terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Mês de fevereiro é marcado por conscientização da Doença de Alzheimer



O fevereiro roxo é uma iniciativa do Ministério da Saúde para a conscientização da Doença de Alzheimer. O principal objetivo desta campanha é chamar atenção para diagnóstico precoce e, consequentemente, permitir assistência de saúde adequada.

Segundo o Dr. Pedro Henrique, médico geriatra na UPAE Garanhuns, a doença acomete principalmente os idosos. Seus sinais e sintomas iniciais podem ser confundidos com o processo natural do envelhecimento.

Apesar do tratamento não alterar o curso da doença, o diagnóstico precoce possibilita planejar e adequar seus cuidados para cada fase da doença, possibilitando melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Dr. Pedro Henrique enfatiza ainda que as principais características da perda da memória na Doença de Alzheimer é o esquecimento para fatos recentes e a dificuldade de aprender coisas novas.

Portanto, fique atento para alguns sinais como perda de memória recente, dificuldade em executar tarefas habituais, desorientação, alteração na linguagem, mudança do humor ou desinteresse pelas atividades diárias. Caso tenha notado alguma dessas alterações, procure profissional capacitado para avalição.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.