de Articulação Social do Estado, pasta que tinha entre atribuições a interlocução com sociedade civil organizada, a coordenação do Programa Governo Presente e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco (Cedes).
No segundo Governo de Eduardo Campos, foi nomeado secretário-executivo de Relações Institucionais e Articulação Parlamentar da Secretaria da Casa Civil, acumulando ainda a Secretaria Executiva de Articulação Política da pasta. Entre outubro de 2013 a dezembro de 2014, foi nomeado secretário Estadual de Cultura.
Entre janeiro de 2015 e dezembro de 2018, no primeiro Governo de Paulo Câmara, voltou a ser convocado para a Secretaria da Casa Civil, exercendo o cargo de Secretário Executivo de Coordenação da Casa Civil, tendo atuado como interlocutor junto aos poderes legislativo e judiciário e entidades civis urbanas e rurais, em suas demandas junto ao Governo do Estado. Em 2019, a convite do governador, assumiu a presidência da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Em abril de 2022, assumiu a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos/PE, e, em julho do mesmo ano, foi nomeado para Secretário Chefe do Gabinete do Governador.
quinta-feira, 5 de janeiro de 2023
Secretaria de Finanças de Garanhuns divulga calendário de pagamento do IPTU 2023
Sesc PE abre inscrições para o projeto Brincando nas Férias 2023
Já é tradição em Pernambuco, todo mês de janeiro, a realização do Brincando nas Férias, projeto de recreação do Sesc Pernambuco para crianças que estão em férias escolares. Para as atividades desta primeira etapa de 2023, as inscrições estão abertas, na Central de Relacionamento das unidades espalhadas pelo Estado. Arcoverde, Belo Jardim, Caruaru e Surubim realizam o Brincando entre os dias 16 e 20 de janeiro; em Buíque e Garanhuns, o projeto acontece de 23 a 27 de janeiro.