sábado, 14 de outubro de 2017

RESULTADO DA ENQUETE PARA PRESIDENTE. Lula e Bolsonaro polarizam disputa.



Lula ainda reina, mas Bolsonaro é o principal adversário. Este é o resultado da nossa mais recente enquete sobre a corrida eleitoral para Presidente da República em 2018. Na verdade, está ficando cada vez mais evidente uma polarização entre Lula e Bolsonaro, e o PSDB, com seus múltiplos candidatos, está patinando.

É provável que Lula não possa ser candidato, então é emblemático que Ciro Gomes seja o terceiro, bem à frente de Marina, que poderia herdar os votos do ex-presidente. O ex-governador do Ceará está se posicionando como o mais forte na centro-esquerda nacional, se Lula não for candidato.

Bolsonaro atrai o eleitorado da centro-direita, que naturalmente seria do PSDB, por isto Alckmin e Dória não aparecem tão bem.

Lembro-lhes dois pontos. Enquete não tem valor científico e estamos em um recorte geográfico favorável a Lula, nosso conterrâneo. Mas pelo que temos visto, acho que os nossos resultados são muito próximos da realidade.

Se a eleição para presidente fosse hoje, em quem você votaria?

Ciro Gomes 11.41% (21 votos)
Geraldo Alckmin 2.17% (4 votos)
Jair Bolsonaro 22.28% (41 votos)
João Dória 2.17% (4 votos)
Luciana Genro (nenhum voto)
Lula 53.26% (98 votos)
Marina Silva 3.26% (6 votos)
Outro 5.43% (10 votos)

Total: 184 votos

CRISTO DO MAGANO PODERIA TER SEGURANÇA E MÚSICA NO PÔR-DO-SOL

Bela vista de Garanhuns a partir do Cristo do Magano


Uma amiga da imprensa registrou em nosso grupo no Zap que levou amigos para conhecer o Cristo do Magano nesta sexta-feira (13), e quando chegaram lá tinha um ônibus com crianças visitando o local. Para surpresa desagravável de todos, homens mascarados e armados roubaram os turistas. Depois do trauma desceram para delegacia, mas não conseguiram bom atendimento, aumentando o constrangimento e dor de cabeça.

Já há algum tempo que ouvimos falar de situações de roubos e furtos naquele ponto turístico, e alguma coisa precisa ser feita para dar segurança a quem queira conhecer o nosso Cristo Redentor. Sabemos que não é possível deixar à disposição uma viatura da PM nem da Guarda Municipal, o dia todo, esperando os visitantes.

Desde 2009, aqui no blog, a gente tem sugerido uma alternativa. Faríamos uma campanha para que as pessoas fossem apreciar o pôr-do-sol do Cristo do Magano. Seria será mais fácil controlar a visitação com segurança das 16h às 18h. Ainda daria pra funcionar alguma coisa com lanches, e quem sabe até café e vinho, e poderia tornar o momento mais especial com um músico tocando "As quatro Estações" de Vivaldi, como aliás já tem em João Pessoa, no ponto mais ao ocidente da América. O músico seria escalado pela banda municipal. Resumindo, das 16h às 18h teríamos segurança e boa música, otimizando a  visitação turística ao Cristo do Magano.

Se alguém quiser ir em outro horário estaria assumindo o risco, sabendo que não teria segurança, mas alguma coisa tem que ser feita para garantir a visitação com tranquilidade!

Quanto ao roubo de ontem, a gente torce que os Boletins de Ocorrência abertos, depois de tantos apuros, possam ajudar a pegar os meliantes.

Provas do Supletivo 2017 acontecem neste domingo, 15 de outubro



Os inscritos no Supletivo 2017 precisam ficar atentos: as provas para certificação no Ensino Fundamental e Ensino Médio serão aplicadas neste domingo, 15 de outubro. Os participantes do Agreste Meridional responderão ao exame nas escolas Henrique Dias (R. Pedro Rocha, 296 – Heliópolis) e Instituto Presbiteriano de Heliópolis (prédio da antiga Escola Silvia Calado, Av. Frei Caneca – Heliópolis), ambas em Garanhuns.

É importante prestar atenção aos horários. Pela manhã, acontecem as provas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Arte, Física e Filosofia. Das 8h às 12h. A tarde acontecem as provas de Matemática, Ciências, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Química, Biologia e Sociologia, das 13h30 às 17h30. 

Os candidatos precisam chegar com antecedência mínima de uma hora, munidos de documento original de identificação com fotografia, cartão de inscrição e caneta esferográfica com tinta na cor azul ou preta.. Os portões abrem às 7h da manhã. Ler todas as orientações do edital e do cartão de inscrição é fundamental. Neste último, estão informados o local de prova, os horários e as disciplinas de cada participante.

Confira o edital aqui.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Prefeito Izaias quer empréstimo de R$ 30 milhões e deixar a dívida para os próximos nove prefeitos pagarem



Por Johny Albino

O Prefeito Izaias Régis encaminhou Projeto de Lei nº 034/2017 para Câmara Municipal de Garanhuns solicitando autorização para a Prefeitura de Garanhuns contratar financiamento junto ao Banco do Brasil no valor de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) . O projeto cita que esses recursos serão utilizados da seguinte forma: R$ 3.000.000,00 (três milhões) em infraestrutura e mobilidade urbana e R$ 2.000.000,00 (dois milhões) em Iluminação Pública, mas não cita qual o plano de trabalho. O Projeto encaminhado à Câmara não cita em nenhum artigo em quantas parcelas será dividido o financiamento, um verdadeiro cheque em branco.

Em entrevista a Rádio Jornal de Garanhuns na última quarta feira dia 06/10/2017 o Prefeito informou que esse financiamento será dividido em 60 parcelas e que os recursos serão 3 milhões para infraestrutura, 1 milhão para Iluminação Pública e 1 milhão para Conclusão da Escola Municipal, diferente do que consta no Projeto, portanto, o Projeto já chega a Câmara com irregularidade.

Outro ponto citado pelo Prefeito na entrevista, é que o mesmo já deu entrada no Tesouro Nacional e pretende pegar R$ 30.000.000,00 (Trinta milhões de reais) emprestados para serem pagos em 35 anos, ou seja, os 9 (nove) próximos Prefeitos de Garanhuns é que irão pagar essa conta, deixando a Prefeitura endividada.

É bom citar que hoje a Prefeitura já tem um débito de 18 milhões, do qual, 8 milhões já foram bloqueados. A Prefeitura deve em breve ser condenada a devolver os 23 milhões do FUNDEB oriundos de ações e que o Município recebeu em 2014 e deveria ter usado para ratear com Professores e usar em educação, mas esses recursos foram utilizados de outra forma . Usando esses dados, dá pra notar que a atual gestão quer deixar para os próximos Prefeitos, um débito de mais de 68 milhões de reais, além do déficit que hoje possui o IPSG, enfim, se esses empréstimos ocorrerem, irá deixar o Município de Garanhuns no caos.

É preciso que os senhores vereadores fiquem atentos e que vejam com cautela a análise desses empréstimos, e que a população cobre uma maior clareza para garantir o bem estar da população no futuro. 

Johny Albino é Bacharel em Direito"

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.