terça-feira, 23 de abril de 2024

Pernambuco: mais de 677 mil MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do programa Acredita


Pernambuco tem atualmente mais de 677 mil Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte que podem ser beneficiados pelo Programa Acredita, lançado nesta segunda-feira (22/4) pelo Governo Federal. Entre as metas da iniciativa estão criar condições para ampliar o acesso a crédito, renegociar dívidas e garantir mais apoio a esses três setores da economia.
"Nós estamos criando as condições para que, independentemente da quantidade, da origem social, do tamanho dos negócios, as pessoas tenham o direito de ter acesso ao sistema financeiro e pegar um crédito"
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
“Não tem nada mais imprescindível para uma sociedade, qualquer que seja ela, se desenvolver, se ela não tiver condições de ter oportunidade e se não tiver crédito. Nós estamos criando as condições para que, independentemente da quantidade, da origem social, do tamanho dos negócios, as pessoas tenham o direito de ter acesso ao sistema financeiro e pegar um crédito", afirmou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o evento de lançamento do programa, no Palácio do Planalto.

Em todo o país, são mais de 15,6 milhões de MEIs, dos quais 475,6 mil estão registrados em Pernambuco. Desse universo pernambucano, 271,8 mil são comandados por homens (57,1%) e 203,8 mil (42,9%) por mulheres.

O estado também demonstra potencial no setor das microempresas, com 167,5 mil unidades desse tipo de negócio entre os mais de 6,69 milhões registrados no Brasil.

Por último, o setor de empresas de pequeno porte em Pernambuco tem hoje 33,9 mil registros entre os mais de 1,21 milhão em todo o país que poderão ampliar o acesso a crédito por meio do Acredita.



segunda-feira, 15 de abril de 2024

Em Pernambuco, 8,9 mil moradias são selecionadas no Minha Casa, Minha Vida Rural e Entidades



Pernambuco foi contemplado com 8.947 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida nas modalidades Rural e Entidades. O resultado da seleção foi anunciado pelo Governo Federal na última quarta-feira, 10 de abril. Essas modalidades garantem moradia tanto para comunidades urbanas organizadas quanto para grupos específicos, como agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais que residem em áreas rurais.

Na modalidade Entidades, 2.744 moradias foram selecionadas em 16 municípios pernambucanos. Essa linha de atendimento concede financiamento subsidiado a pessoas físicas para produção de residências em áreas urbanas. As entidades devem estar organizadas por meio de instituições privadas sem fins lucrativos.

No âmbito Rural, foram 6.203 moradias selecionadas em 83 municípios. Essa modalidade subsidia a produção ou a melhoria de unidades habitacionais para agricultores familiares, trabalhadores rurais e famílias residentes em área rural.

Levando em conta as duas modalidades, a capital, Recife, lidera a lista dos municípios com o maior número de unidades selecionadas. São 1.106 moradias, seguida por Águas Belas, com 350, Custódia, com 300, Ibimirim, também com 300, e Caetés, com 250. Bom Conselho, Buíque, Floresta, Ipojuca e Tacaratu vêm na sequência, com 200 unidades habitacionais cada.

No Recife, BNDES promove nesta quarta evento para micro, pequenas e médias empresas

Evento é gratuito 
e apresenta as principais linhas 
de financiamento do BNDES


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promove nesta quarta-feira, 17, em Recife (PE), o evento “BNDES Mais Perto de Você”, dirigido a micro, pequenas e médias empresas. A apresentação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no link abaixo:

O evento acontece a partir das 10h no auditório do Sebrae, parceiro da iniciativa, com o apoio da Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomércio-PE), da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, do Porto Digital e do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE).

Funcionários do BNDES irão apresentar as principais linhas de financiamento, o que inclui soluções para capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos, e crédito para projetos de investimentos. Informações sobre como obter garantia para os financiamentos também serão prestadas no encontro. Os empresários poderão esclarecer dúvidas e consultar as opções mais adequadas aos seus negócios.

Agentes financeiros parceiros do BNDES que atuam em Recife e região também irão atender o público durante o evento. Eles integram a rede de instituições credenciadas que fazem o crédito do BNDES para micro, pequenas e médias empresas chegar a todo o Brasil.

terça-feira, 2 de abril de 2024

FIG 2024: Programação nacional do Polo Mestre Dominguinhos

Evento será realizado em sua 32ª edição, de 11 a 28 de julho, e vai contar com mais de 20 polos culturais



Com 100 dias de antecedência para o período de realização do maior festival multicultural do Brasil, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou nesta terça-feira (02), as atrações que vão compor a grade nacional do Polo Mestre Dominguinhos, durante o 32º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que será realizado de 11 a 28 de julho deste ano. O anúncio aconteceu em coletiva no Teatro Reinaldo de Oliveira, do Sesc Garanhuns, e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de convidados e de membros da imprensa de Pernambuco.

O anúncio das atrações do polo principal foi realizado pelo prefeito Sivaldo Albino, que destacou a importância da divulgação com antecedência, para que turistas de todo o Brasil e os diversos setores da economia envolvidos com o evento se programem melhor. “Estamos fazendo o que nunca foi feito na história do FIG, que é divulgar as atrações nacionais do polo principal com muita antecedência, o que vai gerar emprego, renda e pensando num formato que todos possam ganhar com isso. Estamos construindo um grande FIG, com muitos parceiros e aproveito para deixar o convite para todos”, completou o prefeito Sivaldo Albino.

Além do Polo Mestre Dominguinhos, a programação completa vai contemplar diversas outras linguagens, tais como artes cênicas, gastronomia, fotografia, cinema, circo, cultura popular, teatro, artesanato, oficinas de formação, entre outras. “Vamos fazer um FIG grande novamente e isso passa pelo Polo Mestre Dominguinhos, mas também pelos demais polos de cultura presentes no evento. A programação completa será divulgada após o devido processo de convocatória dos demais artistas que vão integrar estes polos. O festival será democrático e participativo, incluindo os artistas de Garanhuns e Pernambuco em toda sua diversidade”, ressalta a secretária Sandra Albino.

Também participaram da divulgação o deputado federal Carlos Veras, e o secretário parlamentar do deputado federal Felipe Carreras.

Confira a grande nacional do Polo Mestre Dominguinhos:

- QUINTA-FEIRA (11/07)
14 BIS
ROUPA NOVA

- SEXTA-FEIRA (12/07)
JOANNA
JOSÉ AUGUSTO

- SÁBADO (13/07)
YAHOO
JOÃO BOSCO
RITCHIE
BIQUÍNI CAVADÃO

- DOMINGO (14/07)
BANDA EVA
MARGARETH MENEZES

- QUARTA-FEIRA (17/07)
CONDE SÓ BREGA
RAPHAELA SANTOS
PABLO

- QUINTA-FEIRA (18/07)
TONI GARRIDO
BARÃO VERMELHO
OS PARALAMAS DO SUCESSO

- SEXTA-FEIRA (19/07)
KELL SMITH
MARIA GADÚ
ANA CAROLINA

- SÁBADO (20/07)
PAULO RICARDO
SAMUEL ROSA
PITTY

- DOMINGO (21/07)
ART POPULAR
FUNDO DE QUINTAL
PÉRICLES

- QUARTA-FEIRA (24/07)
MAGNÍFICOS
DORGIVAL DANTAS
NATTAN

- QUINTA-FEIRA (25/07)
WALLAS ARRAIS
TRIBO DE JAH
EDSON GOMES

- SEXTA-FEIRA (26/07)
WIU
TETO
HUNGRIA

- SÁBADO (27/07)
ZÉLIA DUNCAN
ANAVITÓRIA
JOTA QUEST

Outras informações também estão disponíveis nas redes sociais oficias do Festival de Inverno de Garanhuns, por meio do perfil no Instagram (@figgaranhunsoficial).

Fotos: Thomas Ravelly (PMG)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.