Homenageando os artistas regionais e incentivando o público a conhecer os talentos que o estado possui, o Detran-TO dá continuidade ao uso de trechos de poemas de escritores tocantinenses nos cartões de aniversário produzidos pelo órgão. Neste mês, servidores e autoridades serão parabenizados com versos do poeta e escritor José Gomes Sobrinho, considerado um dos precursores da arte no Estado.
Para o cartão de agosto, foram destacados os versos: “Não é o número que mostra a data do calendário, não é o tempo que não permanece cristalizado ante a janela, não é o corpo que se prepara para o amadurecimento e pode viajar pela janela do tempo, é muito mais”.
Poeta, escritor, músico, palestrante e teatrólogo, José Gomes Sobrinho, ou Zé Gomes, como era chamado, nasceu em 1935, em Garanhuns (PE), e chegou ao Tocantins em 1989. Foi presidente do Conselho Estadual de Cultura e membro da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Palmense de Letras.
Autor de 13 livros publicados, ele presidiu também o Fórum Nacional de Conselheiros Estaduais de Cultura até 2004, quando faleceu.
(Informações Assessoria Comuicação Detran/TO)
. A dica veio da amiga Jacqueline Menezes.
Recorda-nos o acadêmico Antônio Cândido que José Gomes Sobrinho era também membro da Academia de Letras de Garanhuns.